Endividado ou Inadimplente; Entenda a diferença

endividado-ou-inadimplente

Endividado ou inadimplente; entenda a diferença

O uso do crédito se faz necessário quando é para comprar itens de maior valor, possibilitando a realização de um sonho, desde que, seja usado com consciência.

Mas afinal, até que ponto o uso do crédito é considerado um endividamento e inadimplência?

No artigo de hoje vou explicar a diferença entre endividado e inadimplente.

Endividado

Quando você usa o cartão de crédito e parcelar em várias vezes está com dívidas até quitar todas as parcelas.

Se você consegue pagar as parcelas em dias e comprou sem juros, então você está com uma dívida considerada boa, pois se planejou e não compromete seu orçamento.

A partir do momento em que você deixa de pagar essas parcelas em dias e fica pagando juros, você está com uma dívida ruim. isso talvez aconteça por que você não se planejou ou aconteceu imprevisto  e você também não tinha uma reserva financeira para cobrir esses gastos.

Inadimplente

A inadimplência acontece quando você passa 3 meses sem conseguir honrar com sua dívida, ou seja, o endividamento não planejado é o primeiro passo para ficar inadimplente.

As dívidas mais comum são; cartão de crédito, cheque pré datado, empréstimos, carnê de loja,financiamento, consórcio entre outras.

Para que a saúde financeira da sua família permaneça boa é importante não comprometer mais do que 30% da renda familiar com dívidas.

Nem toda dívida é ruim

Nem toda dívida é considerada ruim. Existem dívidas que são positivas quando o benefício que se consegue com elas são consideradas relevantes.

Pode-se contrair dívidas quando for comprar algo de maior valor que não dá para esperar por um planejamento como; fogão, geladeira, comprar um carro quando for necessário por motivos de doença ou trabalho….

Outras dívidas boas são aquelas para adquirir conhecimento e aumentar o seu valor de mercado ou ainda investir no próprio negócio como; fazer um curso, financiar a faculdade, comprar um equipamento necessário para seu negócio…

Alguns exemplos do que pode causar inadimplência;

  • Desemprego
  • Consumismo
  • Aumento de gastos essenciais; água, luz, moradia…

Mas o que fazer para não ficar inadimplente?

A resposta muita gente sabe, mas são poucas as que realmente tomam uma atitude e fazem acontecer.

Gaste menos do que ganha e sempre planeje suas compras. Faça o planejamento de gastos anual familiar para saber se está conseguindo cumprir seus compromissos financeiros e se dar para incluir mais uma dívida boa no seu orçamento e quando dar para incluir essa nova dívida.

Na página Ferramentas para economizar você encontra uma planilha simples e gratuita para fazer seu planejamento anual.

Além de planejar os seus gastos anuais você deve criar o hábito de acompanhar e modificar se necessário ao longo do ano.

Se por acaso for necessário incluir um novo gasto nas suas despesas mensais e o orçamento estiver muito apertado, você deve cortar gastos ou buscar alternativas para aumentar a sua renda. Dessa forma você manterá a saúde financeira da sua família em dias.

Qual dívida pagar primeiro?

As dívidas que você deve pagar primeiro são aquelas que têm juros mais altos. Por exemplo, cartões de crédito, cheque especial, consórcio.

É importante montar uma planilha com suas dívidas fazendo uma hierarquia de acordo com os juros cobrados por cada uma, sendo que as de juros mais altos devem ser colocado em primeiro lugar.

Se você está com uma dívida que cobre 14% ao mês pode trocar essa dívida fazendo um empréstimo que lhe cobre juros de 10%.

No post 7 alternativas de crédito para quitar suas dívidas você encontra as alternativas de crédito com juros mais baixos.

Minha missão é levar educação financeira de forma simplificada, fazendo você consumir com consciência e tendo uma vida financeira mais saudável. Acompanhe o blog e também o canal no youtube para aprender mais.

Beijos a até a próximo!