O que são fundos multimercados
O que é fundo multimercado?
O fundo multimercado como o próprio nome indica é a soma da interação de outros mercados de investimentos. E veremos que esse é seu grande diferencial. Fique conosco até o final para saber mais dessa ótima forma de ganhar dinheiro.
Por definição o fundo multimercado é um formato de investimento que está liberado a investir em diferentes frentes da especulação financeira. Ele pode movimentar ativos para compra de ações, transações com o dólar, títulos de renda fixa e outros. Ou seja, ele pode escolher o investimento que rende mais no momento. Vamos conhecer suas vantagens a seguir.
Benefícios do fundo multimercado
Veja os principais benefícios que os investidores que escolhem o fundo multimercado alcançam:
1 – Potencializar recursos – o gestor do fundo para alcançar melhores resultados poderá utilizar um valor acima do que inicialmente foi investido por aqueles que escolheram o fundo. Assim consegue “alavancar” os números.
2 – Alcance de investimentos – o fundo multimercado é liberado pelos reguladores financeiro a buscar as mais diferentes oportunidades de negócio, para aplicar recursos e ganhar mais.
3 – Várias estratégias – quem gerir um fundo multimercado pode mudar sua estratégia de investimento de acordo com a situação financeira do país e do mundo. Existem algumas estratégias específicas, vamos conhece-las a seguir.
Estratégias de multimercado
Conheça as estratégias utilizadas por gestores de fundos multimercados:
- Moedas – aqui o investimento é em renda fixa, no mercado cambial;
- Macro – a análise do quadro macroeconômico é que direciona o investimento, aqui o risco é que se num dia escolher ações, e no outro se definir por títulos do governo, as ações podem subir e deixar de ganhar. Essas mudanças contínuas de investimento podem atrapalhar;
- Long & Short – aqui o gestor do fundo sempre fica na posição neutra, e ganha no mercado de ações se elas baixarem ou subirem;
- Arbitragem – é a estratégia de menor ganho do fundo multimercado, porém é a de menor risco.
Existem riscos em se aplicar no fundo multimercado?
Mínimos. Ele não é diferente de qualquer outro investimento, tem riscos se houver uma crise econômica sem precedentes, que atinjam todas as frentes da economia. Porém, num ambiente normal, o fundo multimercado, na pior das hipóteses lhe dará uma rentabilidade baixa, mas conseguirá devolver o dinheiro investido.
Outro ponto que reduz o impacto dos riscos é que existem níveis de investidor: conservador, moderado e agressivo. Aí dependerá do seu perfil.
Dicas de fundo multimercado
A revista eletrônica InfoMoney listou 5 ótimos fundos multimercado que pode investir nesse ano de 2018, são eles:
- XP Macro FIM
- Mauá Macro FIC FIM
- Adam Strategy
- Kapitalo Kappa FIN
- XP Long Biased FIC FIM
Para ver a matéria na íntegra, clique aqui.
Sua aplicação inicial pode variar entre os valores de R$ 100,00 a R$ 50.000,00. Essas cifras recebem ótimos reajustes anuais, e podem ser liquidadas de acordo com os prazos estabelecidos em contrato, ou aguardar um prazo para que suas cotas se alterem em dinheiro para sua conta corrente.
Agora é só correr atrás de uma boa empresa gestora de fundo multimercado, e faturar um bom dinheiro. Bons investimentos e até a próxima.