7 Passos para ter Controle financeiro pessoal

Aprenda a fazer um controle financeiro pessoal em alguns passos simples e eficaz!

 

Ter um controle financeiro pessoal é a melhor forma de cuidar bem do seu dinheiro. Dessa forma você pode identificar a saúde financeira ,ou seja, onde você está gastando seu dinheiro,onde está deixando de gastar e o que pode ser melhorado.

 

Não existe nenhum aplicativo,site ou outros programas milagrosos que possa ser tão eficiente quanto o seu modo de organizar suas finanças.




Existe sim, vários aplicativos que podem te ajudar nessa longa batalha de controle financeiro pessoal, mas para que o aplicativo funcione corretamente é preciso do seu total controle e manuseio.

 

Quando se tem um bom controle financeiro lidar com as adversidades da vida fica muito mais fácil,pois você estará preparado financeiramente para enfrentá-los.

O que é controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal é um hábito de organizar suas finanças notando tudo que ganha e tudo que gasta , não esquecendo das despesas fixas e das despesas variáveis. Com esse planejamento é possível ter mais controle sobre seu dinheiro e assim fazê-lo render cada vez mais.

 

ok! já entendi o que é controle financeiro pessoal, mas como eu faço para organizar minha vida financeira através do controle financeiro pessoal?

1-Livre-se das dívidas

Para começar a ter um controle financeiro pessoal é preciso começar se livrando dos grandes vilões de qualquer controle financeiro, as dívidas.

 

Contas atrasadas,parcelamento,empréstimos… Isso faz você pagar muitos juros e acaba com a possibilidade de juntar dinheiro,sem falar na bola de neve e de um ciclo sem fim.

2-Saiba quanto é sua renda

controle financeiro pessoal

johny_deff / Pixabay

É importante saber qual o valor líquido que você recebe todos os meses depois de ser descontado todos os impostos.

 

Além do seu trabalho  pode ser considerado como parte da sua renda; pensão,aluguel, ou seja,aquele dinheiro que entra na sua casa por outros meios. Não considere parte da sua renda dinheiro de venda de um bem material,de terrenos…Esse dinheiro deve ser colocado como extra, ou seja, esse dinheiro pode ser usado para investir ou para poupar para outros fins.

3-Quanto é seu custo de vida

O grande segredo das pessoas ricas é ter um custo de vida bem abaixo da sua renda mensal. Mas como faço para saber meu custo de vida? Você deve está se perguntando.

 

Para saber quanto custa para você se manter é preciso notar todos os meses todas as suas despesas fixas e variáveis, assim você vai ver a média dos seus gastos todos os meses. E esse é o seu padrão de vida!

4-Descubra onde estão seus gastos supérfluos

Se você descobriu que gasta mais do que ganha é hora de identificar para onde está indo seu dinheiro.

Em muitos casos a culpa é dos supérfluos,aqueles gastos extras que quase ninguém percebe que eles existem, mas eles existem e estão aí para acabar com seu dinheiro sem que você note.

 

Cervejinha com os amigos,cafezinho no começo do dia,aniversários,presentes, datas comemorativas….

 

5-Mudança de hábitos para economizar

Nesse momento você vai refletir sobre cada gasto e a decisão quem vai tomar é você:

  • O que dar para viver sem das minhas despesas?
  • Existem alternativas mais baratas?
  • Posso conseguir desconto?

 

Mesmo que a decisão seja sua vou te dar algumas alternativas para economizar:

  1. Economize com a anuidade dos seus cartões de créditos
  2. Economize com um aplicativo de recargas de celular que te dar 5% de volta
  3. Faça todas ou a maioria das refeições em casa
  4. Aprenda a fazer suas unhas,sobrancelhas,hidratação e até escova em casa

7-Separe dinheiro para poupar




O dinheiro a ser poupado nunca deve ser o dinheiro que sobra no final do mês. Crie um compromisso com você mesma e separe todos os meses esse valor antes mesmo de pagar as contas.

 

O dinheiro  poupado deve ser para investir e assim crescer financeiramente! Criar o hábito de investir é tão importante quanto economizar.

Métodos para controle financeiro pessoal

Existem várias formas de ter um controle financeiro pessoal:

Baixe o e-book grátis com muitas dicas para economizar na sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *