Skip to main content

Reutililizar e Economizar


21 Material para Reutilizar e Economizar;





Quem acompanha esse blog sabe que sou contra todo e qualquer tipo de desperdício. Quando você desperdiça uma coisa estar automaticamente desperdiçando outra.

Quando você desperdiça energia estar gastando também água porque para ter a energia na sua casa é preciso água para produzi-la.

Quando você joga um lixo que é reciclável fora você estar desperdiçando também muitos recursos naturais. Neste artigo vou abordar 12 ideias de reutilizar coisas que você normalmente iria jogar fora porque depois que você ler este artigo você vai pensar duas vezes antes de jogar algo fora.

 

 

Que tipo de material pode ser reutilizado?

reutilizar-e-ecoomizarUma vez meu professor de biologia contou na sala uma frase que outro grande cientista falou (não lembro o nome do cientista); “na natureza nada se perde, tudo se transforma”. Durante muitos anos essa ideia veio martelando a minha cabeça, pois não é que meu professor tinha razão. Com um pouco de criatividade que existe dentro de cada um de nós e com a ajuda da internet ,blogs e youtubers você pode transformar praticamente tudo. Veja a lista dos materiais que podem ser reaproveitados;

  • Vidro
  • Papel
  • Plásticos
  • Papelão
  • Metal

 

 

Como reutilizar

    1. Os potes de sorvetes são ótimos para armazenar alimentos na geladeira, também serve para quando você for mandar algo para aquela vizinha que estar sempre pedindo as coisas emprestado e nunca devolve. Ela nunca leva a vasilha dela, você já percebeu isso?Vejam quantas coisas lindas dá para fazer com potes de sorvete Clicando aqui.Essas imagens eu encontrei na Elo7,eles vendem artesanato de potes de sorvete e se você tem o dom para fazer artesanato se inspire e se você não tem esse dom venda os potes para uma artesã.reutilizar-e-economizar
    2. Sabe aquelas rolas de vinho que não tem utilidades que você joga fora assim que abre? Não faça mais isso! Pegue uma rolha e faça um chaveiro para você levar para a praia, pois são ótimas quando você precisa entrar na agua com elas por não ter com quem deixar. A rolha também serve para fazer nichos para pendurar cintos, camisas enfim coisas que seu marido costuma deixar espalhado por toda casa.
    3. Se você consome muito as caixinhas de tic-tac saiba que elas também podem ser reaproveitadas. Como? Use-as para colocar pequenos trecos como botões, moedas clips, agulhas; temperos que você tem pouco que estar ocupando uma vasilha grande como pimenta, erva-doce, bicarbonato de sódio…se você não precisa então que tão perguntar a sua amiga costureira ou artesã se elas precisam?
    4. Potes de margarina de 3 kg serve para diversos como colocar lixo, um lindo vasinho para plantas, armazenar alimentos cruz.
    5. Reutilize livros velhos e revistas para acondicionar louças e itens frágeis quando for organizar uma mudança.Veja aqui várias idéias para aproveitar livros velhosreutilizar-e-economizar
    6. Você não precisa comprar pano para limpar o chão, use aquela tolha que você tem em casa que já faz 3 anos (gente não falo da minha toalha porque ela não tem 3 anos, tem é 5, mas só você sabe ok?). Por favor compre uma toalha que você precisa.
    7. Roupas velhas podem virar panos de limpeza. Já experimentei muitos panos de limpeza do mercado que soltam muitos pelos então quando uma blusa minha estar velha eu a transformo em pano de limpeza.
    8. Muito cuidado ao abrir um presente para não rasgar o embrulho porque você vai precisar para dar para outra pessoa de presente. Isso não é feio, feio é roubar e você está fazendo um bem para humanidade não gastando recursos naturais que serão usados para fabricar novos papeis de presentes.
    9. Na hora da faxina sempre tem um cantinho que fica difícil de esfregar por que as esponjas comuns não conseguem alcançar, que tal usar aquela escova de dente velha?
    10. Caixas de sapatos são ótimas para organizar as gavetas de cuecas dos maridos. Você pode personalizar as caixas usando papel de presente ou papel contact ou ainda retalho de pano.
    11. Caixas de leites, leite condensado e creme de leite com um pouco de criatividade você pode transformar em lindas bolsas ou em cofrinhos personalizados para colocar suas moedas.Essa linda bolsa encontrei no blog Artesanato e reciclagem.com.br.reutilizar-e-economizar
    12. Potes de maionese você já viu? Aqui na minha casa eu uso para colocar colorífico, sal, achocolatado em pó que compro nos saquinhos, enfim com um pouco de criatividade e com as suas necessidades dá para fazer muita coisa. Porem eu recomendo que você só compre esses potes quando já tiver um destino para eles do contrário vai pagar mais caro por algo que vai jogar fora? Não, você não vai fazer isso porque você é uma pessoa inteligente.

Conclusão;

A minha ideia é fazer você gastar seu dinheiro realmente com coisas indispensáveis, sempre dá para dar mais uma esticadinha na vida útil de algumas coisas. Pense que investir em alimentos e educação é fundamental para sua vida e da sua família.




veja também;economizar no supermercado

economizar com remédios

acabar com as dívidas

“Tempo tem mais valor do que dinheiro. Você pode ganhar mais dinheiro, mas não pode ganhar mais tempo.”  Jim Rohn

MICILEIDE SOARES

Micileide soares fundadora do blog finanças real. Sonha em alcançar o sucesso e viver de blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *