Como sobreviver e prosperar com uma única renda familiar
Ser mãe sempre foi meu maior sonho, mas eu nunca pensei em parar de trabalhar para cuidar dos filhos e viver apenas para o lar.
Quem disse que não dá para ser mãe e trabalhar fora?Nossos sonhos deveriam morrer ao nascer um filho? Somos tão medíocre assim ,aponto de poder ter apenas um sonho na vida?
Mas a realidade é bem diferente do que eu poderia imaginar. E infelizmente a empresas não facilita a vida de quem é mãe. E o casal deve enfrentar uma difícil decisão; voltar os dois ao trabalho ou apenas o pai?
Se já é difícil sobreviver e prosperar com o casal ganhando o equivalente a 2 salário, imagine viver com um único salário e ainda com uma criança pequena.
Essa é a realidade de muitos brasileiros.Muitas vezes uma gravidez não planejada toma a decisão pelo casal, mas também tem aqueles que planejam ter um filho mesmo que a mãe tenha que abrir mão da sua renda.
Nesse artigo não tem uma receita milagrosa que vai te ajudar a sobreviver e prosperar com uma única renda familiar, mas eu acredito que você não deve abrir mão dos seus sonhos,então veja as dicas de quem acredita que é possível sobreviver e prosperar com uma única renda familiar;
Viva uma renda enquanto ainda ganha duas
Quanto mais cedo você começar a se planejar para ter seus filhos, mais tempo terá para juntar dinheiro e mais tempo terá para desenvolver bons hábitos e aprender a viver um estilo de vida que se encaixe em uma renda.
Aprenda a viver com uma renda enquanto os dois ainda trabalham. O problema é muitos caem na tentação de querer gastar com algo supérfluo, pois depois da chegada dos filhos não poderam fazer isso com frequencia.
Esse dinheiro que você vai juntar nesse período servirá para cobrir despesas inesperadas quando a única renda da família não for capaz de cobrir.
Use um orçamento para rastrear receitas e despesas
Quanto menos dinheiro você tem ,mais terá que se planejar para não deixar de comprar o necessário para comprar supérfluos.
Mais do que nunca cada centavo conta!
Monitorar receitas e despesas pode ser chato, mas é indispensável para quem precisa viver dentro da sua realidade financeira.
Posso parecer repetitiva, principalmente se você já leu outros artigos do Finanças Real,mas usar um orçamento é uma forma de analisar cada gasto em um mês e saber se esse mesmo gasto será necessário no mês seguinte ou se esse mês teve gasto não previsto no orçamento.
Meu orçamento é feito de maneira simples em uma caderneta, assim posso sempre ver minhas despesas e me controlar quando surge algo para comprar.
Para prosperar com uma renda única na família é preciso colocar uma porcentagem mesmo que pequena como objetivos financeiros.Com esse dinheiro você vai guardar para comprar à vista um móvel que precisa ser substituído, planejar uma viagem em família,fazer um curso,enfim, planejar suas despesas maior do que sua renda familiar.
Atrasar suas grandes compras
Não é fácil ver nossos amigos viajando, comprando móveis novos,comprando um meio de transporte enquanto os móveis da nossa casa estão caindo aos pedaços de tão velhos,utilizando o transporte público correndo o risco de perder o celular parcelado em 12 vezes e ficando em casa todos os finais de semana por que não tem dinheiro para sair.
A realidade é que você não precisa se sentir mal por uma escolha que você fez.Se você fizer o mesmo que seus amigos poderá contrair dívidas ou acabar com toda sua reserva financeira.
Você não precisa ser igual a todo mundo! Se você é feliz com a vida que escolheu seja você mesma e nunca tente seguir seus amigos.
Ter um carro é como ter um filho, as despesas aumentam e gastos inesperados também, por isso atrase as grandes compras até que você possa trabalhar novamente.
Eu também pensaria bastante sobre cada móvel que você tem na sua casa. As coisas que são fabricadas hoje não duram mais do que 3 anos. Se você comprar um móvel quando ele acabar você ficará tentado a comprar um novo para substituir.
O problema de viver com apenas uma renda é que seus móveis podem se desgastar todos de uma vez e você se sentir frustrado por não conseguir substituir.
Encontre outras maneiras de economizar dinheiro
Viver com uma única renda familiar só é possível quando sabemos nossas prioridades, planejamos com antecedência e aprendemos maneiras de economizar.
Aqui está algumas maneiras de economizar vivendo com uma única renda familiar;
- Planeje suas refeições fazendo um cardápio, lista e pesquisando os preços nos locais mais próximo da sua casa.
- Defina um teto para os gastos variáveis
- Tenha cartão de crédito sem anuidade e com programa de pontos
- As contas digitais facilita sua vida em termos de burocracia, economia de tempo e dinheiro.
- Use os pontos do cartão de crédito para comprar mantimentos e outras coisas necessárias.
- Se for fazer compras online use os sites de cupom de desconto e cashback
- Sua moradia deve ser bem localizada e de preferência pequena para pagar menos aluguel e diminuir os custos com transporte.
- Aproveite os locais públicos para momentos de lazer e diversão com sua família
- Aprenda a fazer tudo com suas próprias mãos
- Tenha amigos que não se importe em trocar alguns serviços e emprestar coisas que você não tem
Encontre algo para fazer com pouco tempo e sem custos
Quando comecei esse blog, eu estava vivendo uma situação pior do que viver uma única renda familiar.
Vivíamos da nossa reserva financeira há mais de 6 meses, meu marido desempregado, tentando ganhar a vida honestamente como ajudante de pedreiro e encontrando pessoas desonestas em nosso caminho.
Foi aí que comecei esse blog. Eu descobrir no meio das minhas pesquisas de como ganhar dinheiro em casa que daria para ganhar dinheiro com um blog.
Ganhar dinheiro com blogs não é fácil ,requer muito tempo e dedicação, mas dar para fazer meus próprios horários.
Meu objetivo era ganhar algum dinheiro até que minha filha completasse 12 anos, mas eu conseguir em 1 ano e 6 meses começar a ganhar dinheiro.
Todos os blogs que eu lia,falava que um blog dava retorno depois do terceiro ano ativo.
Se você não gosta de escrever, ainda assim existem outras coisas que você pode fazer para ganhar algum dinheiro sem deixar seus filhos com outras pessoas e sem ter que sair da sua casa.
Alguns exemplos;
- Responder pesquisas
- Editar vídeos
- Cuidar de crianças dos seus amigos
- Dar aulas particulares
- Hospedar um cachorro
Conclusão;
Não é uma decisão fácil viver com uma única renda familiar. A boa notícia é que isso não precisa ser para sempre.
Depois de um tempo você consegue encontrar um equilíbrio e economizar se torna natural.
Sabemos que um dia os filhos vão crescer e não vão mais precisar dos seus cuidados, então pense nisso e comece a se preparar quando esse dia chegar.
Você estará preparado para o mercado de trabalho? Fez cursos para se manter atualizado?Tem uma boa rede de contatos que podem te ajudar a encontrar um emprego?