O que não fazer com o 13º salário
O momento mais esperado por todo trabalhador é quando o 13º caiu na conta. A final, está chegando um período de festas e férias, e esse dinheiro vem em uma boa hora. Contudo, precisamos saber qual é a melhor forma de usar esse dinheiro extra.
Um erro muito comum é querer gastar esse dinheiro extra com coisas que desejamos sem considerar algumas coisas importantes. Quando o 13º salário entra na conta já bate aquela vontade de sair gastando com roupas novas para o final de ano, presentear a família e amigos, comprar um celular novo…
Por um lado, não existe nenhum problema em ter desejos de consumo, por outro lado, não podemos esquecer das nossas responsabilidades e entender que esse dinheiro extra pode ser uma oportunidade para fazer compras, mas também pode ser uma oportunidade para sair das dívidas e montar uma reserva financeira.
Veja também – O que fazer com seu décimo terceiro salário?
Veja agora o que você não deve fazer com o seu 13º salário se quiser ter equilíbrio financeiro:
Você não deve gastar antes de analisar sua vida financeira
Como está sua vida financeira agora? Tem dívidas? Suas despesas fixas estão pesando no seu orçamento? Já montou sua reserva financeira?
Esse dinheiro extra pode ser usado para quitar dívidas, pagar uma despesa fixa com plano anual para ter uma folga no orçamento ou ainda reservar uma parte para sua reserva financeira.
Grandes partes das pessoas acabam gastando o décimo terceiro com coisas supérfluas. De repente fazendo uma viagem, ou quem sabe comprando algo mais caro, que antes não era possível, enfim, gastos que não são considerados essenciais.
Não gaste seu 13º antes de fazer seu orçamento
O orçamento será o plano financeiro para gastar o seu salário do mês de dezembro e seu 13º salário.
Para pagar as despesas do mês o orçamento deve sair do seu salário. Caso você queira dar uma folga no seu orçamento com ajuda do 13º coloque a despesa que será paga no plano financeiro do décimo terceiro.
Separe seu orçamento pessoal do orçamento do seu décimo terceiro. Seu orçamento pessoal deve ser 70% para despesas fixas ou essencial, 20% para despesas variáveis ou estilo de vida e 10% para seus objetivos financeiros. Esse seria um orçamento ideal para quem quer ter equilíbrio financeiro.
Quanto ao orçamento do 13º salário, minha sugestão é 70% para pagar dívidas ou dar uma folga no orçamento,20% para sua reserva financeira ou outros objetivos e 10% para gastar livremente.
Lembrando que isso é apenas uma sugestão para quem tem dívidas, não tem reserva financeira e quer priorizá-las.
Não gaste seu décimo terceiro antes de poupar para seus objetivos
Antes de começar a gastar livremente seu décimo pense nos seus objetivos. Essa é uma ótima oportunidade de poupar para montar sua reserva financeira, para juntar dinheiro para viajar, para investir na sua casa própria.
Quem ganha pouco muitas vezes não consegue salvar nenhum valor ou salva pouco todos os meses. Com esse dinheiro extra entrando na sua conta uma parte maior deve ser destinada para seus objetivos.
Não esqueça que o 13º pode te ajudar com as despesas do começo do ano
Mesmo que você não tenha dívidas e esteja poupando para seus objetivos, não esqueça que no começo do ano existem algumas despesas extras.
Algumas dessas despesas como IPTU e IPVA dá para parcelar, no entanto, pagando à vista o desconto é maior.Quando estiver fazendo o orçamento do seu 13º não esqueça dessas despesas extras.