Tudo que você precisa saber para investir em CDBs

tudo-sobre-cdb

Bem vindos ao finanças real!

Hoje falaremos sobre CDBs. Tudo que você precisa saber para investir em CDB.

Mas o que é CDB?

Para quem não sabe, CDB são Certificados de depósitos bancários, ou seja são papeis de renda fixa emitida por instituições bancárias.

Quando você aplica seu dinheiro em um CDB está emprestando dinheiro para um banco. Esse banco garante devolver esse dinheiro com acréscimo de juros composto no vencimento do papel.

Como investir em CDB?

O dinheiro que você aplica no CDB é utilizado para emprestar dinheiro para outras pessoas com juros maior do que sua rentabilidade.É dessa forma que o banco ganha dinheiro com o seu dinheiro.

Para investir em CDB você pode ir até o seu banco, mas já vou logo te avisando que para conseguir boas rentabilidades somente em corretoras ou nos bancos digitais.

Os bancos grandes tem uma ótima solidez no mercado e por isso eles oferecem rentabilidades menores.

Sobre a rentabilidade dos CDBs

A rentabilidade de um CDB pode ser pós ou pré fixada. Um CDB pré fixado você já sabe quanto vai ganhar de rentabilidade quando acabar o prazo de resgate do dinheiro.

Já o CDB pós fixado não dá para saber quanto será sua rentabilidade , pois a rentabilidade acompanha um índice indexador, que geralmente é o CDI( Certificado de depósito interbancário)

O CDI é variável e está sempre próximo a taxa selic. Aplicando em um CDB com 100% do CDI , seu investimento vai rende o acumulado de 12 meses do CDI.

O bom é que você consegue CDB de bancos médios rendendo a cima de 100% do CDI.

Liquidez de CDB

Todo investimento em CDB tem um prazo de validade. Os bancos determinam por quanto tempo quer pegar seu dinheiro emprestado e você não consegue pegar o dinheiro antes do prazo.

Alguns bancos ofercem CDBs de liquidez diária, mas não são todos os bancos. Todos os outros tipos de CDB só podem ser resgatado no vencimento do papel.

Você pode até tentar negociar com o banco para resgatar antes, mas ele pode não querer pagar a rentabilidade acordada no papel.

Deixando o CDB aplicado até a data do vencimento você não precisa fazer nada, pois o dinheiro volta automaticamente para sua conta no banco ou na corretora.

Risco

O risco que você corre ao investir em um CDB é praticamente zero, pois no caso do banco quebrar você tem a garantia do FGC para receber até 250 mil por instituição financeira em um teto de 1 milhão de reais.

Para garantir receber seu dinheiro nunca deixe dinheiro parado na corretora de valores independente ou na sua conta corrente. Esse dinheiro não tem nenhuma garantia judicial.

Conclusão:

Para concluir, quero falar sobre os impostos cobrando sobre seus rendimentos.

Se você aplicar o dinheiro e resgatar antes de 30 dias será cobrado o imposto sobre operações financeiras(IOF).

Resgatando seu dinheiro até 180 dias é cobrado o imposto de renda de 22,5% sobre o seu rendimento. Esse valor vai sendo reduzindo progressivamente até 15% sendo alíquota mínima.

O mínimo de muitos bancos para investir em CDB é de R$100,00