O que fazer com meu décimo terceiro

Você passou o ano inteiro esperando o décimo terceiro e agora que ele está preste a chegar na sua mão você não sabe o que fazer com ele? Afinal é tanta coisa que você poderia fazer com ele!

 

As empresas têm até o dia 30 de novembro para depositar a primeira parte,já a segunda parcela deve chegar nas suas mãos até o dia 20 de Dezembro.

 

Dívidas deve ser a prioridade

o que fazer com meu décimo terceiro

Se você tem dívidas antes de pensar em outras coisas, pense em quitar suas dívidas.Você que tem dívidas com um pouco mais do seu salário e que não deu para pagar aproveite essa oportunidade e renegocie sua dívida .Com dinheiro na mão fica mais fácil ganhar desconto.

 

Não há momento tão sublime como tirar seu nome daquele meio de notas fiscais dada como perdidas pelo vendedor.

Antecipe suas contas de janeiro

Com tanto dinheiro e tanta festa fica fácil esquecer que janeiro tem aqueles gastos especial do mês como IPTU,IPVA, material escolar…

 

Este gastos sofrem variações todos os anos por causa dos reajustes, mas você pode se basear pelo valor pago no ano anterior e assim reservar um pouco acima para que sobre mesmo. É melhor sobrar do que faltar.

Compre á vista os preparativos para as festas

Já que é tradição na sua casa decorar a casa e preparar uma bela ceia para a família, então separe um valor e já compre os itens. Faça pesquisa de preço,compare preços de marcas sempre buscando desconto para fazer seu dinheiro render.

Compre á vista aquele móvel ou eletrodoméstico que você tanto precisa

Sabe aquele fogão que está devagar quase parando? Sabe aquela máquina que já te deixou lavar roupa na mão várias vezes? Pois é, esse pode ser o momento de aproveitar metade ou até todo décimo terceiro e comprar à vista e ganhar de R$ 100 a R$ 200 de desconto.

 

Caso seja o valor do seu eletrodoméstico maior do que seu décimo uma alternativa é usar metade para dar entrada e parcelar o restante no mínimo de parcelas possíveis.

Faça uma reserva financeira





Se você é uma pessoa amiga do seu bolso, leitora do Finanças Real e cuida bem do seu dinheiro, então você provavelmente é uma pessoa sem dívidas tô certa?

 

Para quem não tem dívidas, mas ainda não tem uma reserva financeira para emergência porque você sempre fala que nunca sobra dinheiro para nada então agora que você está com um salário á mais no bolso pegue uma parte e crie sua reserva.

 

Você pode pegar metade do seu décimo , criar sua reserva e todo mês deixar um pouco de dinheiro para colocar na sua reserva.

 

Se você quiser gastar todo seu dinheiro com presentes e festas do final do ano o problema é todo seu , mas depois não venha dizer que a autora do finanças real é uma mentirosa por dizer que é possível fazer uma poupar dinheiro mesmo ganhando um salário mínimo.

 

Viajar




Se você está com as contas em dias e também tem uma reserva financeira para emergência você pode pensar em gastar seu décimo com uma viagem para ver a família ou viajar com a família para se divertir, mas lembre-se! Divirta-se enquanto tiver dinheiro, muito cuidado para não ultrapassar e comprometer o décimo terceiro do ano que vem. Parece absurdo? Mas tem gente que faz isso.

 

Conclusão:

Você deve planejar seu orçamento e prever todos os gastos do mês, definir o que é prioridade e o que pode ser um gasto supérfluo.

 

Veja também:

Baixe o e-book grátis com muitas dicas para economizar na sua casa