Como fazer uma reserva financeira;Tudo que você precisa saber

O que é reserva financeira?

Como-fazer-reserva-financeira

Reserva financeira, pé de meia, fundo de emergência são os nomes mais comuns que se aplica a todo aquele que guarda dinheiro pensando em imprevistos, por tanto reserva financeira é um montante de dinheiro que uma pessoa guarda para cobrir gastos inesperados, não incluídos no orçamento.

 

Ela é muito usada em casos de:

  • Desemprego
  • Despesas médicas
  • Dívidas,etc.

 

Ter uma reserva financeira significa ter mais tranquilidade para momentos difíceis de imprevistos e emergências na nossa vida.

 

Por que é tão importante ter uma reserva financeira.

 

Muitas pessoas acabam passando por dificuldades financeiras justamente porque não pensaram em momentos que acontecem em nossa vida que não estavam nos nossos planos.

 

Alguns até pensam que existem momentos imprevistos, outros nem mesmo cogitam a ideia de ter uma reserva financeira. Tudo por que viver uma vida de luxo e de ostentação é a única alternativa no momento e que não sobra dinheiro para guardar.

 

Nosso país vive um momento de incertezas e isso tem feito com que os imprevistos aconteçam com mais frequências.

 

Dias ruins virão…E quanto mais cedo você acreditar nisso melhor será para sua vida financeira.

 

Coisas ruins acontecem com pessoas boas você precisa acreditar nisso! Por que é isso que está te impedindo de fazer sua reserva financeira.

Você acha que não existe possibilidade de você perder o emprego?

Você acha que ninguém na sua família jamais terá uma doença?

 

Pois é, as duas situações aconteceu comigo.A gente nunca está 100% preparado para esses momento, mas graças a Deus e a minha capacidade de poupar temos conseguido sair dessas situações com muita calma e com a minha reserva financeira.

 

Vou mostrar para vocês os passo que eu sigo para criar uma fundo de emergência:

Passo 1-Matar suas dívidas

Eu não sei você , mas  pra mim pior do que não ter dinheiro no bolso é pegar no dinheiro sabendo que não sou a dona.

 

Isso acontece com as pessoas que têm dívidas. Pegam no dinheiro somente para pagar as contas, gastam tudo antes mesmo de ver a cor do dinheiro.

 

O primeiro passo para criar sua reserva financeira é matar de uma vez por todas suas dívidas.Porque essa é a alternativa mais viável para sobrar dinheiro.

 

Falo para você matar sua dívida porque você pode tentar acabar com ela de outra maneira e a danada sobreviver. Passe a  faca no cartão de crédito, fuja da sua amiga que te empresta dinheiro para comprar besteiras ou supérfluos, Venda seus objetos que te trazem dívidas todo mês.

Passo 2-Controle suas finanças

Faça um controle dos seus gastos domésticos.É muito importante ter um controle das suas finanças para fazer um equilíbrio entre suas despesas necessárias e suas despesas desnecessárias para poder saber onde pode cortar gastos para criar sua reserva financeira.

Passo 3- Quanto devo ter de reserva

No passo 3 você precisa definir o quanto você precisa para estar seguro no caso de desemprego. Quanto você precisa no caso de doenças.

 

Os grandes especialistas de finanças sugeri um mínimo de 3 meses do seu salário e um máximo de 1 ano.Mas o quanto você deve poupar por mês é você que vai definir,pois cada família tem gastos diferentes da outras,cada família tem suas prioridades. no meu caso minha prioridade é saúde e educação, no caso de outras famílias a prioridade é o lazer e o transporte particular.

 

Como fazer a reserva financeira?





As alternativas mais rápidas é você guardar todo dinheiro das férias, do décimo e do abono salarial, mas como muita gente gasta esse dinheiro extra antes de receber se for o seu caso sugiro que você guarde uma porcentagem todo mês,assim você vai fazer sua reserva sem sentir muito pesar no bolso.

 

È muito importante que você saiba o que é uma emergência.Viagens é uma emergência? não.Roupas novas é uma emergência? não,só se você tiver andando nu na rua aí já é caso de polícia e não de emergência.

 

Você pode fazer uma reserva para esse pequenos luxos ou pequenos confortos, mas nunca deve ser usado o fundo de emergência.

 

Antes de usar sua reserva pense antes se não dar para esperar ou se não existem alternativas mais baratas para gastar o menos possível da sua reserva.

Onde guardar o dinheiro da reserva

Se você não sabe onde guardar o dinheiro da sua reserva financeira bote na minha conta que eu guardo!(Brincadeira)

 

Vou te dizer onde você não deve guardar seu dinheiro.

 

Você nunca deve guardar seu dinheiro debaixo do colchão ou dentro de uma lata e enterrar no quintal. Para isso existe os bancos que guardam seu dinheiro e ainda te dão dinheiro para deixá-los lá.

 

MICILEIDE SOARES

Micileide soares fundadora do blog finanças real. Sonha em alcançar o sucesso e viver de blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *