Como Sair do Cheque Especial; dicas simples e prática

como sair do cheque especial

Sair do cheque especial é desejo de muitas pessoas que começaram a utilizar essa forma de crédito, mas não conseguem parar. Separamos dicas fundamentais para te ajudar a ajustar suas finanças pessoais, acompanhe a seguir.

O cheque especial é um crédito aprovado que bancos oferecem a seus clientes correntistas. Ele é acionado, normalmente, quanto a conta não tem saldo necessário para cobrir as despesas. Esse limite é atualizado de acordo com a utilização e o tempo da conta. Sempre que usado, encargos (juros) são cobrados na data especificada para cobranças que o cliente acerta no momento da abertura da conta.

Suas taxas de juros não são das mais altas, porém, ao passo do descontrole, é às vezes será difícil para dinheiro na sua conta, é por isto que muitos querem sair do cheque especial. Mas, como fazer? Veja nossas dicas.

5 dicas para sair do cheque especial

Listamos ações que vão te ajudar a sair do cheque especial, são elas:

1 – Saiba o valor total da dívida – a primeira ação para deixar o cheque especial de lado é conhecer o tamanho de sua dívida. Então realizar simulações para quitar de forma antecipada, ou maneiras de parcelar o débito, devem ser consideradas.

2 – Diminuir o limite – para tornar menos tentador o uso do cheque especial, é interessante que reveja o valor que está disponível para você. Assim, evitará que seu orçamento fique quase todo retido no banco.

3 – Análise seus gastos – é possível que sempre precise usar o cheque especial por causa de descontrole em seus gastos. Então chegou a hora de levar tudo para ponta do lápis, e verificar onde está errando. Chame a família e analisem juntos o que podem cortar para que possa sair do cheque especial.

4 – Utilize a renda extra – precisará fazer alguns sacrifícios para se livrar do débito de seu cheque especial. Recomendamos que use o valor de suas férias ou décimo terceiro para pagar seu débito. Considere como um investimento, e que é o primeiro passo para uma vida nova, sem pressão dos juros bancários.

5 – Abra mão do patrimônio – se o seu débito do cheque especial foi extremamente alto, é possível que precise abrir mão de um veículo, ou imóvel que não esteja usando. Não é um ato desesperador, é apenas uma forma de não piorar mais sua situação financeira e de sua família.

Relacionado: Como funciona o saque especial do Sofisa Direto

Por que é importante quitar o débito do cheque especial?

Sair do cheque especial sem deixar um débito de grandes cifras, é a garantia que seu nome estará intacto na praça. E como estamos falando de instituições bancárias, estas acionam seus clientes judicialmente. Há depender do valor do débito, de uma maneira mais dolorosa, perderá parte de seu patrimônio. Então nada de ficar inadimplente!

Aprenda a investir em ações e fundos imobiliários com os especialistas da Levante. Clique aqui e tenha acesso a e-books e relatórios gratuito.

Calcule e economize

Calcular todas as suas despesas e receitas ainda é o melhor caminho para ajustar suas contas. Ter controle sobre tudo que é necessário para manter os gastos importantes para sua família é o que te ajudar a não cair nas armadilhas do cheque especial.

O ideal é que consiga fazer reservas, guardar dinheiro e não perder. Siga nossas dicas que conseguirá sair do cheque especial sem maiores transtornos financeiros.