10 hábitos para obter sucesso e estabilidade financeira
Estabilidade financeira, sem dúvida, é o sonho de todo o brasileiro, mas a realidade que a grande maioria das pessoas vivem é outra.
Na maioria das vezes, nós estamos sempre vendendo o almoço para comer a janta, mas como mudar esse quadro?
Saiba que isso é possível, acompanhe agora as incríveis dicas de educação financeira que separamos.
1)Renda extra pode ajudar
Se o seu salário não está dando para pagar as contas e o boleto do cartão de crédito está atrasado, talvez seja uma boa ideia arruma uma renda extra.
Existe diversas maneiras de ganhar dinheiro em casa, pode ser cuidando de crianças, vendendo salgados ou algo do tipo. Essa poderá ser uma situação temporária ou definitiva, quem sabe você goste do dinheiro extra não é mesmo.
2)Tenha uma poupança
Imprevistos acontecem com todo mundo, pode ser o filho que precisa de remédio, uma viagem de emergência ou até mesmo uma grande oportunidade de investimento, mas o fato é estarmos ou não preparados para esses imprevistos.
Para estarmos sempre prevenidos, o ideal é ter uma conta poupança e depositar um determinado valor mensal.
Que tal fazer um desafio para poupar dinheiro para tua reserva financeira? Participe do desafio real 2022
3)Não seja um gastador impulsivo
Ser gastador impulsivo é quase uma doença, mas me arrisco a dizer que, se não for categorizada como doença mental ela é, com certeza, uma doença financeira.
Pessoas impulsivas, normalmente gastam tudo o que tem, mesmo sabendo que há contas, e na maioria das vezes a desculpa para os gastos excessivos é: “Eu consigo o dinheiro depois”.
Se você se enquadra nesse aspecto, deve controlar sua impulsividade ou procurar ajuda profissional.
4)Organize suas despesas
Ter controle total das despesas pode parecer algo difícil, já que gastamos dinheiro a todo o momento, mas saiba que isso é imprescindível para que você possa organizar suas finanças.
O ideal é ter uma planilha com todas as despesas que devem ser pagas ao final do mês.
Se não for possível isso, tente utilizar diversos envelopes, cada um com o nome da conta a ser paga, quando o salário chegar, deve-se depositar o dinheiro em cada envelope, dessa maneira é mais fácil se organizar.
5)Nunca atrase suas contas
Logicamente, nem sempre isso é possível, mas sempre que for, pague suas contas em dia, seria algo como: O boleto chegou, você pagou. Dessa maneira você evita diversos transtornos, como esquecimentos ou a inclusão do nome no serviço de proteção ao crédito.
Se o salário chegar após o vencimento da conta, lembre-se que é possível mudar o dia do vencimento, empurre esse dia para o mais perto possível do dia em que você receberá o salário do mês.
6)Fundo emergencial ou seguro de Vida
Ter um fundo emergencial ou seguro de vida não é o mesmo que ter uma poupança, pois no caso do fundo emergencial você pode escolher um valor determinado para deixar a disposição, por exemplo: 10 Mil para emergências, enquanto na poupança o ideal é estar sempre depositando dinheiro para realizar seus grandes objetivos financeiros
7)Não compre sem avaliar
Fazer compras é algo muito bom, e as lojas estão cheias de produtos que nos enchem os olhos, nessas horas é muito difícil manter o cartão de crédito quieto não é mesmo, na primeira oportunidade nós compramos o que queremos.
Saiba que isso nunca traz bons benefícios para a situação financeira do indivíduo, o ideal é: se você se interessar por determinado produto, deverá ver o valor e a forma de pagamento, e ir para a casa consultar suas despesas, para ver se isso realmente se encaixa no seu orçamento.
8)Não pense somente no “agora”
Fazer o dinheiro render sozinho é algo muito importante. Existe muitas maneiras de fazer seu dinheiro render sozinho, a poupança é a mais confiável, então se você ainda é jovem e está recém iniciando sua vida adulta, talvez seja uma boa ideia já ir pensando nisso.
Com ajuda do juro composto e o tempo você poderá multiplicar o dinheiro investido. Para investir no longo prazo, a renda variável é a melhor opção.
Nós temos uma parceria com uma casa de análise de investimentos onde você terá acesso a diversos relatórios e ebooks para aprender a investir na bolsa de valores. Clique no link e comece a estudar sobre as melhores empresas para investir seu dinheiro.
9)Utilize ferramentas de controle financeiro
Existe diversas ferramentas na internet que auxiliam no controle financeiro, até mesmo uma planilha automática do Excel pode ser uma ótima opção.
Se você quer ter ainda mais controle, pode utilizar app para celulares que são especializados no controle financeiro.
Quem busca sucesso e estabilidade financeira não pode negligenciar o controle sob suas finanças.
10)Busque conhecimento
Quando você sabe o que está fazendo, pode controlar melhor suas finanças, por essa razão é uma boa ideia estudar educação financeira.
Lembre-se que com conhecimento financeiro pode ajudar não somente a si próprio, mas também outras pessoas que estão passando por dificuldades financeiras.
Busque conhecimento de acordo com a situação financeira que você se encontra no momento. Se você esta gastando mais do que ganha deve buscar conhecimento para fazer seu dinheiro render, formas de reduzir suas despesas…
Muitas pessoas cometem o erro de querer investir sem ao menos construir uma reserva financeira ou aprender a viver dentro do orçamento.