[Infográfico] 6 estágio hierárquico de uma vida financeira
Precisamos satisfazer nossas necessidades básicas para só depois buscar estágios mais elevados da hierarquia de uma vida financeira de sucesso.
É preciso seguir uma hierarquia financeira que são; necessidades fisiológicas, segurança financeira, necessidade social, realização e auto realização.
Então, você precisa seguir essa hierarquia em ordem crescente. Imagine que você quer se dedicar ao trabalho sem ter feito nenhuma refeição. Isso não vai funcionar !
Agora imagine tentar fazer novas amizades,mas você trabalha o dia inteiro e a noite está cansado.
Para alcançar o estágio final você precisa definir prioridades na sua vida financeira.
Vamos aplicar esse conceito na nossa vida financeira.
Embora cada ser humano seja único, esses estágios é aplicável para a maioria dos perfil financeiros.
Se você não consegue pagar suas contas em dias, o primeiro passo é pensar em atender suas necessidades básicas para somente depois pensar em como investir.
Entenda melhor cada estágio nesse infográfico
Copie e cole o código para salvar imagem no seu blog:
Estágio 1 – Necessidades Básicas
O primeiro estágio de uma vida financeira é quando você consegue obter uma renda que consiga manter controlada as despesas necessárias para a sobrevivência humana como comer, dormir e vestir.
Nesse estágio você precisa construir uma base sólida que lhe permita controlar as despesas básicas ao ponto de sobrar um pouco para planejar passar para o próximo estágio.
Não estou dizendo que você precisa morar em um barraco e comer arroz com feijão todos os dias. Se permita ter uma renda que lhe permita um pouco de conforto além do básico.
O importante é não comprometer toda sua renda querendo que tudo seja uma necessidade básica sem sobrar dinheiro. Dessa forma você nunca passará de nível!
Estágio 2 – Segurança e Proteção
Depois de ter uma renda para suprir suas necessidades básicas você deve pensar nos eventos inesperados que podem acabar sua renda e suas necessidades básicas; perda de emprego, doenças, dívidas…
Nesse estágio precisamos formar nossa reserva financeira para garantir a segurança do básico e investir em formas de obter uma segunda ou terceira fonte de renda.
Para conseguir essa segunda fonte de renda você pode investir na sua carreira para aumentar o seu valor de mercado e assim aumentar sua renda ou você pode fazer tarefas remuneradas nas horas vagas para complementar sua renda.
Se você não ganha o suficiente hoje para subir de estágio, aumentar sua renda vai lhe permitir juntar sua reserva financeira, investir na sua carreira e começar a pensar na aposentadoria.
Estágio 3 – Acumulação de ativos
Depois de passar pelo estágio 01 e 02 , o terceiro estágio se tornará mais leve. Isso acontece por que você já tem uma garantia financeira com sua reserva financeira formada, você terá uma segunda fonte de renda que lhes permitirá aumentar sua riqueza.
Continue vivendo o presente , mas pensando no futuro. Acumule ativos que lhe permita melhorar de vida, formar renda passiva e ter uma aposentadoria tranquila
Estágio 4 – Melhorando sua vida
Com a formação do seu patrimônio em crescimento aproveite a vida e as pessoas que te faz feliz.
Desfrute um pouco do que você já acumulou , oferecendo mais conforto para você e sua família. Seja recompensado por tudo o que você já conquistou sem deixar de pensar no seu planejamento de independência financeira.
Estágio 5 – Independência Financeira
Depois de passar por todos os estágios e conquistar sua independência financeira você pode escolher ou não parar de trabalhar e desfrutar da sua renda de investimentos, royalties e renda passiva.
Você não precisa se preocupar com dinheiro e pode oferecer mais conforto para as pessoas da sua família.
- Leia também – 5 opções de planejamento de aposentadoria
Estágio 6 – Deixando um legado
No estágio final , fazer a diferença na vida de outras pessoas é deixar o seu legado.Mais do que deixar dinheiro para seus parentes com sua partida você pode deixar um legado ensinado para outras pessoas como você alcançou sua liberdade financeira ou como ser uma pessoa melhor praticando o ato de doar para quem não consegue ter a mesma jornada que você.
Esse estágio é algo por muitas pessoas mais cedo do que elas mesmas planejaram ,então não pense que estar nesse estágio é sinal de velhice!
Grandes nomes da educação financeira do nosso país já alcançaram a liberdade financeira antes dos 30 anos e continuam deixando o seu legado.
Conclusão;
Fazer boas escolhas financeiras vai te permitir mudar de estágio e avançar até conquistar o seu máximo.
Negligenciar a educação financeira não é uma boa escolha ,assim como também escolher conselhos de amigos que não agrega em nada para a construção do seu melhor estágio
Escolha seus amigos, escolha como gastar seu dinheiro e escolha o estágio que te faz feliz!Qual estágio você se encontra hoje?