Como ser rico sendo pobre? 8 dicas para se tornar rico do zero
Será que é possível ser pobre e mudar sua realidade financeira? Se sim, como fazer para se tornar rico começando do zero e com pouco dinheiro?
A primeira coisa que você precisa entender se quiser sair da pobreza e se tornar o próximo milionário é que não dá para ficar rico da noite para o dia sendo pobre e querendo fazer tudo dentro da Lei, honestamente.
Não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo para criar riquezas, porém podemos observar o que as pessoas de sucesso estão fazendo e copiar seus hábitos por que esse é o caminho a seguir.
O sucesso deles deve servir como motivação e prova de que é possível chegar onde eles chegaram.
O que é ser rico para você?
O conceito de riqueza é diferente para várias pessoas. Algumas pessoas acreditam que ser rico é uma pessoa que tem carro, casa e um bom salário, porém ter passivos não é sinônimo de riqueza.
Uma pessoa pode ter vários bens e depender do salário para manter. Caso algo aconteça e ela perde sua fonte de renda poderá ter que vender seus bens porque ela não tem rendimento suficiente para mantê-los.
Ser rico geralmente está associado a acúmulo de patrimônio, ou seja, uma pessoa que possui passivos, mas os seus ativos são maiores, portanto ela não depende apenas do seu salário para manter seu estilo de vida e seus bens passivos.
Agora eu te pergunto; qual tipo de riqueza você deseja alcançar? Ter um milhão na conta é ser rico para você? Poder escolher trabalhar ou não é o que define riqueza para você?
História de pessoas ricas que começaram do zero
Ao buscar por pessoas ricas que começaram do zero no Google você verá uma grande lista com donos de grandes empresas, mas a maioria são de pessoas de outros países. Quero destacar alguns empreendedores que alcançaram seu primeiro milhão e estão fazendo muito sucesso.
Murilo Duarte — O Favelado Investidor alcançou seu primeiro milhão de reais aos 26 anos. Além da receita dos vídeos no canal, Murilo e sua equipe faturam com propaganda de produtos relacionados ao setor financeiros, palestras para empresas privadas e com vendas do seu próprio curso na área de educação financeira e investimentos. Murilo explica para a revista exame que o que faz a pessoa enriquecer é seu trabalho. Com seu trabalho você poderá investir mais e ter mais renda passiva. A renda passiva por si só não deixa ninguém rico, mas acelera o processo de enriquecimento.
Luiza Trajano (Magazine Luiza) — Luiza Helena Trajano ainda criança trabalhou como balconista na loja dos tios. Aos 18 anos começou a trabalhar de maneira efetiva no comércio da família. Luiza passou por diversos departamentos da loja antes de assumir a liderança da organização, em 1991. Um ano após assumir o posto mais alto da empresa, começou a modernizar a companhia. Sob sua direção, a empresa criou as primeiras lojas virtuais e a chamada Liquidação Fantástica, que arrastava consumidores em busca de grandes descontos no mês de janeiro. Atualmente a empresária é a 8ª pessoa mais rica do país com fortuna e a responsável por fazer o Magazine Luiza (MGLU3) virar referência em inovação e diversidade.
Anitta — Larissa de Macedo Machado possui uma fortuna avaliada em 500 milhões. A cantora é filha de um vendedor de bateria de carros (Mauro Machado) com uma costureira/artesã (Miriam Macedo). Com dezesseis anos, começou a postar vídeos na internet cantando e dançando. Graças aos vídeos, Anitta foi descoberta pela Furacão 2000, uma empresa de destaque no ramo da música. Sua primeira canção, Eu vou ficar, estourou no mercado. Larissa trabalhou como vendedora da loja de roupas Taco e fez estágio na empresa mineradora Vale do Rio Doce. A compositora chegou a ingressar em uma escola técnica de Administração, mas logo abandonou o curso para se dedicar exclusivamente à música.
Como se tornar rico sendo pobre?05 hábitos praticados por quem saiu da pobreza
Algumas profissões contribuem para o acúmulo de patrimônio em um curto período, no entanto, para sair da pobreza e construir um patrimônio seguro não basta ganhar muito dinheiro.
Se você ganhar muito dinheiro e for gastar sem nenhum planejamento, voltará a ficar pobre em pouco tempo.
A história dos empreendedores que conseguiram sair da pobreza tem alguns pontos em comum e abordarei sobre cada um desses pontos neste tópico.
Mudança de mentalidade
Sua mentalidade tem que acompanhar seu crescimento financeiro. Treine sua mente para ganhar mais dinheiro e não gastar tudo o que ganha.
A mentalidade de uma pessoa pobre afasta toda e qualquer possibilidade de enriquecimento. Não basta ter mente de rico e agir como uma pessoa pobre.
Uma pessoa de mentalidade pobre certamente é aquela que lê um artigo como esse e procura algo para criticar o autor, uma pessoa que tem mentalidade pobre é aquela que não quer ter nenhum esforço, mas quer enriquecer rápido. Ainda sobre mentalidade pobre é aquela que espera ganhar muito dinheiro vendendo seu tempo e culpa qualquer pessoa por sobreviver com um salário mínimo.
A virada de chave é um dos pontos em comum entre os empreendedores que enriqueceram do zero.
Dicas de livros para mudar a mentalidade de pobre
- Pai Rico Pai Pobre
- Os segredos da mente milionária
- Eu vou te ensinar a ser rico
Investir em conhecimento
Investir em conhecimento é uma ótima maneira de mudar sua mentalidade. Buscando conhecer histórias de pessoas que alcançaram o sucesso te manterá motivado, buscando conhecimento para administrar melhor os seus recursos, você aprenderá a fazer melhores escolhas com seu dinheiro e por consequência terá mais dinheiro para investir ou aplicar no seu negócio que lhe renderá mais renda.
Uma pessoa que busca acumular riquezas precisará buscar conhecimento em diversas áreas, mas principalmente na área de ganhar mais dinheiro, gastar melhor e investir bem.
Empreendedorismo
É possível investir a partir de 1 real, mas isso não te tornará uma pessoa milionária. O máximo que você conseguirá investindo entre 1 real e 30 reais é montar uma reserva financeira e algo para comprar alguns bens passivos.
Se quiser enriquecer de verdade, construir um patrimônio que te permita fazer melhores escolhas financeiras, o melhor caminho é empreendendo
Montar seu próprio negócio é a única forma de ter lucros altos, mas também é arriscado e não há nenhuma garantia que você terá sucesso.
Muitas pessoas estão cansadas de ser pobres, mas poucos têm a coragem de empreender para sair da segurança da carteira assinada.
Além da mentalidade de rico, se decidir mudar sua realidade financeira precisa ter uma mentalidade empreendedora. Foi assim que a grande maioria das pessoas que nasceram pobres alcançaram um nível maior de renda.
Estabelecer metas e objetivos
Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Estabelecer metas e objetivos é criar um caminho para sua jornada de enriquecimento porque enriquecer do zero é uma jornada que pode demorar anos. Ao definir suas metas você terá um caminho para seguir, um ponto final para alcançar, dessa forma será mais fácil encontrar motivação e força para seguir em frente quando os primeiros obstáculos aparecerem.
Diversificação das fontes de renda
A diversificação das fontes de renda deve fazer parte do seu plano de enriquecimento. Você não precisa necessariamente sair do seu emprego para iniciar um negócio. Encontre algo para fazer nos finais de semanas ou em horas livres durante a semana.
Os indivíduos de sucesso veem na diversificação de renda uma forma de acelerar seu processo de enriquecimento com mais dinheiro para investir. Nisso elas investem em renda passiva que são algumas fontes de renda que não precisam estar fazendo um trabalho ativo para lhes gerar lucro. Atualmente tenho 6 fontes de renda sendo uma delas passivas.
Como ficar rico ganhando pouco? 8 dicas para se tornar rico do zero
1)Tenha uma renda para começar
Não há como enriquecer sem ter uma renda. O primeiro passo é buscar um emprego que supra ao menos suas necessidades básicas. Se você já tem uma renda, mas acredita que ganha pouco, o melhor é pegar uma parte dessa grana e investir em conhecimento.
Com conhecimento e formação em alguma área você poderá ganhar mais e assim poderá começar sua jornada de enriquecimento.
2)Aprenda a administrar bem o pouco recurso que você tem
Saiba cuidar bem do pouco dinheiro que você tem. Aprenda a administrar o pouco e saberá o que fazer quando tiver uma grande fortuna nas suas mãos. Existem pessoas que ganham um salário mínimo e conseguem fazer muita coisa com o pouco recurso e existem pessoas ganhando 10 mil e elas vivem endividadas.
Mesmo ganhando pouco você deve fazer sobrar um pouco de dinheiro para investir em conhecimento, montar uma reserva financeira ou guardar para abrir um negócio no futuro. Claro que não dá para fazer as três coisas ao mesmo tempo, então sugiro focar em uma coisa de cada vez. Comece com o conhecimento para obter uma renda melhor. Com uma renda melhor monte sua reserva financeira e depois junte dinheiro para abrir um negócio.
Leitura recomendada: 7 livros para aprender a administrar seu dinheiro
3)Aprenda a viver com menos
Muita gente que chegou até essa parte do texto deve dizer que estou ficando louca em dizer para viver com menos, já que elas têm que sobreviver com pouco dinheiro. Bom, se você chegou até aqui por que pesquisou no Google sobre enriquecer sendo pobre acredito que você não quer continuar sobrevivendo com uma única renda e eu sei que um salário não é suficiente para cobrir gastos essenciais.
Ao falar sobre viver com menos me refiro a quem conseguiu sair do salário mínimo através de ter adquirido conhecimento e ter sido promovido ou por que quem foi atrás de um segundo emprego.
Quem tem a mentalidade pobre pode ver nesse aumento de renda uma maneira de aumentar o padrão de vida, adquirindo um carro, comendo mais vezes em restaurantes, saindo para bares todos os finais de semana.
Quem tem uma mentalidade rica vê no aumento de renda uma oportunidade para acelerar sua jornada de enriquecimento aumentando seus investimentos ou se especializando em uma área.
4)Monte sua reserva financeira
Nem todas as pessoas que se tornaram milionárias fizeram faculdades ou tem alguma especialização antes de alcançar o primeiro milhão, isso não significa que você deva parar de estudar e adquirir conhecimento para se arriscar em um negócio.
Antes de se arriscar em um negócio busque uma formação acadêmica e construa sua reserva financeira. Quando montar sua reserva financeira você poderá começar um negócio próprio que lhe permitirá ter ganhos maiores.
Como nem todos os negócios podem dar certo desde o início, pelo menos você terá uma renda para suprir suas necessidades básicas enquanto faz acontecer. Se o seu próximo passo for montar um negócio para sair da pobreza, monte uma reserva financeira de no mínimo 1 ano do seu custo de vida.
Um ano é o que você precisa para montar um negócio e fazer com que ele gere lucro.
5)Monte seu próprio negócio
Trabalhando vendendo o seu tempo você enriquecerá seu patrão. Trabalhando vendendo seu produto ou serviço você enriquece a si próprio.
Apesar de que essa é a forma mais rápida de enriquecer e de que muitos desejariam ser donos de grandes empresas, poucos estão dispostos a trabalhar 12 horas por dia, investir todo dinheiro e correr riscos. Por isso, apesar de ser possível enriquecer sendo pobre, poucas são as pessoas que realmente conseguem construir patrimônio.
Para ser um empreendedor de sucesso, além de oferecer um produto ou serviços bons, tem que encontrar um diferencial para se destacar no mercado. Tem que pensar como um empreendedor, tem que investir no negócio e tem que saber administrar as finanças do negócio separado das finanças pessoais.
Além disso, para enriquecer empreendendo seu negócio precisa ser escalável, ou seja, tem que precisar menos de você e tem que gerar receita de diversas formas.
6)Estabeleça metas e objetivos
Construa sua riqueza com base em metas e objetivos. Estabeleça metas de renda ideal para saber quais passos seguir para alcançar seu objetivo, estabeleça um prazo para chegar na sua meta porque sem prazo não é meta, é apenas um sonho que não tem prioridade.
Estabeleça metas, mas seja honesto consigo mesma. Nada de colocar metas baseado na vontade de fazer acontecer. Faça metas baseadas em cálculos, simulações e caiba dentro da sua realidade.
7)Invista em produtos financeiros
Para chegar no tópico de investimentos você precisa ter mudado sua mentalidade, ter buscado conhecimento para saber como investir bem seu dinheiro e precisa estar vivendo com menos para que sobre dinheiro para investir.
Muita gente acredita que começará a investir R$30,00 e ficar rico investindo na renda variável, porém as coisas não são tão simples como parece. Não dá para pular etapas. As chances de cometer erros são muitos maiores quando você investe olhando somente para a rentabilidade, sem saber o que está fazendo e sem ter objetivos definidos.
Os investimentos são uma forma de multiplicar o dinheiro ganho do seu salário ou o lucro do seu negócio, porém, a renda variável não é recomendada para o curto prazo. Os melhores retornos vêm de investimentos em boas empresas no longo prazo.
8)Tenha paciência e busque motivação
Se você ganha pouco e quer enriquecer é melhor ter paciência porque o enriquecimento não se dará da noite para o dia e muito menos em 1 ano. São raras as exceções de pessoas que ficaram ricas em 1 ano. Pode demorar entre 10 e 30 anos para montar um patrimônio apenas fazendo aportes financeiros mensais.Porém, o empreendedorismo alinhado com aportes mensais em bons produtos financeiros pode acelerar sua jornada.
Mantenha o foco e não desista porque muitos serão os obstáculos que te façam desistir. Muitos serão também os golpistas tentando se aproveitar da sua vontade de sair da pobreza, então cuidado com ofertas de negócios lucrativos na internet, cuidados com ofertas de investimentos em renda variável com retorno alto e garantido, enfim, cuidado para não perder o seu pouco dinheiro tentando enriquecer.
Conclusão:
Se quiser mudar sua realidade financeira, não há espaço para quem não quer ter esforço. Para sair da pobreza é preciso começar hoje mesmo que você tenha pouco dinheiro. É melhor começar com pouco do que ficar esperando ganhando muito para iniciar sua jornada.
Começando com pouco dinheiro você terá tempo para aprender a administrar seus recursos e terá tempo para aprender a investir melhor. Muita gente que começou somente quando estava ganhando muito estão arrependidos hoje porque o tempo é outro ingrediente importante para fazer seu dinheiro se multiplicar.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!