O que é Renda Fixa e Renda variável
As pessoas que estão entrando agora no mundo dos investimentos sempre ouvem falar em renda fixa e renda variável. No entanto, elas pouco sabem sobre esses dois tipos de investimento e como eles são distinguidos entre si.
Foi pensando nessas pessoas que escrevemos este artigo que tem o intuito de definir o que é renda fixa, o que é renda variável e as diferenças entre esses dois tipos de investimento recorrentes no mundo dos investidores.
O que é renda fixa?
O investimento renda fixa se refere àquele investimento no qual a remuneração ou lucro já é sabido pelo investidor no momento em que ele o fará.
Isso implica que os investimentos de renda fixa sejam todos menos arriscados. Pode-se admitir que os investidores mais conservadores são os que optam por esse tipo de investimento e, inclusive, os investidores iniciantes.
Por ser mais fácil e requisitar de menos análise de mercado, muitas pessoas optam pela renda fixa, já que não há muito risco envolvido ou estudo para realizar esse investimento.
Contudo, é bom pensar que não existe investimento sem risco. A renda fixa não está isento de riscos, mas é muito improvável que haja algum calote ou perda de investimento.
Os títulos da dívida são os principais ativos da renda fixa. A ideia é que o investidor invista o dinheiro e então receba o direito de ganhar novamente esse capital com juros acrescidos.
Esse direito, contudo, pode ser contestado e pode acontecer um calote do banco emissor para com o investidor. É raro que isso aconteça, mas é uma possibilidade.
Mesmo que isso aconteça, no investimento renda fixa existe a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que permite que o investidor receba seu dinheiro investido em caso de falência da instituição na qual recebeu o dinheiro.
Podemos listar alguns investimentos que pertencem à renda fixa: títulos públicos, LCI, LCA, fundos de renda fixa e mais alguns outros.
Além de tudo isso, os ativos dessa categoria de investimento podem ser considerados pré-fixados ou pós-fixados. O primeiro se trata do investimento no qual já se sabe o quão rentável será o investimento antes mesmo de investir. Já o segundo pode variar sua rentabilidade, dependendo de algumas variáveis, ou seja, é um pouco mais arriscado.
O que é renda variável?
Se a renda fixa é acompanhada de uma rentabilidade conhecida antes do investimento, então a renda variável é o contrário.
A renda variável é um investimento onde a remuneração/lucro/rentabilidade não é sabida antes da aplicação. Eles são arriscados e ainda assim atraem muitos iniciantes que acreditam ganhar muito dinheiro em uma bolada só.
Como principal exemplo de investimento de renda variável podemos citar o famoso mercado de ações que nos remete aos indivíduos poderosos e ricos que dominam esse mercado – referência essa que atrai os iniciantes para a renda variável e os faz, infelizmente, perder uma boa parte do seu investimento por essa ilusão.
Nós podemos observar gráficos do mercado de ações e perceber que eles variam muito durante o dia, semana, mês e ano. O mercado está toda hora subindo e descendo, esperando para que alguns percam seu dinheiro por não saberem lidar com ele.
Apesar dessa fama de ser complicado e de engolir iniciantes, a renda variável não comporta apenas perdas de dinheiro. Muitos prosperam nela mesmo tendo um perfil mais conservador.
É claro que com o aumento do risco, vem o aumento da rentabilidade e do lucro. Ou seja, a renda fixa pode ser segura, mas não garante um retorno tão alto quanto a renda variável.
Os investimentos renda variável que são conhecidos são as ações, o câmbio e mais alguns outros.
- Ebook – Como Escolher a Melhor Ação
Principais diferenças entre renda fixa e renda variável
A renda fixa é aquele investimento em que se sabe a rentabilidade logo antes da aplicação do dinheiro. Ao contrário disso temos a renda variável, o investimento no qual a rentabilidade não se apresenta imediatamente e depende de circunstâncias dadas pelo mercado. Essa é a principal diferença entre renda fixa e renda variável.
Para iniciantes, recomenda-se o início de investimentos na renda fixa, deixando o dinheiro no CDB ou comprando títulos de dívida pública.
Para os mais experientes, a renda variável se mostra mais eficiente, mas mais arriscada. Por isso é necessário ter uma base para agir nesse mercado.
Em suma, os dois investimentos são escolhidos muito mais pelo perfil do investidor do que por critérios absolutos.