O que fazer com meu décimo terceiro salário? Saiba o que priorizar

 o que fazer com meu décimo terceiro

Você passou o ano inteiro esperando o décimo terceiro e agora que ele está prestes a chegar na sua mão você não sabe o que fazer? Afinal, é tanta coisa que você poderia fazer, no entanto, você tem consciência de que precisa priorizar o que é mais urgente.

As empresas têm até o dia 30 de novembro para depositar a primeira parte, já a segunda parcela deve chegar nas suas mãos até o dia 20 de dezembro.

Veja agora algumas formas de usar o seu décimo terceiro salário.

Dívidas deve ser a prioridade

Se você tem dívidas antes de pensar em outras coisas, pense em quitar suas dívidas. Você que tem dívidas com um pouco mais do seu salário e que não deu para pagar aproveite essa oportunidade e renegocie sua dívida. Com dinheiro na mão fica mais fácil ganhar desconto.

Não há momento tão sublime como tirar seu nome daquele meio de notas fiscais dadas como perdidas pelo vendedor.

Faça uma reserva financeira

Se você é uma pessoa amiga do seu bolso, leitora do Finanças Real e cuida bem do seu dinheiro, então você provavelmente é uma pessoa sem dívidas, tô certa?

Para quem não tem dívidas, mas ainda não tem uma reserva financeira para emergência porque você sempre fala que nunca sobra dinheiro para nada, então agora que você está com um salário a mais no bolso, pegue uma parte e crie sua reserva.

Você pode pegar metade do seu décimo, criar sua reserva e todo mês deixar um pouco de dinheiro para colocar na sua reserva. Se você quiser gastar todo seu dinheiro com presentes e com as festas do final do ano o problema é todo seu, mas depois não venha dizer que a autora do finanças real é uma mentirosa por dizer que é possível fazer uma poupar dinheiro mesmo ganhando um salário mínimo.

Antecipe suas contas de janeiro

Com tanto dinheiro e tanta festa fica fácil esquecer que janeiro tem aqueles gastos especiais do mês como IPTU, IPVA, material escolar…

Estes gastos sofrem variações todos os anos devido aos reajustes, mas você pode se basear no valor pago no ano anterior e assim reservar um pouco acima para que sobre mesmo. É melhor sobrar do que faltar.

Compre á vista os preparativos para as festas

Já que é tradição na sua casa decorar a casa e preparar uma bela ceia para a família, então separe um valor e já compre os itens. Realize pesquisa de preço, compare preços de marcas sempre buscando desconto para fazer seu dinheiro render.

Uma boa dica é verificar quais itens de festa do ano anterior ainda tem na sua casa que não será necessário comprar novamente. Também é válido comprar itens duráveis que serão aproveitados nos próximos anos como toalhas de mesa, árvore de natal e outros itens de decoração.

Compre á vista aquele móvel ou eletrodoméstico que você tanto precisa

Sabe aquele fogão que está devagar quase parando? Sabe aquela máquina que já te deixou lavar roupa várias vezes na mão? Esse pode ser o momento de aproveitar metade ou até todo décimo terceiro e comprar à vista e ganhar de R$ 100 a R$ 200 de desconto.

 Caso o valor do seu eletrodoméstico seja maior do que seu décimo, uma alternativa é usar metade para dar entrada e parcelar o restante no mínimo de parcelas possíveis.

Se for fazer a compra online não esqueça de usar o méliuz para receber uma porcentagem de volta e economizar ainda mais.

Outra dica também é aproveitar a Black Friday que geralmente coincide com a primeira parcela.

.

Viajar

Se você está com as contas em dia e também tem uma reserva financeira para emergência, você pode pensar em gastar seu décimo com uma viagem para ver a família ou viajar com a família para se divertir. 

Mais se lembre! Divirta-se enquanto tiver dinheiro, muito cuidado para não ultrapassar e comprometer o décimo terceiro do ano que vem. Parece absurdo? Mas tem gente que faz isso.

Conclusão:

Antes de começar a gastar seu décimo terceiro lembre-se que a prioridade deve ser pagar dívidas que estão pesando nas despesas do mês e reservar uma parte para as despesas imprevistas e urgentes que acontecem ao longo de todo o ano. Depois disso você poderá gastar com outros objetivos e coisas que te fazem feliz.

É importante lembrar que você deve planejar seu orçamento e prever todos os gastos do mês, definir o que é prioridade e o que pode ser um gasto supérfluo.