O que é Renda Ativa e Renda Passiva
Para quem busca opções de investimento é importante conhecer as diferenças entre Renda Ativa e Renda Passiva. São formas distintas de acumular dinheiro, e claro melhorar de vida. Vamos conhecer?
Renda ativa é o tipo de remuneração que se ganha pela execução de um trabalho. Entre as formas mais conhecidas estão:
– Salário
– Vencimentos de profissionais liberais (honorários)
– Comissões de venda
– Gratificações garantidas por lei trabalhista entre outras
Já a Renda Passiva são os ganhos recebidos por meio de diferentes investimentos sem a necessidade direta da realização de um trabalho (veremos alguns exemplos mais a frente que tornará mais claro). O conceito também se aplica aos recebimentos que alguns artistas recebem pela elaboração de suas obras.
Quais são as diferenças básicas entre Renda Passiva e Ativa?
Como próprio nome indica, a Renda Passiva trata-se de um capital que é investido, e mesmo “parado” vai gerar ganhos, no presente ou futuro. Com a Renda Ativa só ganha se empregar força de trabalho e tempo, e seus ganhos são interrompidos ao final do contrato ou do serviço.
Para ilustrar, separamos aqui os principais tipos de Renda Passiva, acompanhe:
1 – Poupança – a forma mais conhecida de Renda Passiva. Com a poupança você ganha dinheiro disponibilizando uma quantia para um banco, que aplicará juros mensais em cima dessa quantia fazendo aumentar.
Apesar de ser a forma de investimento mais segura, é também a que menos consegue aumentar renda. A ideia é que sempre reserve um valor para depósito periódico, e só assim, a reserva vá melhorando. É o tipo de Renda Passiva de longo prazo, indicado para pessoas que queiram usar o dinheiro no futuro.
2 – Aluguel – através de um imóvel pode gerar uma renda que lhe mantenha. É um investimento de Renda Passiva que tem seus altos e baixos, pois depende de muitas circunstâncias, tais como: bairro atrativo, situação do imóvel, rede de serviço próximas ao imóvel, etc.
3 – Patentes e Direitos autorais – é o investimento em Renda Passiva que privilegia os grandes criadores. Seja um produto ou obra, aqui o idealizador ganha um valor em cima de sua criação (por tempo indeterminado). Existe em todo mundo legislação e meios que garantem o recebimento desses valores, mas é necessário que o inventor ou artista realize todo processo legal para patentear sua criação.
Conheça um pouco sobre patentes clicando aqui.
4 – Dividendos – aqui você ganha investindo parte de seu dinheiro no esforço de outras pessoas. A forma mais comum desse tipo de Renda Passiva são as ações (frações do capital de empresas que são colocados a venda, a fim de conseguir mais dinheiro para realizar mais investimentos).
O indivíduo comum pode comprar ações de grandes empresas por determinado valor, e depois de um tempo vendê-las com a valore bem maiores. É considerada a forma mais rápida e com ganhos consideráveis.
Quando optar por investimento em Renda Passiva?
Evidente que quanto tiver capital sobrando para realizá-lo. Mas, não basta apenas o dinheiro, é necessário avaliar bem o momento econômico do país e do mundo.
Muitos investimentos que são feitos em Renda Passiva são guiados pelo que a economia global determina. Então analise bastante antes de escolher como vai ganhar mais dinheiro.