10 Lições Financeiras para compartilhar com seus amigos

Se você me acompanha ou acompanhou uma autoridade na área de finanças pessoais , pode parecer que está  sempre ouvindo as mesmas coisas. Como economizar, como investir, como gastar nosso dinheiro…

A verdade que batemos  sempre na mesma tecla para que isso entre na cabeça de alguém. 

Não  sei se esse é  o seu caso, mas tem algumas pessoas que apesar de ouvir sempre que o cartão de crédito  não é uma extensão do salário, continuam usando como se fosse.

E se isso já  entrou na sua cabeça,  você tem a missão de passar isso  adiante . Nada melhor do que presentear  um amigo com seu conhecimento sobre finanças  para que seu amigo possa viver uma vida financeira sem dívidas .

Não é fácil falar  sobre o que fazemos com nosso dinheiro, quanto economizamos, quanto gastamos e os erros tolos que cometemos. Mas essas são conversas que podem ajudar um ou outro a lidar com o dinheiro e as decisões complexas que todos enfrentamos.

Podemos começar compartilhando os tipos de dicas e truques que nos ajudaram a criar hábitos e habilidades financeiras ao longo da vida

Aqui está uma lista das minhas 10 principais lições financeiras para compartilhar com os amigos.

1. Evite dívidas no cartão de crédito 

licoes-financeira

Está  cada vez mais fácil  fazer um cartão de crédito,  e essa facilidade não é nada bom para quem não  consegue ter controle com esse dinheiro de plástico. 

Já  falei em outros artigos que não  sou boa com cartão de crédito e  por isso cancelei 3 cartões no último  ano e pretendo cancelar mais 2 no próximo  ano.

Se você  também concorda que deve evitar dívidas  no cartão de crédito compartilhe isso com seu amigo. 

Seu amigo pode não  ter educação financeira , e não  saber que o mínimo da fatura não  é tão mínimo quanto parece.

2. Acompanhe seus gastos

Muitas pessoas acham que ficar anotando tudo que ganham e tudo  que gastam é chato, por isso continuam sem saber o que faz seu dinheiro acabar antes do mês. 

Não  existe  outra maneira de saber onde estão  seus maiores e menores gastos se você  não criar o hábito de acompanhá -los. 

Sabendo o que fiz com meu dinheiro posso tomar melhores decisões financeiras para o mês  seguinte.

3. Automatize suas economias

Essa é  uma estratégia  poderosa para investir dinheiro. 

Você  prioriza suas metas , colocando no seu orçamento  como despesas fixa e automatiza suas economias. 

Dessa forma não  há desculpa para não  investir . Você não esquece de investir, você  não espera sobrar e você não perde tempo aplicando todos os meses.

Você  pode começar  automatizando 20 reais até  criar o hábito e ir reajustando  quando preferir.

4. Economize uma porcentagem de sua renda.

Todos nós temos sonhos e objetivos  que precisam de dinheiro para realizar.

Não  dá para tirar 10.000 para comprar um carro ganhando um salário  mínimo, mas dá para economizar uma porcentagem desse salário por mês  até conseguir o montante de 10.000

Vai demorar alguns  anos? Vai, mas se você  não começar a fazer isso hoje esperando ganhar na loteria vai demorar muito mais.

Cada centavo que você  guarda hoje te deixa mais próximo  de conseguir o que você quer.

Para acelerar  esse resultado, fazer renda extra é  super recomendado.

Para me não  importa se você  vai guardar 1% , 5% ou 10%. O que importa é  saber que você vai ser constante na porcentagem  que você escolher.

5. Invista com sabedoria

 A maneira mais inteligente de investir é  contribuir mensalmente sem encarecer cada operação. 

Alguns bancos  cobram para transferir dinheiro para a corretora, alguns investimentos  tem taxa de administração, colocar todo seu dinheiro em um único investimento não  é uma boa idéia. 

Hoje paga  tarifa de TED  quem quer, paga  taxa de administração quem não  quer aprender a cuidar do seu próprio dinheiro. 

  • EBook grátis Tesouro Direto

6. Negociar  é não perder dinheiro 

Não  aceite  a primeira proposta que te oferecer de redução da taxa de juros da suas dívidas,  não aceite pagar um plano de qualquer assinatura sem antes negociar um preço  menor.

Um não  você já  tem , agora vá  atrás do sim. 

Não  chegue em uma negociação fazendo  mil elogios aquilo que você quer, faça  cara de pouco interesse , de que tá achando tudo muito caro.

7. Evite comprar casa ou carro

Do ponto de vista  financeiro uma casa ou um carro não  é investimento, principalmente se você  está no estágio de acumular patrimônio. 

Você  pode sim ter uma casa ou um carro , desde que você  saiba o custo real para manter esses passivos financeiros.

8. Simplifique suas finanças

Para controlar  suas finanças encontre uma forma simples que funcione para você. 

Para investir você pode achar melhorar abrir conta em vários  bancos ou várias corretoras para aproveitar os benefícios de cada um, mas isso pode se tornar uma bagunça  na hora de guardar senhas…

Para não  perder a vontade de cuidar bem do seu dinheiro , quanto mais simples melhor.

9. Faça sua pesquisa

Antes de comprar qualquer coisa você  precisa fazer suas próprias pesquisas  para saber exatamente o que você quer que tenha o produto que você  deseja. 

É  importante saber o preço,  mas é importante saber também  o que você quer.

Se você  não souber o que procura , pode ser convencida pelo vendedor a levar ao similar e mais caro. 

Ele vai te convencer por que a comissão dele será  maior ,mas também ele acredita que é o melhor para você. 

10. Economize nas grandes coisas, gaste nas coisas que você gosta.

Cada centavo conta.  Não ignore os pequenos  gastos como tarifas bancárias, contas de telefone, lanches  na rua… Mas existem maneiras de economizar nas contas maiores.

A economia começa  na escolha de onde você  vai morar, o tamanho da casa… Um casa maior pode ter custos maiores, uma casa bem localizada pode te fazer economizar com transporte para o trabalho,  escola dos filhos, supermercado…

Se você  mudou sua vida financeira seguindo as dicas financeira  por que não compartilhar com seus amigos? Amigo de verdade quer o bem e está  presente em todos os momentos .