Metas financeiras pessoais: Você já tem as suas?

Quando um ano termina e o outro começa a maioria das pessoas começam a fazer planos.Prometem que vão começar uma dieta, prometem que vão mais a igreja, prometem que vão deixar o mala do namorado e começar uma nova vida.

 

Na virada do ano é muito comum também as pessoas fazerem metas financeiras.metas para acabar com as dívidas,metas para economizar mais e gastar menos, metas para investir.

 

Se você não sabe o que é metas financeiras vou tentar te explicar neste artigo:

As metas financeiras são definidas por pessoas que querem crescer financeiramente ou por quem deseja possuir um bem material a curto, médio e longo prazo sem necessariamente querer ser rico.

 

Para construir uma casa você precisa começar pelo alicerce e o planejamento é o alicerce da vida financeira.Tudo que você for fazer com seu dinheiro é preciso ter um planejamento antes.

Por que é tão importante definir metas?

metas financeiras pessoais

Sabe aquele sonho de comprar um celular novo, ou de parar de lavar roupa na lavanderia e comprar uma máquina ou quem sabe fazer um curso  dos seus sonhos, pois é, as metas são importante ,pois você irá definir quando isso vai acontecer.

 

“Metas são sonhos com data para acontecer”

Nathalia Arcuri

Quais as vantagens de traçar metas

metas financeiras pessoais

As metas financeiras ela nos ajuda a chegar em algum lugar, ela nos ajuda a realizar nossos sonhos e dizer não ao consumismo desenfreado.

 

Metas também ajudam a diminuir gastos supérfluos,evitar o endividamento e garante uma vida mais tranquila e segura.

O que são metas financeiras a curto prazo

A primeira meta financeira a curto prazo deve ser a de reserva de emergência. Antes de pensar em possuir um bem material, antes de pensar na sua aposentadoria você precisa pensar que coisas ruins acontece o tempo todo como a perda de um emprego por exemplo e você precisa ter um mínimo de dinheiro para isso.

 

Reserva financeira é de curto prazo , pois você precisa ter o mais rápido possível.As metas financeiras a curto prazo pode ser de até 2 anos, isso quer dizer que você precisar saber quanto custa sua meta e quanto você precisa guardar por mês para atingir sua meta.

 

Outros tipos de Metas a curto prazo:

  • Comprar celular
  • Comprar máquina de lavar
  • Fazer um curso
  • Viajar de férias

O que são metas financeiras a médio prazo?




Depois que você definir sua reserva financeira vocÊ pode começar a pensar um pouco além.Como será sua vida daqui a 5 ou 10 anos? As metas de médio prazo pode ser feita para adquirir um bem mais duradouro como comprar a casa própria,comprar um carro, casamento ou ainda investir para enriquecer.

Ainda é metas de médio prazo:

  • Seguros de vida
  • Aumentar a família
  • Fazer uma faculdade

O que são metas financeiras de longo prazo?

A longo prazo você pode pensar na sua aposentadoria ou na sua liberdade financeira.Como você quer estar daqui a vinte anos ou daqui a trinta anos? Onde você quer está ? É preciso saber quanto você precisa para viver e assim definir o valor a ser poupado por mês até atingir seu objetivo.

 

Quanto mais você poupar mais rápido você chegará no seu destino.

 

Como definir suas metas?





Muita gente acha que precisa fazer todos os tipos de metas, mas isso não é possível para quem ganha pouco. O que você pode fazer é subir um degrau de cada vez.

 

O primeiro passo é saber o que metas financeiras e o que são desejos de consumo. Muitas vezes os desejos de consumo é apenas desejo de status e isso pode prejudicar sua saúde financeira, pois subir de estados sem ter dinheiro para viver nele pode te trazer muitas dívidas.

 

Pense nas metas como algo que realmente você precisa.Não adianta querer comprar um carro e poupar R$500,00 por mês e deixar de fazer o básico dentro da sua casa.Você precisa adaptar as metas a sua realidade financeira.

 

Para alcançar ainda mais rápido seus objetivos conte com a ajuda do juros composto, um ótimo aliado para você enriquecer ou conquistar uma meta.Aprenda a investir bem o dinheiro poupado.

Revise suas metas financeiras.Algumas vezes você pode está guardando 100 reais para conquistar algo, mas muitos meses você conseguiu guardar um pouco mais. nesse caso você pode diminuir os meses ou até anos para sua meta e ficar mais próximo do seu objetivo.

Baixe o e-book grátis com muitas dicas para economizar na sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *