Tudo sobre Tesouro Pré-fixado

tudo sobre tesouro pre fixado

Garantir uma renda fixa é sempre uma boa opção para quem tem reservas, e não sabe no que investir. Para essas pessoas existe a possibilidade de obter um título público conhecido como Tesouro prefixado. Vamos te mostrar tudo sobre essa aplicação.

Imagine que o Governo Federal abre um edital pedindo que cidadãos comuns lhe emprestem dinheiro? Mas, não acaba por aí, pois o governo devolve o dinheiro com juros já estabelecido no ato do empréstimo. Parece absurdo? Acredite, é assim a lógica do investimento no Tesouro prefixado.

Essa ilustração mostra bem o processo de quem busca ganhar dinheiro com esse tipo de investimento. A seguir veja ótimas dicas para entender tudo sobre tesouros prefixado.

Dicas sobre tesouro prefixado





Separamos alguns tópicos que te ajudarão a entender tudo sobre tesouro prefixado:

1 – Risco mínimo – por ser um título emitido pelo governo, o risco de receber um calote é mínimo. Num cenário que algo do tipo possa acontecer, será um que tudo vai mal, e estamos à beira de um colapso em todo mundo.

2 – Bons ganhos – o tesouro prefixado é considerado um investimento conservador, mas que garante excelente rentabilidade. Comparado a poupança, por exemplo, consegue lucros 10% maiores. Como a taxa de juros já é pré-definida, conhecerá o valor a ser sacado no final do período, e pode planejar o que fazer com esse recurso.

3 – Médio e longo prazo – para se conseguir maior rentabilidade é indicado que opte por títulos de longo ou médio prazo. Isso é ótimo para famílias que pensam na faculdade dos filhos, ou até mesmo engrossar o valor da aposentadoria.

4 – Possibilidade de venda – se precisar de recursos antes do prazo de carência do título adquirido, tem a opção de repassá-lo. Não perde nada, estipulará um valor de mercado para o título (na data de negociação) e receberá em dinheiro. A única desvantagem é não receber a quantia do final da data em que o título venceria.

5 – Fácil aquisição – o tesouro prefixado é acessível a todas as camadas da sociedade. O pequeno investidor conseguirá facilmente comprar um título.

Quais são os custos que incidem no tesouro prefixado?




É preciso saber que essa vantagem de baixo risco, tem lá suas desvantagens, e entre elas são os custos que precisará pagar para manter o investimento. São eles:

  • Imposto de renda – essa cobrança é regressiva, quanto mais tempo sua aplicação se mantiver guardada, menor será o valor do desconto.
  • IOF – o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) só incidirá se precisar mexer na aplicação nos 30 dias iniciais, caso solicite o resgate.
  • Taxa de administração – é cobrada 1 vez ao ano pela empresa que escolheu para comprar o título. Muitas corretoras de valores abdicam dessa taxa, então procure o tesouro direto de empresas que tenham esse diferencial.
  • Taxa de custódia – para manter o título seguro a Bolsa de Valores desconta um percentual mínimo dos rendimentos mensais.

Anotado os riscos e vantagens do tesouro prefixado, basta agora procurar uma corretora que te garanta a maior transparência na aquisição desses papéis. Boa sorte em seus investimentos!