8 Dicas para poupar dinheiro para viver bem e realizar sonhos

poupar dinheiro para viver

Algo que me pedem bastante é dicas para poupar dinheiro para viver com equilíbrio financeiro e realizar sonhos.

Gosto muito de compartilhar minhas melhores dicas para economizar dinheiro por que é algo que faço na minha vida pessoal. 

Economizo para ter mais dinheiro para meus objetivos, e isso é muito natural na minha rotina, mas vejo que muitas pessoas ainda têm dificuldade de economizar.

Economizar dinheiro não é sobre sacrificar tudo o que você mais ama para viver uma vida simples e restrita. economizar é sobre fazer boas escolhas, priorizar o que é importante e evitar desperdiçar seus recurso.

Vamos então para as dicas para poupar dinheiro  para viver que separei para o artigo de hoje:

1. Automação é vida

Com a automação você consegue economizar tempo, economizar dinheiro e criar um bons hábitos financeiros.

Automatizando suas contas, você para de pagar boletos atrasados e para de ficar pagando juros à toa, automatizando seus investimentos, você cria o hábito de investir mensalmente sem precisar fazer isso todos os meses e ainda acaba com a famosa desculpa de que nunca sobra dinheiro para investir.

Qualquer pessoa vivendo com qualquer renda pode automatizar seus investimentos e suas contas. As contas digitais estão facilitando todo esse processo , e você não precisa nem mesmo sair de casa para abrir sua conta digital.

A melhor época para plantar um carvalho foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora. Se você tem 30, 40, 50 ou 60 anos, nunca é tarde para assumir o controle do seu futuro financeiro. Veja a dica número 1 sobre como começar.

2. Negocie suas contas fixas

Nunca é tarde para começar a cuidar melhor das suas finanças. E o melhor momento para fazer isso é agora!

Se você parou para ler esse artigo, é por que tem algum objetivo em mente.Eu te desafio a tirar um dia para negociar todas as suas contas; internet, aluguel, tv a cabo , cartões de crédito com anuidade, contas correntes…

As contas como internet, tv a cabo, cartões de crédito… é possível conseguir uma redução quando você liga falando que quer cancelar. Para não te perder, eles vão te oferecer uma proposta de um plano menor ou até mesmo inserção.

No caso do aluguel, talvez o dono do aluguel te veja como um bom inquilino e aceite  não subir o aluguel quando houver reajuste. Ter um bom relacionamento com o dono da casa pode ajudar com isso

3. Lealdade sempre ao seu bolso

Comprar sempre na mesma loja , ter o mesmo cartão de crédito há anos, ter a mesma conta no banco X… Tudo isso pode te fazer economizar muito dinheiro, isso acontece porque lojas, empresas de cartões de crédito tendem a oferecer ofertas e descontos para clientes de longa data. O problema é que nem todas as lojas, operadoras de cartões oferece esses benefícios.

E como você tem medo de mudanças, acaba ficando com o mesmo cartão, comprando na mesma loja por anos sem ganhar nenhum benefício.

Não seja fiel a loja, a cartão de crédito, a bancos… principalmente se você não ganha nenhum benefício.

Hoje, existem a concorrência que dar o devido valor ao seu dinheiro e você sempre pode contar com eles para economizar mais dinheiro.

4. Estime suas receitas e despesas futuras.

Para manter o equilíbrio financeiro é preciso entender quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai todo mês. E por mais que isso seja chato, não dá para fugir disso!

Somente depois de saber por onde anda o dinheiro é que será possível traçar um plano para o mês seguinte.

É aí que entra o orçamento!

Aqui estão várias maneiras de fazer o orçamento.

1) Orçamento com base zero .

 Cada Real é contabilizado e anotado antes do início do mês. Cada categoria tem um limite e, uma vez atingido esse limite, os gastos param. Conheço várias pessoas que usam esse sistema e parece funcionar para elas. As pessoas que usam o ‘sistema de envelopes’ estão trabalhando com um orçamento baseado em zero.

2) Orçamento flexível .

O orçamento flexível é semelhante ao orçamento baseado em zero, exceto que as categorias são mais flexíveis. O dinheiro gasto é para qualquer categoria que você escolher. O valor total para gastar dinheiro é fixo, mas há uma grande flexibilidade em como o valor é gasto. Em um mês, você pode comer mais e gastar menos em roupas. No próximo você pode comprar mais presentes e gastar menos em compras. É sua escolha mês a mês como esse valor fixo é gasto. Com um orçamento flexível, você ainda precisa acompanhar seus gastos para saber quanto dinheiro resta a cada mês.

3) Orçamento reverso .

O orçamento reverso é super simples. Você se paga primeiro. Você vive do resto. Você evita a dívida do consumidor.

“Orçamento é como dieta. Você precisa encontrar o tipo certo para sua personalidade ou não funciona bem”.

5. Desenvolva uma mentalidade empreendedora.

Se você está conformado em viver com um salário mínimo, nunca conseguir realizar um sonho, viver com sufoco financeiro todos os meses, então não precisa ter uma mentalidade empreendedora.

Agora se você está cansado de ficar contando moedas para comprar o básico todos os meses, é preciso pensar além do seu trabalho.

Todos que tenham saúde pode desenvolver um trabalho extra para aumentar sua renda e conseguir ter mais conforto e melhor qualidade de vida.

Inicie um negócio extra sem esperar a carreira ideal cair no seu colo ou receber uma promoção do seu chefe.

6. Esteja bem localizado

Morando próximo  do seu trabalho você consegue economizar com transporte, mas é importante também morar próximo a escola do seu filho, supermercado…

Muitas vezes vale muito mais a pena pagar um aluguel mais caro para morar em uma localização segura e próxima de tudo. Mas é preciso saber como calcular esse tipo de economia.

Morar próximo do trabalho também pode ser legal para economizar com refeições.

7. Economia compartilhada

A economia compartilhada está ganhando cada vez mais espaço. Eu mesma sou adepta desse tipo de economia e vejo vários benefícios para usá-las, a melhor delas é dar vida longa ao dinheiro do seu bolso.

Carros, casas, garagem,roupas, brinquedos…

Esse tipo de economia consiste em movimentar algo que está parado, espaços vazios e fazer uma boa economia ou colocar dinheiro no seu bolso.

Se você mora em um condomínio que tem 2 espaços para seu carro e você só tem um, você pode alugar o outro espaço.

Aquela pessoa que tem uma casa enorme com vários quartos pode ganhar dinheiro alugando esse quarto.

Outro coisa que você pode utilizar para colocar dinheiro no seu bolso são os carros. Se você tem um, existem aplicativos onde você encontra passageiros.

Recentemente comecei a utilizar um site para compartilhar meus serviços favoritos e estou amando. Netflix, office 365, youtuber premium, spotify… Nesse site, consigo dividir as mensalidades com até 4 pessoas.

8. Gastar com coisas que você gosta.

Para um orçamento ser bem equilibrado, você precisa separar uma porcentagem para gastar com o que você quiser sem culpa e sem explicar  para ninguém.

Blogs como o finanças real, sugere vários cortes no orçamento para economizar dinheiro, mas você não precisa seguir a risca tudo o que sugerimos.

 Nossa sugestão é baseado  em algo que não é necessidade básica, mas não sabemos  das suas prioridades, dos seus objetivos e do que é importante para você.

Economize nas coisas que não vai fazer falta na sua vida e gaste com coisas que te faz feliz, desde que você mantenha um equilíbrio e que tenha uma reserva para seus objetivos.