Entrevista com Carol Sandler Do Finanças Feminina
E no mês em que se comemora o dia da mulher estou apresentando alguns artigos em homenagens a algumas mulheres guerreiras e empreendedoras que admiro.
Carol Sandler do Finanças Feminina aceitou responder algumas perguntas para essa humilde e iniciante empreendedora.
Quero agradecer mais uma vez a Carol Sandler que disponibilizou um pouco do seu tempo para me atender.
Você que é empreendedor ou que está começando a empreender como eu, leia essa entrevista até o final para você entender melhor a jornada dessa empreendedora.
Como surgiu o Finanças Feminina?
Carol Sandler – Eu montei o Finanças Feminina em 2012 . A ideia surgiu num jantar entre amigas em que todo mundo estava vendo o surgimento dos blogs de moda .E eu comecei numa crítica muito forte de como é que a gente pode ter todo conteúdo na internet para mulher sobre; moda, beleza, casamento e maternidade e não falar sobre outras questões com mais profundidade.
Eu sou jornalista, meu trabalho sempre foi com cobertura econômica, minhas duas amigas são economistas e então a gente pensou em fazer alguma coisa de finanças para mulheres.
O Inicio…
E aí realmente foi muita pesquisa para entender exatamente o que era esse mercado, o que já existia e se fazia sentido criar algo sobre isso no Brasil. E sim, faz todo sentido , porque primeiro os sites tradicionais de finanças pessoais tem uma audiência de 80% masculina.
O OCDE( Clube dos Desenvolvidos) tem uma recomendação de que haja uma iniciativa segmentada de educação financeira para que elas sejam eficazes.
Os dois públicos que mais tem necessidades são mulheres e crianças. Crianças pelos motivos óbvios e mulheres não só pelas barreiras estruturais, históricas da mulher com relação ao dinheiro, mas também pelo fato das mulheres serem multiplicadoras.
Quando a mulher aprende a lidar melhor com o dinheiro, ela leva isso para sua família, suas amigas, seus filhos e para a comunidade como um todo. Então é um trabalho muito forte, e eu me apaixonei, achei aqui minha vocação e comecei a montar o site.
O site foi ao ar no dia 30 de novembro de 2012. Desde então tem sido um trabalho muito forte de estruturar, de deixar nossos serviços e produtos claro e levar um conteúdo transformador para nossas leitoras.
É muito legal por que desde o começo eu recebo depoimentos de leitoras falando; “ Nossa ! como isso me ajudou a transformar a minha vida.” e isso é muito recompensador. O nosso trabalho no Finanças Feminina é um trabalho de missão.
E quando eu falo de missão, eu falo de toda nossa equipe. Hoje em dia eu tenho 6 colaboradoras fixas e além delas tenho alguns freelancers que fazem o trabalho de edição de vídeos, designer, tecnologia, então é realmente uma estrutura bem completa e super profissional.
O que você fazia antes?
Carol Sandler- Comecei minha carreira como repórter financeira, depois trabalhei um tempo com gestão de relações públicas de crise e depois com produção de conteúdo, mas sempre ligado ao mercado financeiro.
Quais os maiores desafios que você enfrentou no início?
Carol Sandler- Olha, se eu pensei em desistir, pensei muito em desistir por que não é fácil, a gente tem uma história de 5 anos, com altos e baixos com as dificuldades de se estabelecer como produtoras de conteúdo, como site independente num mercado em crise, o Brasil em crise e ao mesmo tempo com muitas vitórias e muitas derrotas.
Para a gente chegar onde chegou, precisamos ralar muito, ouvir muitos não, ter uma dificuldade com clientes no momento da crise financeira. Eu precisei realmente reinventar o meu negócio, mas a gente nunca desistia, eu nunca deixei de ver o potencial do Finanças Feminina.
Eu ouvi hoje uma frase que falava; “Quando você está cansada, você não desiste, você descansa.” Então é bem isso que tenho feito ao longo do tempo, e agora não tenho tido tempo de descansar e nem vontade de desistir, por que eu sinto que depois de 5 anos trabalhando nisso o negócio realmente começou a ganhar uma atração e estamos crescendo de uma forma que eu não poderia ter sonhado por mais que eu tenha feito um planejamento estratégico.
Hoje o nosso crescimento é algo que me traz muita alegria.
Em algum momento pensou em desistir?
Carol Sandler- Nossa! Todo tipo de dificuldade! Como eu vou montar uma equipe, como é que vou achar pessoas que possam está engajada com nossa causa, como construir uma rede de parceiros, como convencer as leitoras que este assunto é importante por que no começo o que eu mais ouvia era; “ eu não preciso disso, eu tenho alguém que cuida do meu dinheiro para mim, meu marido cuida, meu pai cuida, meu irmão cuida.”
E para mudar essa mentalidade tem sido um trabalho de formiguinha, bem ao longo do tempo mesmo todos os dias. E hoje eu consigo ver como isso mudou porque hoje a frase que mais ouço é; “Ah, eu preciso disso”.Então, a gente teve uma mudança de comportamento também muito grande e que eu gosto de pensar que nós, do finanças feminina estamos fazendo nossa parte para isso.
Primeiras Vitórias
Com relação às primeiras vitórias, foram tantas, realmente é um trabalho de formiguinha.
Um marco muito importante foi o lançamento do meu primeiro livro e que foi no mesmo momento que o finanças feminina foi para o UOL, foi uma parceria dos sonhos, que durou 3 anos e que trouxe muita coisa boa pra gente essa exposição, que foi muito especial.
Uma outra vitória foi o lançamento do meu segundo livro, agora o lançamento do cartão. Para a gente é muito recompensador ter um produto físico para oferecer para nossas leitoras como uma ferramenta.
Agora a gente entrou na Claudia. Estamos indo para um portal que tem muita audiência feminina super forte. E a última vitória incrível que a gente teve foi quando eu recebi o convite para ter um quadro no programa super poderosas da band diário, em que eu vou levar o nosso conteudo de educação financeira pra tv, para levar isso para mulheres do brasil a fora. Não mais só internet e levar para cada vez mais mulheres.
No início teve muita derrota, teve muito não, mas agora a gente tem um volume de vitória muito especial.
Qual o principal objetivo do Finanças Feminina?
Carol Sandler-O nosso principal objetivo é empoderar as mulheres brasileiras para terem sua independência financeira, sua independência econômica e poderem bancar suas escolhas. É um trabalho de missão mesmo, tudo o que a gente faz vai para essa direção.
Você precisou investir?
Carol Sandler-Eu precisei investir sim, precisei investir um dinheiro meu no finanças feminina e também precisei ter um dinheiro guardado para garantir que teria como pagar minhas contas até o negócio virar.
Empreender não é fácil, tem que ter um dinheiro guardado por que se não você pode acabar morrendo na praia enquanto o negócio não começa a faturar.
O Finanças Feminina foi pensado desde o início como um negócio, foi feito um planejamento financeiro, um planejamento estratégico para garantir um começo direito e durar e começar a crescer.
Alguma dica para quem tá começando a empreender?
Carol Sandler-Para quem tá começando a empreender tem que separar um dinheiro para pagar as contas antes de começar por que às vezes o negócio demora para começar a faturar.
Tem que ter um planejamento estratégico, tem que fazer um planejamento financeiro, tem que fazer as coisas com muito preparo por que às vezes não é só paixão ,você tem que saber muito bem aonde quer chegar para conseguir construir isso.
Planos para o Futuro
Os meus planos para o futuro foram totalmente atropelados no momento em que eu recebi o convite para participar do super poderosas por que eu não imaginava ter uma presença em TV em tão pouco tempo.
Eu imaginava que seria algo que demoraria um pouco mais para acontecer, então agora eu estou tendo que rever todo meu planejamento estratégico por que tem muita coisa que começou a acontecer antes do que eu imaginava e que tem sido uma surpresa muito boa.
Então nesse momento o nosso foco é consolidar ainda mais o finanças feminina, estruturar bem a operação do cartão de crédito, cuidar bem do meu quadro no superpoderosas por que eu acho que tem um potencial de trazer muitas mulheres pro negocio .
Daqui há uns 6 meses eu vou poder te responder melhor para onde a gente vai por que nesse momento estou focada em garantir que tudo que tá rolando vai ser muito bem conduzida trabalhado e apresentado para nossas leitoras e para os nossos parceiros.
Fico muito feliz de está conseguindo crescer e levar todos esses projetos novos para nossos parceiros e para nossas leitoras.
Siga Carol Sandler nas redes sociais;