Como Renegociar suas Dívidas
Renegociar dívidas para muitos é coisa de outro mundo, e dá muita dor de cabeça. Mas, não é bem assim. Dependerá, evidentemente, a quem esteja devendo. Fique de olho nas dicas que iremos passar, para que possa recuperar seu crédito.
Às vezes contrair uma dívida é inevitável, seja para completar a obra de uma casa ou comprar um eletrodoméstico indispensável, comprometemos nosso crédito.
Isso não quer dizer que precisa ficar inadimplente pelo resto da vida, pode procurar a instituição credora e quitar seu débito, de acordo com suas possibilidades financeiras. Vamos ver como.
Dicas para renegociar suas dívidas
Vejas o que pode fazer para renegociar suas dívidas:
1 – Negocie pessoalmente – o ideal é que vá diretamente ao credor. Bancos, lojas, administradoras de crédito, etc., procure o escritório e pessoalmente busque formas de quitar suas dívidas. Além da possibilidade de numa boa conversa conseguir descontos ou mais parcelas para finalizar o débito, eliminará qualquer dúvida que tenha.
2 – Não ceda aos juros abusivos – renegociar dívidas não é sinônimo de aceitar qualquer tipo de cobrança. Não ceda aos juros abusivos que a instituição queira lhe repassar. Antes de seguir a uma negociação para suas dívidas, esteja saiba quais são as verdadeiras taxas de juros que devem ser cobradas.
3 – Pague apenas o que deve – aqui siga a mesma conduta dos juros abusivos, não pague uma dívida maior que a inicial. E caso o credor insista no valor, procure os órgãos de defesa do consumidor de sua cidade.
4 – Pague o que está dentro do seu orçamento – não deve fazer sacríficos, se já está com restrição no crédito, se desesperar será pior. Então ao renegociar dívidas, só faça acordos que possa cumprir, não vale correr o risco que ficar devendo novamente.
5 – Priorize os serviços mais importantes – caso suas dívidas estejam relacionadas a serviços importantes para sua casa, como distribuição de água, energia e gás, dê prioridade. Esses serviços estão passíveis de suspensão, e nenhuma casa vive sem eles. Depois de renegocia-los, passe para os débitos de maior valor, pois assim minimizará o impacto dos juros altos.
6 – Portabilidade de crédito – é possível transferir suas dívidas para uma instituição bancária que ofereça uma melhor taxa de juros. Assim, conseguirá suavizar os valores das parcelas, por exemplo.
E o que fazer para não contrair novas dívidas
Após renegociar dívidas, cair em outras é inadmissível. Por isso, veja o que deve fazer para complicar seu crédito novamente:
- Tenha controle sobre seus gastos; planilhe suas despesas e busque datas de vencimento que se adequem ao recebimento do seu salário;
- Poupar até 5 % do seu salário é uma boa maneira para criar um fundo de emergência para quando precisar trocar eletrodomésticos, ou realizar uma reforma na casa;
- Não se iluda com a oferta de linhas de crédito do seu banco ou cartão de crédito, nesta transação apenas eles ganham.
Manter seu nome limpo é imprescindível se pensa em conseguir financiamentos para casa própria, ou se é empreendedor, ir atrás de recursos para sua empresa. Então, cuide bem de seu nome, e vá atrás de renegociar dívidas que limitam seu crédito.