Financiamento de veículos vale a pena?
No Brasil os carros possuem um valor bem alto. Alto suficiente para dificultar a aquisição através do pagamento a vista.
Os brasileiros que possuem a renda equivalente a um salário mínimo, ou dois salários, dificilmente vão conseguir comprar um carro zero, mesmo sendo os populares.
O único jeito, possível, seria através de um financiamento, mas será que isso é uma boa? Ou melhor, não existe outra forma, é isso mesmo? Todos nós estamos condenados aos financiamentos?
Vamos responder cada pergunta dessas com calma, começando pelo mais importante…
Financiar é uma boa?
Depende! Se o financiamento for sem juros, então o mesmo vale a pena. Mas se o financiamento lhe cobrar juros, e juros altos, então esse financiamento não é uma boa. A solução para comprar o veículo, está vinculado ao preço e o custo de manutenção.
Vamos lá, ao invés de comprar um veículo mais novo e financiar o mesmo, procure um veículo mais antigo e com um preço melhor, desse modo você não vai precisar recorrer ao financiamento e poderá pagar pelo veículo a vista!
Ao encontrar tal veículo, leve o mesmo para uma mecânica (antes de comprar) e solicite uma análise do seu mecânico de confiança.
Se o profissional lhe der o aval para comprar o veículo, então pergunte ao mecânico qual seria o preço médio para manutenção do veículo.
Se o custo estiver barato, ou pelo menos, inferior à média do mercado, então você estará com um bom veículo. Lembrando que o mesmo deve estar 100% no momento da compra.
Também é de bom tom, avaliar o preço do IPVA do veículo e das licenças além do seguro DPVAT.
Com todos esses valores na mão, você poderá decidir se compra ou não.
Lógico que essa compra deve ocorrer à vista. Se o carro for adquirido em uma garagem de veículos usados, dificilmente o proprietário vai liberar um financiamento sem juros. Portanto a compra do veículo terá de ser a vista.
Não existe outra forma?
Espere por promoções. Exemplo vira e mexe alguma concessionária realiza promoções do tipo;
Entrada + 24 vezes sem juros!
Se você conseguir encontrar uma oportunidade assim, então vá conferir o automóvel. Faça uma análise do custo de manutenção, se o veículo vem com garantia, qual é o valor das manutenções periódicas realizadas na concessionária, quantos quilômetros o mesmo faz por litro, custo do IPVA e seguro do carro.
Existem ainda outras despesas que devem ser avaliadas, mas em grande parte, o interessado deve se ater a esses pontos.
E aí sim, temos um financiamento que vale a pena. Lembrando que o valor de entrada, para conseguir comprar sem juros, geralmente é equivalente a mais de 50% do valor do veículo.
Então comece a juntar dinheiro!
Todos nós estamos condenados a isso?
Hoje em dia, qualquer um sabe os valores praticados no exterior com relação ao preço dos veículos. Sem dúvidas, no Brasil os carros possuem um valor muito alto.
Como não existe muito que fazer com relação a isso, o correto e se adaptar. Procure veículos usados, e construa um patrimônio que possa oferecer conforto e segurança para conseguir adquirir um veículo compatível a sua renda.