Como evitar o desperdício de dinheiro?

Como evitar o desperdício de  dinheiro? Como fazer sobrar dinheiro para investir?Essas perguntas estão rondando sua cabeça? então vem comigo em procura das respostas.

Uma das formas mais práticas de evitar o desperdício é através do conhecimento e da pesquisa! Sem falar da vontade!

Boa parte de nós, mesmo querendo reduzir o desperdício de dinheiro, acaba desperdiçando. Na verdade esse é um assunto um tanto complexo, mas tomando certas atitudes podemos contornar o desperdício.

Você cozinha?

como evitar o desperdício de dinheiro

Se você não cozinha, provavelmente se alimenta de alguma forma, correto? Então, como é possível reduzir os desperdícios financeiros através da alimentação?

Caso você saiba cozinha, mas, acaba almoçando ou jantando fora, de repente, você poderia começar a fazer uma marmita, ou coisa do gênero.

Isso pode lhe render algum dinheiro a mais no final do ano. Evitando um desperdício de dinheiro.

Você não sabe cozinhar? Mas já parou para pesquisar outros lugares para almoçar além do atual? Não? Então está na hora de analisar outros restaurantes!

Como mencionamos anteriormente, conhecimento, pesquisa e vontade. Esses três fatores pode, lhe assegurar iniciativas que vão lhe render um aproveitamento melhor do seu dinheiro!

Será que andar de carro é a solução?

O carro, quando analisamos somente o transporte em sim, não é uma das melhores formas de se trafegar.

Análise bem! Se você mora próximo do seu ambiente de trabalho, tecnicamente, não haveria motivos para manter um carro.

Você provavelmente deve trabalhar, ao menos, 5 dias por semana, sendo que, se precisar ir para outro lugar, mais distante, pode utilizar o UBER, ou quem sabe o transporte público da sua cidade.

Enfim, mesmo comprando um carro usado,  você teria que no mínimo desembolsar algo em torno de R$ 10.000,00 para realizar a aquisição.

Sem falar dos gastos com manutenção, gasolina, troca de olho, IPVA e afins. Tudo isso vai acabar caindo em seu orçamento, deixando o mesmo mais inchado.

Porém, com o UBER, ou o transporte público, tais obrigações podem desaparecer. Inclusive para aqueles que trabalham em um lugar mais distante, talvez, o transporte público seja uma boa forma de conseguir se locomover. Querendo ou não, os gastos com transporte são um dos maiores!

Você tem conta bancária?

Por acaso, você paga tarifa em sua conta bancária? Pois é, talvez você nem precise pagar, mais está pagando.

Segundo o Banco Central do Brasil, as agências bancárias tem a obrigação de oferecer aos seus clientes uma conta com os serviços mínimos, sem a cobrança de tarifa (por pacote de serviços).

Ou seja, você tem o direito de realizar algumas solicitações, como um talão de cheques, fazer saque, transferência para contas da mesma agência, e afins.

Tudo isso está incluso em um pacote básico. Lógico, existe uma quantidade que deve ser oferecida. Você também não poderá sair transferindo para todas as contas da agência sem esperar que não haja cobrança. Existe um limite.

Mesmo assim, ainda existem bancos (menores) que oferecem isenção em vários tipos e serviços, como a transferência via TED.

Dessa forma, você ainda pode evitar certas despesas que podem ocorrer nos grandes bancos. Então, o cliente só precisa manter uma conta em uma dessas instituições menores.