O que fazer para sair da crise financeira em 2020 ( Minha experiência pessoal)

A crise financeira chegou com tudo na minha casa, assim como ela se instalou na casa de muitos brasileiros nos últimos anos.

Nesse artigo eu não vou falar sobre o que você deve fazer para sair da crise em 2020, mas eu vou contar o que eu fiz para sair da crise financeira de 2016 a 2018.

Em 2016 meu marido, que é a pessoa que paga nossas contas, ficou desempregado. De 2016 até 2018 não foi nada fácil.

Entretanto, não pensem vocês que cruzei os braços e esperei a solução cair do céu na minha cabeça. Aliás essa é uma dica valiosa para quem quer sair de uma crise financeira.

Como eu me preparei para a crise

Ninguém deseja está numa situação difícil, por isso quase ninguém se prepara para passar por uma crise, mas há pouco tempo passei por outro problema, que se eu não fosse precavida de dinheiro teria sido mais complicado.

Ter uma reserva financeira foi indispensável para nos socorrer em alguns momentos.

A minha reserva financeira foi formada por metade da rescisão trabalhista e enquanto o marido recebia o seguro desemprego, ao mesmo tempo ele fazia bico de servente.

O dinheiro do seguro, 70 % era destinado a reserva de emergência. Conseguirmos formar nossa reserva financeira equivalente a 12 salário do nosso custo de vida.

Controle e planejamento dos gastos

Sempre fui controlada, até quando estava de saída para a maternidade para dar a luz a Irys peguei meu bloco de notas e marquei o valor que ia gastar com o táxi, eu dizia; “filha, você pode esperar só mais um pouquinho enquanto anoto esse gasto?!”

A partir do momento que o marido foi demitido, já comecei a dar mais atenção para as finanças, organizar e ver onde poderíamos cortar gastos para reduzir nosso custo de vida.

Veja algumas coisas que cortamos;

Buscando novas alternativas

Meu marido, era Betoneiro. Não conseguiu nenhuma empresa que o contratasse,por isso a única alternativa foi continuar fazendo bicos como servente.

Só que aquele ditado que diz que uma desgraça nunca vem só é verdade, pois é, se já é difícil encontrar bicos de servente no verão imagine agora no período chuvoso.

Além das chuvas, que o impediu de trabalhar apareceu um problema na coluna do meu marido que o impediu de aceitar qualquer tipo de serviço.

E você Micileide?

Você deve está se perguntando se eu não faço nada.Bom,  além de cuidar da casa, da nossa filha , também tenho meu projeto online, que é , esse blog e o canal no youtube.

Hoje ganho dinheiro com meu blog suficiente para pagar as contas , mas no período de crise era zero de receitas.

Mesmo com meu projeto não dando lucro necessário para ter mais conforto pra minha família, não desisto dele, pois sei o quanto já evoluir.

Começar um blog usando wifi da vizinha, sem saber salvar uma foto no computador,sem 1 real no bolso é um desafio enorme.

Cada pessoa que me manda mensagem dizendo o quanto meu conteúdo está ajudando, me sinto muito feliz.

Mas talvez eu tenha ganhado dinheiro com o blog indiretamente, pois foi através do blog que conheci os cartões de crédito livre de anuidade e as contas digitais que me ajudaram a economizar um bom dinheiro.

Tenho ganhado muito conhecimento com o blog, pois é preciso estudar e pesquisar bastante para passar as informações corretas vocês.

Renda extra

Para completar a renda participo de pesquisas remuneradas, onde ganho dinheiro para dar minha opinião sobre produtos e serviços e uma delas é o site Toluna.

Eu também utilizei o recargapay para vender recargas de celular. Também fiz uma faxina aqui em casa e encontrei objetos para vender e completar nossa renda.

Veja o que encontrei;

  1. Livros
  2. Roupas adulto
  3. Roupas infantil
  4. Tênis
  5. Aparelho de dvd
  6. Ferro de passar
  7. Bolsa

Para divulgar coloquei fotos nos grupos de vendas das redes sociais e também uma placa na porta de casa. Toda semana montava um bazar frente a nossa casa.

Conclusão;

Hoje, nossa vida financeira está estável, sem dívidas e voltamos a realizar alguns objetivos.

O que eu gostaria de passar para vocês é que ter paciência, organização e o apoio da família é fundamental.

Espero que vendo meu exemplo vocês encontrem o seu caminho, seu modo de atuar nessa situação. Espero que vocês consigam sair da crise financeira em 2020 e que de alguma forma, meu conteúdo colabore com seu crescimento.

Enquanto isso não acontece continuo aqui lutando…