Os 5 vilões de um orçamento baixa renda

vilões do orçamento

Manter o orçamento mensal sob controle não é algo tão fácil, na verdade existem diversos fatores que podem atrapalhar esse processo de controle orçamentário. 

Algumas despesas colocam em risco o melhor plano financeiro criado pelo melhor planejador financeiro. Aqui  vou listar cinco gastos que podem ser os vilões do seu orçamento familiar.

Os vilões de um orçamento não são os mesmo para todas as classes sociais, isso acontece porque quanto mais renda a pessoa tem menos ela precisa se preocupar com o básico e os vilões de um orçamento para quem ganha pouco está no básico ou no essencial para sobreviver.

Já para quem tem renda maior, os vilões do orçamento podem atrapalhar os planos de trocar de carro, de comprar uma casa maior, de aumentar o patrimônio mês após mês ou pode fazer com que a pessoa diminua seu padrão de vida.

Nesse artigo vamos nos concentrar nos vilões de orçamento de uma família de baixa renda, ok?

Pequenos gastos

Como são compras de centavos acabam passando despercebidos, mas pode descontrolar o orçamento quando somado todos os pequenos gastos.

São gastos invisíveis e por serem de pequenos valores a compra ou o gasto cabe no bolso por ser barato e vai acabando com teu salário lentamente e quando você vem perceber já é tarde demais e já está faltando dinheiro para pagar outras despesas.

Exemplo de pequenos gastos:

  • Balas e outras guloseimas
  • A gorjeta que você dar no sinal, para o garçom do restaurante ou esmola para o mendigo.
  • Juros e multa nas contas de consumo quando você paga atrasado
  • Tarifas de transferência bancária, saques e outros
  • Centavos a mais nas contas de consumo por desperdício
  • A comida que estraga na geladeira
  • Assinatura de jogos e outros aplicativos que custam menos R$10,00
  • Frete e taxa de entrega
  • Vícios (bebidas,cigarro e tudo em excesso)

A solução para acabar com esse vilão do orçamento  não é ficar muquirana e deixar de consumir pequenos gastos. O que você pode fazer é pagar as contas em dia para evitar pagar juros, procurar por conta digital gratuita para não pagar tarifa, evitar todo e qualquer tipo de desperdício e para as guloseimas e gorjetas você pode definir um valor mensal que pode gastar sem desequilibrar o orçamento.

Cartão de crédito 

O cartão de crédito pode ser um mocinho, mas se você não souber como usá-lo ele destruirá sua vida financeira.

O que faz o cartão de crédito ser um vilão?

  • Compras não planejadas
  • Limite maior do que a renda
  • Múltiplas compras parceladas, ou seja, compra de um mês consumindo o orçamento de outros meses.
  • Não pagar a fatura até a data de vencimento
  • Optar pelo pagamento mínimo ou parcelamento da fatura

Para que você não sofra com o cartão de crédito, mantenha a fatura sempre em dia, pois assim evitará juros por atraso. 

Outro fator muito importante é nunca, ou pelo menos quase nunca, pagar o mínimo da fatura do cartão, essa certamente é a forma mais rápida de ir parar no SPC e SERASA. Se você acha que não vai conseguir pagar a fatura, vá até a financeira e tente realizar um parcelamento.

Tarifas e juros bancários

Os serviços bancários estão aí para nos ajudar a cuidar do nosso dinheiro, o problema é que por falta de conhecimento muitas pessoas acabam pagando tarifas e juros que poderiam ser evitado.

Tem muita gente que tem medo de deixar dinheiro em uma conta corrente por que elas acreditam que o banco come o dinheiro. Não é certo dizer que o banco come o dinheiro, mas ele desconta o valor da mensalidade que a maioria das contas correntes cobram.

Essa mensalidade é um valor que você paga para poder fazer algumas transações como transferência para outros bancos, saques nos caixas eletrônicos e extrato mensal. Só que nos bancos que cobram essa mensalidade você não pode fazer essas transações várias vezes ao mês. Tem uma quantidade limitada e você pode estourar esse limite.

E o banco não vai te avisar quanto você pode fazer de transações e nem quando você estourar seu limite porque cada transação tem um custo extra e é assim que a conta corrente come seu dinheiro.

 É você que tem que ler o contrato da sua conta bancária e verificar seus extratos para saber o valor da transação extra.

E tem mais! As tarifas e juros bancários não se resumem a conta corrente. Existem muitas outras formas de dar o seu pouco dinheiro para o banco, como é o caso de quando você atrasa o pagamento de uma fatura ou esquece de pagar a conta de luz.

No caso de uma fatura os juros podem chegar a 19% ao mês sobre o valor total da fatura, além disso é cobrado multa por cada dia de atraso, IOF mensal e IOF diário. 

Por falar em fatura de cartão tem muita gente que ainda paga anuidade de cartão de crédito sendo baixa renda. Às vezes a pessoa nem liga porque é tipo R$ 9,90 ou seja um gasto de pequeno valor. Às vezes a pessoa não sabe que existem cartões sem anuidade e com outros benefícios.

Desperdício de consumo (Água, Energia e comida)

Quem não quer se responsabilizar pela suas finanças culpam a inflação pelo aumento na conta de luz, água e alimentação, mas a verdade é muitas pessoas praticam maus hábitos e desperdiçam energia elétrica, água e alimentação, tanto a comida pronta quanto antes do preparo comprando em grandes quantidades e deixando o alimento estragar antes de consumi-lo.

Sem dúvida, desperdício de consumo é uma forma de jogar dinheiro no lixo e não é uma boa ação jogar seus poucos recursos no lixo.

Alimentação

Como estamos falando sobre vilões de um orçamento, não poderia faltar os gastos com alimentação e não estou falando somente nas compras de supermercado.

Muita gente utiliza a comida para fugir de seus problemas. Tem gente que come porque está feliz, tem quem coma para ficar feliz e tem quem saia para comer como forma de lazer.

Existem aquelas pessoas que comem por que sentem fome e existem aquelas que comem por desejo.

Se os gastos com alimentação estão fora do controle e estão consumindo seu orçamento você precisará tomar algumas atitudes, contudo tenho que ressaltar para não ser radical. Não é para parar de fazer algo que você gosta para economizar, o objetivo é encontrar o equilíbrio, ou seja, manter gastos com alimentação que te dar prazer, mas de forma moderada.

Se você pedir delivery 3 vezes por semana diminui para 1 vez, se você gosta de sair com sua galera para um rodízio todo final de semana tente diminuir para dois finais de semana no mês, assim você mantém seu programa de fim de semana e diminui os gastos com alimentação.

Além disso, você pode definir teto de gastos com alimentação fora de casa e refletir sobre desejo e necessidade quando for ao supermercado ou sair para comer.

vilões de um orçamento baixa renda

Conclusão:

Agora que você conhece os gastos que te fazem sair do orçamento, é hora de pensar em como economizar nessas categorias. Como falei no início, os vilões de um orçamento de baixa renda em sua maioria são gastos essenciais para a sobrevivência, por isso nem sempre será possível cortar totalmente do orçamento.

O plano para acabar com esses vilões passa por reajuste de orçamento, teto de gasto, substituição e diminuição de consumo ou frequência de consumo.

Vídeo sugerido: