Usar cartão de crédito como fundo de emergência é boa ideia?

Você já pensou em usar o seu cartão de crédito como fundo de emergência?.Não posso negar que eu mesma já fiz isso. Muitas vezes fiz isso por falta de opção, pois não tinha dinheiro suficiente economizado quando as emergências surgiam.

 Mas isso nunca alegrou meu coração. Enquanto os cartões de crédito podem funcionar para alguns, eu acredito que um reserva financeira de emergência é uma solução melhor. uma quantia de reserva de emergência mesmo que pouco, é melhor do que não ter nada reservado.

Todos os dias chegam muitos email na minha caixa de entrada com perguntas sobre reserva financeira. Isso me leva a crer que ainda tem muitas pessoas que não tem uma reserva para cobrir gastos imprevistos.

Algumas pessoas esperam a emergência acontecer, daí elas pegam empréstimos, usam o cartão de crédito ou cheque especial, sem nenhum plano, sem ter a noção que está pegando dinheiro de terceiros e isso pode sair muito mais caro do que elas imaginam.

Para algumas pessoas, eles podem realmente ver o lado positivo em ter um fundo de emergência de cartão de crédito, mas para outros, pode levar a uma situação muito estressante e com graves consequências.

 Considere pensar sobre algumas coisas antes de usar o cartão de crédito como reserva financeira;

Como está sua situação financeira?

cartão de crédito como fundo de emergência
Foto de Kat Jayne

Para definir o valor da sua reserva financeira é preciso entender o quanto você está firme no seu trabalho.

Pessoas que trabalham em empresas com maior probabilidade de demissões precisa estar muito mais assegurado financeiramente.

Mesmo que você esteja em uma empresa onde ocorre menos demissões, você ainda precisa estar bem segurado, pois existem outras emergências que podem acontecer como doenças e nascimento de um filho, por exemplo.

Algumas pessoas têm a renda do casal ou outras fontes de renda e isso é importante para formar sua reserva de emergência.

Quanto mais incerto for a sua situação, maior deverá ser sua reserva financeira de emergência. Se a sua situação é bastante incerta, usar um cartão de crédito para o seu fundo de emergência pode ser uma má ideia.

Isso ocorre porque há uma grande chance que você pode acumular dívidas de cartão de crédito que você é incapaz de pagar sempre que surge uma situação de emergência.

Você é o melhor indicador para determinar o que é uma situação financeira boa ou incerta, mas precisa ser realista e perceber que o que pode funcionar para uma pessoa pode não significar que ela funcionará para você.

Você tem consciência do risco que corre ao usar o cartão de crédito como reserva financeira?

Não é querendo ser pessimista , mas usar o cartão de crédito como fundo de emergência é como dar um tiro no próprio pé.

Existem muitos riscos envolvidos como não ter dinheiro no dia do vencimento da fatura e pagar os juros praticado pelo cartão de crédito, o que pode resultar em uma fatura com juros acumulados.

Você tem consciência de que o cartão de crédito não é um dinheiro seu? Pense bem, antes de usá-lo. 

Conteúdo relacionado;

Quando o uso do cartão de crédito como um fundo de emergência  faz sentido?

Meu pensamento é ter uma reserva financeira em dinheiro e usar o cartão de crédito em casos de emergências para não ter que tocar na reserva financeira, mas como toda finanças pessoais é realmente pessoal, isso pode não funcionar com você.

Ao usar o cartão de crédito você está assumindo uma dívida e por isso deve ter um plano para pagá-la.

Então faz sentido o uso do cartão de crédito como fundo de emergência para emergências que não seja para cobrir gastos com perda de renda.

Outras emergências que acontecem e que você ainda pode contar com seu salário , faz sentido nesses casos o uso do cartão de crédito. 

Construa um fundo de emergência em dinheiro

Um fundo de emergência pode ajudá-lo se você perder seu emprego. Não importa o quão estável você acha que seu trabalho é, há sempre uma chance de que algo aconteça onde você pode precisar de dinheiro rápido.

A melhor forma de fazer uma reserva financeira é aproveitar a estabilidade do seu emprego e poupar um pouquinho todos os meses. Em casos de doenças, você pode ajudar um parente.

A reserva financeira já me salvou das ocasiões inesperadas que a maioria das pessoas pensam que só acontece na casa dos outros.

Desemprego, nascimento de um filho não planejado, doenças de uma filha… tudo isso poderia ter sido muito pior ,se eu não fosse prevenida e construído meu fundo de emergência.

Outras coisas que o fundo de emergência pode te salvar;

  1. manutenção do carro
  2. reforma ou reparo da casa
  3. desemprego
  4. nascimento de um filho
  5. doenças
  6. viagens urgentes

Com um fundo de emergência tudo pode se transformar em algo bom ou com menos estresse.

Nem todos os gastos inesperados são por causas ruins, mas para esses casos você pode ficar muito mais tranquilo com uma reserva financeira.

Eu poderia continuar falando sobre muitos outros pontos positivos de ter uma reserva financeira, mas eu entendo que algumas pessoas preferem usar o cartão de crédito no caso de emergência, e estar tudo bem se funciona bem para essas pessoas.

Conclusão;

Nem todas as emergências podem ser usado o cartão de crédito, então não tem como fugir! É preciso ter dinheiro vivo para tais emergências.

Mesmo que você use o cartão de crédito como fundo de emergência, nunca faça saques em dinheiro com seu cartão de crédito!

isso não é uma boa ideia, pois os juros para fazer saques em dinheiro com o cartão de crédito são muito mais alto do que usar a função crédito.

Assista o conteúdo em Vídeo;