Como ganhar dinheiro sendo freelancer
Sim, tem como ganhar dinheiro trabalhando como “freela” na internet, um modo bastante conhecido que vem crescendo e prometendo nos últimos anos, aqui você aprenderá como começar e seguir em frente na carreira, nós temos que ir com calma, isso porque ser freelancer envolve uma série de informações.
Freelancer, o que é?
É um modo de trabalho pela internet, ou seja, você não sai de casa. O freelance no Brasil se tornou algo muito popular principalmente em 2015 com a crise no país, ele pode ser chamado de um negócio próprio, isso porque requer de você mesmo concluir os trabalhos de acordo com seu tempo e força de vontade.
Ser freelancer é difícil?
É possível afirmar que ser freelancer nos dias de hoje não é algo muito difícil, isso porque é um modo de trabalho que mesmo que tenha muitas pessoas na área, ainda está crescendo e que deseja a prometer muito.
Você poderá iniciar tendo qualquer tipo de experiência como designer, escritor de artigos, tecnologias, informática e muitos outros.
Como iniciar?
Basta procurar plataformas em que você se adeque, em que veja o funcionamento, regras e esteja disposto de que pode cumprir com aquilo.
Eu disse que freelancer não era algo muito difícil, mas é por essa causa que lhe digo: O começo é difícil, isso porque os sites limitam a quantia de propostas a enviar, muitas pessoas não confiam em você, pois não tem nenhuma experiência ou reputação, então nos sobra a paciência e inteligência.
conteúdo relacionado;
- como ganhar dinheiro escrevendo
- como ganhar dinheiro postando nas redes sociais
- 35 ideias de negócios para mulheres empreender
Você falou em propostas e reputação, não entendi nada
Calma, eu estou aqui para lhe ajudar, proposta é algo que o site lhe permite fazer para apresentar seu preço, suas funções e como você quer concluir o projeto de uma pessoa.
Já reputação é algo que você recebe do cliente após concluir o projeto, provavelmente se você foi bem, terá uma ótima reputação.
Geralmente, suas propostas são liberadas a cada mês ou semana, podendo enviar a quantia exigida pelo site. Suas propostas semanais ou mensais também podem ser aumentadas de acordo com sua reputação.
Não entendeu? Eu te dou exemplos: Temos 10 propostas para enviar em uma semana, enviamos as 10. Somente na outra semana eu poderei ter mais 10 propostas para enviar.
Já um outro exemplo referente ao aumento de proposta: Eu tenho 20 propostas para enviar ao mês, se eu concluir trabalhos e receber reputações boas (cada site tem seu critério de reputação) então, eu poderei passar a ter 30 propostas mensais.
Dicas para propostas é o que você deve estar querendo agora, certo?
Para uma proposta ser aceita ela deve ser diferente de todas as outras, veja como fazer isso:
- Ter uma ótima comunicação, ou seja, palavras corretas e uma conversa saudável com o cliente;
- Como você é novato, deve apresentar preços que surpreendam o cliente, mas é claro que ninguém trabalha de graça, tenha calma;
- Antes de enviar propostas, alguns sites permitem com que envie mensagens antes, procure utilizar disto;
- Garanta que você está disposto e tem capacidade para concluir o projeto.
Meu perfil como freelancer
Seu perfil é algo em que o cliente certamente irá analisar antes de aceitar sua proposta, ele deve conter informações sobre você, cursos que já concluiu, coisas que está disposto a fazer, explicação sobre o porquê de escolher essa área para trabalhar, informações verdadeiras sobre você, por exemplo, a idade, disponibilidade e formação profissional.
Sites recomendados
Há diversos sites para tal, entretanto, para novatos é bom focar nos mais cheios, ou seja, que há muitos projetos a serem concluídos.
O Freelancer é um grande exemplo disso, aliás, eles se consideram o maior site no assunto, há alternativa para deixar a plataforma totalmente em português.
Já um outro grande exemplo é o Workana, um site que vem crescendo cada vez mais e que garante a segurança do cliente e do “freela”.
Eu sou fluente em outra língua, tenho vantagem?
Não é uma vantagem e sim um adicional, isto porque se você escreve, lê ou fala inglês, por exemplo, poderá trabalhar no UpWork, uma das maiores plataformas disponíveis no mundo, mas infelizmente ela não tem a tradução para o português. Há várias oportunidades de empregos lá, não importa a área que você deseja focar.
Após o cliente aceitar minha proposta
Primeiramente, tenha em mente que em quase todas as plataformas há garantia de segurança ao freelancer e ao cliente, ou seja, ninguém sai perdendo.
Geralmente após a aprovação da proposta o cliente deposita o dinheiro, que não vai para o freelancer e sim para o site, após isso o trabalho pode ser iniciado, concluído e enviado.
O cliente irá analisar e poderá tanto pedir uma revisão, que você terá de modificar algumas coisas, quanto aceitar o trabalho, sendo enviado o dinheiro para você.
A plataforma em que quero trabalhar, não ganha nada?
Chegamos em uma parte delicada e que vai influenciar na sua escolha, o site em que você irá trabalhar te protege de calotes, lhe dá segurança e te oferece o melhor atendimento possível. Mas isto tem um custo, geralmente a cada trabalho que você faz, 10 ou 20% são para a plataforma.
Mas fique tranquilo, é possível que essa porcentagem vai diminuindo de acordo com sua reputação e também não é nada exagerado de acordo com o que você irá ganhar.
Como chegar ao sucesso
Até hoje, não há uma fórmula para o sucesso, mas com força de vontade você irá além, muitos acham que trabalhar na internet é simples e fácil, mas exige muito mais que isso, responsabilidade, tempo e vontade é o que você mais vai precisar, nunca desista pois é algo que irá te recompensar e muito.