Os 10 mandamentos do investidor de sucesso
Os 10 mandamentos do investidor de sucesso são regras para o investidor seguir se quiser ter sucesso.
Durante meus longo 2 anos blogando e estudando sobre finanças e investimentos, aprendi que não dá para investir ou cuidar bem das finanças se não existir uma boa estratégia por trás de tudo. E uma boa estratégia precisa ter regras para seguir e ter sucesso.
Veja os 10 mandamentos do investidor de sucesso;
1º Começarás com sua reserva de emergência
Quem quer começar a investir para viver de renda, enriquecer ou qualquer outro motivo, deve começar formando uma reserva financeira para cobrir eventuais imprevistos. O que acontece se você perder seu emprego? O que acontece se aparecer alguém com alguma doença na família? E se acontecer algum acidente?
Se você não tiver um pouco de dinheiro guardado para esses eventos acabará com seus investimentos e seus planos de longo prazo em pouco tempo.
A reserva de emergência é intocável , e deve ser colocada em um investimento com liquidez diária, que você possa pegar quando surgir a emergência.
Como já falei sobre reserva de emergência aqui no blog vou deixar esse artigo complementar para você ler . Somente depois da reserva financeira construída você poderá seguir o próximo mandamento.
Nosso parceiro, a Levante Investimentos também preparou um relatório sobre reserva financeira que você pode baixar gratuitamente – Reserva de Emergência
2º Não colocarás todos os investimentos no mesmo produto
Todo investimento existem risco, e diversificar seus investimentos significa diminuir os risco. Por isso, educadores financeiros, consultores financeiros e todos que trabalham no mercado financeiro indica as carteiras financeira, que são proporções ideias para seu perfil em investimentos diferentes para seu perfil.
Na minha opinião a diversificação deve ocorrer a partir de R$10.000 . Se você tem menos que isso investido não adiantaria muito diversificar.
Aqui vai outro alerta para quem quer fazer muitas diversificação e compra ações de empresas diferentes. Isso não é diversificação! Diversificar é ter riscos diferentes na sua carteira como ter investimentos em renda fixa, outros em renda variável, outros em tesouro…
3º Invista somente no que você entende
Não é por que o investimento está pagando 15% ao ano que você deve correr para resgatar seus investimentos para investir nesse de 15%.. Não compre um investimento com base em uma dica da sua corretora ou de um amigo.
Todos os seus investimentos devem estar alinhado com seus objetivos e com seu conhecimento. Você precisa saber quais os risco que você está correndo e como agir em caso de perda de dinheiro.
Rentabilidade não é tudo . Você pode buscar orientações de investimentos, mas para estudar. Só invista quando você tiver certeza do que estar fazendo.
4º Investir pensando no longo prazo
Não se engane com falsas promessas de que você vai começar a investir hoje e no próximo mês ficará rico. Todo investimento deve ser feito pensando no longo prazo. Quando se trata de investir, juros compostos e tempo são seus melhores amigos.
Além do mais você pode perder muito dinheiro se ficar saindo de investimentos de curto prazo muitas vezes, pois não esqueça dos impostos pagos.
5º Não seja especulador
Especular não é investir. A diferença entre especulador e investidor é que o investidor equilibra risco com o retorno do investimento sempre pensando no longo prazo, entendendo os fundamentos do ativo. O especulador segue tendência, assume riscos excessivos e diversifica sem ter nenhuma estratégia.
6º Corte os custos de investimentos
Muitos investimentos possuem altas taxa de administração, taxa de custódia entre outros custos, e não compensa muito quando a pessoa está começando a investir e tem pouco dinheiro.
Se você tiver um bom retorno proporcionais e adicionais que excedam seus custos , nesse caso valerá a pena.
Em todo o caso você pode escolher corretoras de valores que não cobram para investir no tesouro direto e também escolher os bancos digitais para transferir dinheiro sem pagar por TED.
Algumas corretoras também tem custos baixos para operar na bolsa de valores
Veja também;
7º Proteja seus investimentos de impostos
Quanto menos você gastar com impostos, mais dinheiro você terá para investir. No entanto quando mais você tiver dinheiro aplicado , mais imposto você pagará.
Para equilibrar essa balança tenha na sua carteira de investimentos , ativos que não possuem imposto de renda. Movimentar também dinheiro em menos de 30 dias faz você pagar IOF ( impostos sobre Operações Financeiras ) , portanto deixe seus investimentos aplicados o máximo possível.
8º Estabeleça acompanhar seus rendimento anualmente
Não é por que você está investindo a longo prazo que deve esquecer dos seus investimentos. Uma boa estratégia é examinar sua carteira pelo menos uma vez ao ano e garantir que seus ativos permanecem em uma proporção ideal a sua estratégia
Alguns investimentos podem ter rendido mais do que o esperado e você pode estar com desequilíbrio na sua carteira.
9º Mantenha sua estratégia o mais simples possível
Para quem possui pouco tempo disponível uma estratégia simples é agendar seus investimentos uma única vez. Algumas corretoras já permite investimentos no tesouro direto agendado uma única vez, você só precisa ter saldo disponível no dia agendado para investir, ma isso também é facíl.
Nos bancos digitais como o banco inter você pode agendar suas transferências até 1 ano. No sofisa direto você pode programar os investimentos e também as transferências para corretoras.
10º Invista em conhecimento
Por mais que você ache que entende muito de um investimento sempre pode aprender mais, além disso, você pode aprender novas estratégias de investimentos ou aprender mais sobre os investimentos disponíveis no mercado.
Nada aumenta mais seu patrimônio do que o conhecimento que você acumulou para si mesmo.
Os 10 mandamentos do investidor de sucesso podem ser a forma que você precisa para montar sua estratégia de investidor! Boa sorte!
Precisa de dicas para começar a investir? Siga-nos no instagram; @financasreal