Tipos de falsas economias que te faz perder dinheiro

falsas economias

Você sabia que nem todo tipo de economia te ajuda a ter menos gastos?

 Algumas formas de economizar, além de não diminuir os gastos, também te fazem desperdiçar dinheiro.

Hoje falaremos sobre as falsas economias que você pode estar fazendo que te impede de ter equilíbrio financeiro e que acaba com seu pouco dinheiro.

Determinados gastos são necessários para ter um mínimo de qualidade de vida, não devem ser evitados e servem para evitar prejuízos financeiros maiores.

1 — Levar sempre o mais barato

O Barato pode sim, sair barato, mas em muitos casos o barato pode sair muito caro. É o caso quando você leva para casa um produto como calçados, roupas e eletrodomésticos só porque é barato.

Você não verá que aquele produto não tem qualidade e que o tempo que você vai usá-lo será muito pouco. Vale muito mais a pena investir um pouco mais de dinheiro em um produto com ótima qualidade e durará muito mais.

Para você não cair nessa cilada é preciso pesquisar bastante, tocar no produto para ver a qualidade do material fabricado, conhecer bem o fabricante do produto.

2 — Cortar Coisas Erradas

Determinados gastos são necessários e não podem ser cortados. Gastos com Educação, Saúde e segurança não podem ser cortados do seu orçamento, o que você pode fazer para economizar nesse caso é pesquisar alternativas mais baratas, pedir descontos ou até mesmo encontrar outras coisas do seu orçamento que podem ser cortadas.

Outro tipo de corte que também é errado são os seus pequenos prazeres ou suas assinaturas favoritas. 

Para os pequenos gastos que te dão prazer você pode mantê-los, mas com controle definindo o valor fixo que pode ser gasto e cortando outras despesas. Já para suas assinaturas favoritas você pode dividir a mensalidade com outra pessoa.

Ressaltando que para manter esses gastos no seu orçamento precisa ser mais importante do que outras despesas.

3 — Evitar sair de casa

Nunca deixe de viver momentos felizes com sua família e seus amigos para economizar. Se você gosta de sair, faça um planejamento mensal colocando gastos com lazer.

A vida não é feita só de trabalho, mesmo que você não tenha dinheiro para sair todos os finais de semana, ainda dá para se divertir escolhendo e planejando uma vez por mês.

Leitura recomendada:

4 — Não economizar tempo

Se você é do tipo de pessoa que economiza em tudo, mas não economiza tempo saiba que você está fazendo uma falsa economia.

Alguns produtos e serviços foram feitos para ajudar a economizar tempo, mas você deixa de adquirir para economizar dinheiro. 

Itens como máquina de lavar roupas, máquina de lavar louça ou serviços como táxi e diarista ajudam a economizar tempo.

O tempo que você gasta para realizar determinadas tarefas ou para se deslocar pode te causar prejuízos financeiros. É preciso avaliar bem.

Eu, por exemplo, economizo bastante tempo fazendo minhas compras pela internet, pagando minhas contas pelo aplicativo do banco e supermercado pelo aplicativo. Tenho que dividir meu tempo entre cuidados do lar, cuidados com filha e trabalho.

Além de diminuir o cansaço físico que atrapalha minha produtividade, também tenho mais tempo para cuidar do que realmente precisa de mim.

5 — Aproveitar todas as promoções

Comprar itens na promoção é ótimo para economizar, mas quando você compra algo só porque está na promoção é bem provável ter prejuízos.

Para comprar algo na promoção é necessário avaliar se realmente está precisando e se você utilizará antes do vencimento.

O recomendado é ter uma lista de compras para todas as coisas que você comprará.

6 — Comprar pacotes que nunca usará

Planos de academia anual, pacotes de internet, planos de celular, assinar canais de televisão que nunca usa isso é a forma mais rápida de jogar seu dinheiro no lixo.

Só contrate um serviço que você ou alguém da família precisará. No começo contratar um serviço de assinatura de televisão pode fazer muito sentido para você, mas com o passar do tempo você perceberá que era apenas um desejo de consumo.

7 — Tentar consertar em casa

Digamos que você seja um ótimo advogado, aí um belo dia você chega em casa e vê que tem uma parede toda encharcada. Você chama um especialista e ele diz que o serviço custará R$200,00 e será resolvido em 1 hora. Você diz;“ Amigo, pode deixar que eu mesma consertarei, afinal se você conserta em 1 hora não deve ser tão difícil assim”.

A ideia parece ótima, afinal você encontra alguns tutoriais na internet e consertará, contudo, você não entende do assunto, daí você complica muito mais o problema. Quebra onde não era para quebrar, furar o cano do vizinho, sua esposa não para de te xingar.

Resumo da ópera, se você não entende do assunto não tente fazer isso em casa, muito menos se a intenção era economizar.

8 — Tentar fazer você mesma

Como falei no parágrafo acima, não se meta em fazer nada que você não saiba. Claro, na internet tem muito tutorial ensinando a fazer você mesma. Mas você já deve ter percebido que suas mãos não são delicadas o suficiente para utilizá-la em determinadas coisas.

Eu, por exemplo, adoro artesanato de material reciclado, mas já gastei muito dinheiro tentando fazer algumas coisas que gosto como bolsa de caixa de leite.

Considerações finais:

O segredo para ter uma vida financeira equilibrada que te permita realizar sonhos sem deixar de viver o presente é fazer gastos consciente e inteligente de modo que seus gastos essenciais e seus gastos importantes, mesmo que não essenciais, tenham espaço no seu orçamento.

Não corte gastos importantes para manter sua saúde mental, não corte seus pequenos prazeres diários, mesmo que não seja essencial para outras pessoas.

Economizar dinheiro não é tão simples como muitos imaginam. Nem toda forma de economizar é válida, por isso é preciso sempre analisar as escolhas que você faz.

Para mais dicas para economizar acompanhe o blog e visite o canal no youtube.