Emprestando dinheiro para amigos e familiares

Família e dinheiro é uma mistura que pode não funcionar e ainda causar um mal-estar.Aceitar os seus conselhos financeiros ninguém quer,mas quando a situação aperta é para você que a maioria recorre.

Não é justo poupar e se privar de algumas coisas para que seu dinheiro seja emprestado a um parente que nem sempre tem a intenção de te pagar.

Sabemos que talvez nunca mais verá a cor daquele dinheiro e que você ainda pode ficar sem falar com um membro da sua família caso resolva cobrar.

O que fazer então? Emprestar ou não dinheiro para seus parentes?

Lidar apenas com dinheiro

Um erro que pode causar um estrago enorme nas suas finanças é emprestar um cartão de crédito em seu nome para uma pessoa próxima.

Isso não tem nada haver com amor. Ao pedir dinheiro ou cartão de crédito as pessoas querem usar suas emoções para te convencer do empréstimo, porém ninguém cuida melhor do seu nome do que você mesma.

Não é por que a pessoa é sua mãe, seu irmão ou seu cunhado que ela vai ter o mesmo cuidado em pagar a fatura do cartão de crédito em dia.

Empreste cartão de crédito se você tiver o dinheiro para cobrir os gastos caso a pessoa não pague.Não vale a pena deixar a fatura vencer esperando pelo dinheiro ou deixar de pagar. É o seu nome que vai ficar sujo. A obrigação de pagar a dívida é sua.

Além disso, você precisa preparar suas emoções para perdoar a dívida caso a pessoa não pague. Também não vale a pena criar um climão na família, afinal não dá para remover essa pessoa da sua vida.

Obter detalhes completos

Emergências podem acontecer e nem todos tem educação financeira, muito menos reserva para emergência.

Ao ser abordado por um parente para que você empreste dinheiro tente saber para que ele quer o dinheiro.

Entenda se é para emergência ou se é para cobrir gastos supérfluos. Caso a pessoa se irrite com as perguntas já é um sinal de que as intenções não são boas.

Quem precisa de dinheiro para emergência não vai se importar de explicar o que está acontecendo. Agora quando é para cobrir gastos com coisas que ela não deveria ter comprado é bem provável que você ouça uma mentira ou meia verdade.

Recomendado;

Discutir termos

Na hora de discutir os termos o clima pode ficar estranho, pois pode ficar parecendo que você não confia na pessoa,mas é preciso ter clareza sobre como ele pretende te pagar.

A pessoa que tem boas intenções já terá um plano de pagamento em mente.

Você pode até ser flexível ,parcelando ao invés de receber o montante de uma única vez ou até mesmo oferecendo um prazo maior para começar a pagar.

Mas nem sempre quem empresta está com o dinheiro sobrando.As vezes ,você só quer ajudar e acaba tirando dos seus objetivos.

Discutir os termos antes pode deixar suas expectativas alinhada ao seus objetivos quando receber o dinheiro de volta.

.

Obtê-lo por escrito

Pegar emprestimo com parentes é bem comum por que evita a burocracia, porém a falta de burocracia é a causa de muitos calotes e desunião familiar.

Uma nota promissórias poderá lembrar o outro sobre a quantia devida mesmo que isso cause constrangimento.

Nessa nota promissórias você deve colocar quanto de juros irá cobrar caso receba com atraso ou não receba nenhum valor.

Você ainda pode pedir algo como garantia caso, a pessoa não te pague.

Sendo um valor baixo isso tudo pode não valer a pena, mas sendo um valor que para você significa muito é necessário que o outro também confie em você.

Relacionado – 22 maneiras de economizar dinheiro hoje

Apenas diga não.

Ao tomar a decisão de emprestar dinheiro para alguém próximo considere o impacto que isso terá na sua vida e de toda família.

Se você não se sente confortável em emprestar dinheiro a amigos e familiares, pode ser do seu interesse recusar a solicitação.

Não se sinta culpado ou pressionado. 

“Adoraria ajudar, mas não estou em posição de lhe emprestar dinheiro agora.”

Talvez você possa ajudar de alguma outra maneira ou encontrar outras opções

Algo que me faz dizer um não sem culpa é quando percebo que o dinheiro será usado para diversão, supérfluos ou para pagar contas gasta com coisas desnecessárias.

O que faço quando tenho que emprestar dinheiro para alguém da minha família.

Sempre fui muito econômica e por isso minha família sempre soube que eu tinha dinheiro guardado.

Houve um período na minha vida em que era comum parentes e amigos pedirem dinheiro emprestado. E não tem uma fórmula mágica para lidar com isso, afinal cada pessoa é única com seus hábitos, manias e formas de lidar com o dinheiro.

Cada pessoa que me pediu dinheiro emprestado, eu tinha que aprender a lidar com a situação.

Em todas as situações eu decidi perdoar. Em alguns casos havia indícios claro de que me pagar não era uma prioridade, em outros casos a pessoa me pagou de outra forma que valeu o dobro do dinheiro emprestado. E teve casos em que eu cansei de cobrar e decidir esquecer.

Sempre que empresto dinheiro,eu penso no quanto esse dinheiro pode me fazer falta.Quando a quantia solicitada vai me fazer abrir mão dos meus objetivos, então eu digo não sem me arrepender.

Cartão de crédito eu já mais empresto para ninguém e nas vezes que emprestei , eu tinha dinheiro para cobrir a fatura.

Quando o valor é pequeno e não me impede de pagar minhas contas e investir para meus objetivos, eu simplesmente dou de coração,assim minha consciência fica tranquila.

Conclusão;

Lembre-se que você não é banco e não tem nenhuma obrigação de  emprestar dinheiro para sua família.

Se você tem o péssimo costume de emprestar dinheiro e não cobrar ou simplesmente perdoar a dívida saiba que as chances de que  membros da sua família se aproveite da sua bondade é muito grande.

Cada um deve ser responsável por suas finanças e se um membro da sua família está pedindo empréstimo a você com frequência é hora de mandar uns vídeos de finanças pessoais para que ela se organize financeiramente.