O que são LCI e LCA
LCI e LCA já ouviu falar? Parecem siglas de elementos químicos, mas não são. Tratam-se de formas de investimentos bem rentáveis. Aqui vamos te explicar para servem, e como funcionam.
LCI e LCA são aplicações em renda fixa que tem características bem conservadoras, mas rendem melhor que a caderneta de poupança. Vejamos o que cada um significa.
Entenda o que é LCI
Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um título de renda fixa emitido por instituições bancárias, que são revertidos para ações no ramo imobiliário. Quem investe no LCI pode escolher as opções de rentabilidade pré ou pós-fixada.
E o que é LCA?
A Letra de Crédito do Agronegócio consiste num título semelhante ao LCI, porém os valores investidos serão usados em atividades do agronegócio.
Também é aberto ao investidor escolher entre a atualização de seus valores com taxas de juros já conhecidas no início do contrato (pré-fixada), ou deixará o investimento se desenvolver de acordo com as taxas flutuantes.
Se LCI e LCA são investimentos tão parecidos, o que deve lhe orientar na escolha entre os dois?
Basicamente deve escolher o título que estiver rendendo melhor. Mas, se tiver outros investimentos no setor imobiliário ou agronegócio, também serão decisivos na sua opção.
Como investir em LCI ou LCA?
Os títulos de LCI e LCA podem ser encontrados em bancos e corretoras. Mas, no caso das instituições bancárias, só oferecem letras próprias. Apenas as corretoras é que disponibilizam títulos de vários bancos.
Escolhido onde irá adquirir o LCI ou LCA, saiba que esses títulos são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que garantem investimentos de até R$ 250 mil.
Para seguir um passo a passo:
1 – Precisará abrir uma conta
2 – Depois transferir o dinheiro para o banco ou corretora
3 – Estude onde será melhor investido seu dinheiro, se no LCI ou LCA
4 – Realize simulações (existem softwares que ajudam nesse ponto)
5 – Após decidir, libere a compra dos títulos
Conheça algumas vantagens e desvantagens do LCI e LCA
Vejamos quais são as vantagens do LCI e LCA:
- Estão ligados a pontos importantes da economia brasileira, que sempre recebem atenção do mercado. Isso garante muito dinheiro circulando;
- As letras têm risco mínimo, similar a poupança, por exemplo;
- Isento da cobrança de Imposto de Renda
- Boa rentabilidade
Existem desvantagens? Algumas, confira quais são:
- Carência para resgate – só poderá retirar os lucros, depois de completar o período combinado em contrato;
- Se antecipar a liquidez do título poderá ter prejuízos, por isto é importante cumprir os prazos acertados;
- Ainda sobre os riscos, como LCI e LCA são vinculados a bancos, a possibilidade de algum eventual problema é com a quebra da instituição, o que é totalmente inconcebível nos cenários atuais.
Conhecidas as formas de como investir, e vantagens e desvantagens, agora é partir para ganhar mais dinheiro. Porém, se ainda restam dúvidas, vale conversar com o analista de sua conta bancária, ou consultar um corretor. Nenhum investimento deve ser realizado sem convicção. Mas, logo entenderá que o LCI e LCA é seguro e rentável.