Dicas financeiras para sair do vermelho
Se você abusou das despesas no carnaval, fez gastos por impulso, parcelou compras no cartão de crédito sem fazer um planejamento financeiro antes, vai sentir impacto no seu orçamento .
Não adianta ficar se lamentando. Agora, é hora de montar sua estratégia para sair do vermelho o mais rápido possível!
Saindo do vermelho se reorganizando
Como reorganizar a vida financeira? como voltar a sonhar realizando objetivos financeiros?
Você sabe o que fez para entrar no vermelho, mas você sabe o quanto essa dívida afeta suas finanças?
Um gasto não planejado pode fazer um estrago enorme nas finanças pessoais, principalmente se a pessoa não for precedida e tiver uma reserva financeira para emergência.
É preciso ter uma visão clara das suas dívidas, nosso cérebro precisa ver para crer.
Veja o estrago que você fez
Onde você se sente mais confortável em ver suas finanças? No aplicativo? Na planilha? No caderno?
Não importa onde você vai anotar, o que importa é escolher uma dessas ferramentas e reunir as informações necessárias; extrato bancário, extrato da fatura, notas fiscais….
Anote todo dinheiro que entra no seu bolso e também aquele que não entra, mas que evita que saia dinheiro do seu bolso como vale alimentação, vale transporte, horas extras…
Agora anote todas as despesas fixas e despesas variáveis. Perceba que nesse primeiro momento você verá apenas gastos do passado, somente no segundo momento é que você vai projetá-los para o presente e futuro.
Reorganizando as contas em 6 dicas;
1-Analise seus gastos e qual a real importância de cada um deles no seu orçamento. Quais despesas podem ser eliminadas? quais gastos podem ser reduzidos? quais despesas eventuais podem ser empurradas para o futuro?
Aqui no blog tem um post para quem precisa fazer faxina financeira, se for seu caso leia isso também.
2- Fazer uma dívida para pagar outra dívida não é uma atitude muito boa, mas essa atitude é aceitável quando tem uma dívida crescendo mais rápido que cabelo de suvaco. Nesse caso você pode pegar um empréstimo com juros mais baixos ou sem nenhum juros e negociá-los ao pagar à vista.
3- Alimentação é uma despesa que pesa muito no orçamento, por isso faça todas as refeições em casa ou leve seu lanche e marmitex quando for ao trabalho. Cuidado com desperdício e com produtos de marcas.
4- Zona de conforto não é um bom lugar para ficar quando se está no vermelho. Faça atividades remuneradas, ou seja, renda extra que te faça sair mais rápido das dívidas. O que você sabe fazer que podia te render um dinheirinho? O que você poderia vender para juntar um dinheiro?
5- O apoio e a colaboração da família é fundamental, mas faça também a sua parte.
6- A projeção dos seus gastos do presente e do futuro precisa estar na regra número 1 das finanças pessoais;
“ Viva sempre um degrau a baixo” ou “ gaste menos do que você ganha”
Muitas pessoas me perguntam qual a proporção ideal para dividir o orçamento. a minha resposta é que você mesmo deve encontrar a proporção ideal, pois cada família tem suas prioridades, cada pessoa tem seus gastos pessoais, então não seria justo com algumas pessoas definir uma proporção para todos.
Se você não consegue uma proporção que te deixe em paz com suas finanças, então você deve procurar um profissional que faça seu orçamento personalizado e que vai funcionar
Conclusão;
Com planejamento e atitude você consegue sair do vermelho. Montar uma reserva financeira deve está nos seus planos e nas suas metas financeiras, portanto é melhor ter um dinheiro guardado quando o orçamento se desequilibrar do que ter que fazer maiores sacrifícios para equilibra-lo novamente.
Quer tirar alguma dúvida? Sugerir algo? Me segue lá no instagram @financasreal
Beijos e até o próximo!