8 dicas para organizar suas finanças sem salário fixo

 organizar finanças sem salário fixo

Há alguns anos tive que organizar minhas finanças sem ter um salário fixo. Meu marido e eu estávamos desempregados e tivemos que nos virar para manter as contas em dia.

Todo o aprendizado desse período compartilho com vocês hoje com 8 dicas para organizar suas finanças sem ter salário fixo.

Se você é autônomo, trabalhador rural, freelancer ou vive de bicos, esse artigo pode te ajudar a ter mais controle financeiro e equilíbrio para manter as contas em dia.

1 — Corte gastos fixos

Quem tem receita variável deve manter somente gastos essenciais fixos como contas de consumo, alimentação e aluguel.

Sempre que pensar em adicionar uma despesa no seu orçamento analise se essa nova despesa somada com as demais não irá comprometer mais de 70% da sua média de receita mensal.

Não se comprometa com muitos gastos fixos, pois isso pode te atrapalhar e fazer você se endividar.

2 — Devo manter cartão de crédito?

Manter cartão de crédito para quem não tem salário fixo pode ser uma grande armadilha para quem não tem auto controle, mas, por outro lado, também pode ser ótimo para casos de emergência.

O que não pode de jeito nenhum é pagar anuidade de cartão de crédito sem salário fixo, foi a segunda providência que tomei depois que meu marido ficou desempregado.

Sem você tem receita variável e que a soma da receita total do mês fica abaixo de 1 salário mínimo não deve ter cartão de crédito com anuidade. Não vale a pena mesmo que a anuidade seja de 5 reais mensais.

Acredito que 1 cartão de crédito já é suficiente para ser utilizado em casos de emergências, mas recomendo ter dois porque as vezes cartões dão problemas.

Se decidir manter cartões de crédito, muito cuidado com o parcelamento de compras porque compras parceladas viram despesas fixas durante os meses do parcelamento. Quem tem salário fixo o recomendado é não ultrapassar 30% do salário em gastos no cartão.

Já para quem tem receita avulsa deve ter uma porcentagem menor. Eu diria que 20% seria o limite máximo e 10% o limite mínimo.

3 — Controle e planeje mês a mês

Se manter as finanças sob controle já é difícil para quem tem salário fixo, imagine para quem não sabe quanto receberá no mês.

Quanto mais incerto ou quanto mais vezes entra dinheiro na sua conta mais precisa de planejamento para gastar bem.

Aqui em casa fazemos assim; todo mês anotamos quanto entrou de cada um e também anotamos quanto gastamos com despesas fixas e variáveis. Sempre que anoto minhas despesas coloco um valor acima do que realmente gastamos, assim nos planejamos para um valor e, na verdade, não gastamos esse valor, e assim sempre sobra dinheiro.

Acompanhar as finanças todos os meses é fundamental e indispensável.Não adianta anotar gastos e receitas sem fazer uma análise mês a mês.

4 — Mantenha uma reserva financeira

Uma coisa que ajuda muito para quem não tem renda fixa são as reservas financeiras.

Para saber o valor da sua reserva financeira você deve saber o valor dos seus custos mensais. Quanto você precisa para manter as suas contas essenciais em dia por 1 mês?

A reserva financeira não é o quanto você gasta por mês e sim quanto você precisa para sobreviver por um mês pagando suas contas básicas e com dinheiro para comer e pagar pelo teto que vive.

Comece formando 1 mês de reserva financeira e depois aumente para mais meses. No mês que ganhar mais guarde mais para sua reserva e no mês que ganhar menos guardar no mínimo R$10,00 só para você não perder o hábito de poupar.

É possível que antes de formar sua reserva financeira você precise do dinheiro e está tudo bem desde que seja para emergências urgentes que não dá para esperar ou não tem outra forma de pagar, ou comprar o que você quer sem usar mexer na reserva.

5 — Pagar as contas no mesmo dia que entrar o dinheiro

Quando entrar um dinheiro não espere chegar todas as contas para pagar de uma só vez, pois se você guardar o dinheiro em casa pode surgir emergências ou vontades de consumo e você gastar o dinheiro das contas.

Sempre que entra dinheiro aqui em casa vejo qual conta já chegou e qual da para pagar. No caso de não ter chegado nenhuma conta, pego o dinheiro e deixo na minha conta digital, assim quando chegar a conta é só pagar pelo aplicativo.

6 — Junte dinheiro para comprar à vista

Se precisar comprar algo que realmente necessite junte dinheiro para comprar à vista. O desafio das 52 semanas pode ser uma alternativa para quem não tem salário fixo, pois você pode começar juntar dinheiro com qualquer valor inicial e aumentando toda semana.

Você sabe que as coisas de casa como máquina de lavar, geladeira ou fogão com o passar dos anos elas se desgastam e precisam ser trocadas, então se for o seu caso junte o dinheiro antes que acabe para você comprar à vista.

A ideia de comprar a vista é para ganhar desconto e também para evitar compras parceladas evitando assim ter um gasto fixo por meses.

7 — Não dependa somente de uma renda.

Tenha uma fonte de renda principal e outras fontes de renda secundária. Sei que isso é muito trabalhoso, mas pode ser ótimo quando sua principal fonte de renda for baixo no mês.

Se você é freelancer, por exemplo, busque ter uma rede de clientes fixos, mas pegue também trabalhos pontuais.Não dependa somente de 1 cliente que paga bem porque ele pode cancelar o projeto a qualquer momento e você perder sua receita.

Além das diversas possibilidades de fazer uma renda extra na sua área de atuação, você também pode buscar por outras formas de fazer renda extra em outras áreas.

Vídeo – 5 conta digital que oferece bônus por indicação de novos clientes

8 — Calcule sua média de ganhos mensais

Mesmo com uma receita variável é possível fazer uma média de ganho para a partir daí definir o seu orçamento com base na sua média de ganhos.

Uma forma simples de fazer esse cálculo é somar a sua receita dos últimos 3 meses e dividir por três. O resultado é a média de ganho.

Tenha essa média de ganho como base para calcular sua reserva financeira e os seus gastos mensais.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões de rede social logo abaixo desse artigo!