Como funciona a fatura de um cartão de crédito
Você sabe como funciona a fatura de um cartão de crédito?
O que parece óbvio para você pode não ser óbvio para outras, por isso hoje eu explicarei melhor como funciona a fatura de um cartão de crédito.
É um assunto básico, mas tem gente que ainda não entende como funciona e que talvez por isso, entre para a lista de negativados logo após conseguir o primeiro cartão de crédito.
Ter um cartão de crédito é algo que facilita muito a nossa vida, mas se você não sabe como funciona um cartão de crédito é melhor não ter um até você aprender os termos básicos e necessário para utilizar da melhor forma.
Antes de ir conferir a playlist lá no canal sobre os melhores cartões de crédito sem anuidade veja esse artigo até o final para entender como a fatura funciona.
1.ª — O limite do seu cartão de crédito não faz parte do seu salário
A primeira coisa que você precisa entender é que cartão de crédito não é uma extensão do seu salário. Seu salário é a remuneração paga pelo seu patrão pelo serviço prestado e você pode fazer o que quiser com ele, já o limite do cartão de crédito é um dinheiro que o emissor do seu cartão te empresta pra você comprar algo hoje e pagar na data de vencimento.
Com o limite do seu cartão você pode comprar o que quiser, mas não pode fazer o que quiser porque o limite utilizado precisa ser pago no prazo se você quiser evitar problema.
Existem regras e compromissos que devem ser cumpridos entre o cliente e o emissor do cartão.
Quem emite cartões de crédito?
O emissor de um cartão de crédito pode ser um banco ou uma fintechs. Tanto os bancos como as fintechs tem autorização do Banco Central para emitir um cartão de crédito.
Antes de decidir se você terá um limite com eles, as empresas consultam o seu CPF para saber quais as chances de você ser um caloteiro. Mesmo que seu nome não esteja negativo, eles conseguem ver o seu histórico de consumidor e consegue saber se você costuma pagar suas contas em dias, se tem solicitado muitos cartões de crédito… A partir dai eles decidem se vão te dar um limite de crédito ou não.
Vale ressaltar que mesmo que você seja um bom pagador, que seu histórico de consumidor seja bom e que seu nome não esteja negativo, mesmo assim uma empresa ou banco pode negar um cartão de crédito para você.
O motivo de uma empresa te negar um limite de crédito nem sempre é sua, ok? Às vezes, o seu perfil não está na base de clientes que eles querem, muitas vezes eles podem estar com uma demanda de pedidos muito grande e talvez não consigam liberar limite para novos clientes.
Toda fatura tem uma data de vencimento.
Depois que você entender que o cartão de crédito não é uma extensão do seu salário, você precisa saber que toda fatura tem uma data de vencimento. Quem escolhe a data de vencimento é o cliente.
O emissor te dá algumas opções e você escolhe a melhor data pra você. Uma boa estratégia é escolher uma data próximo o dia que voce recebe seu salário, assim, você já paga logo a fatura e não gasta dinheiro com outras coisas.
Essa data de vencimento é a data limite que você precisa pagar todas as compras que você pagou durante o mês utilizando o cartão de crédito.
Ferramentas e serviços financeiros para economizar
A data de fechamento é o melhor dia para novas compras.
Além dessa data de vencimento, o emissor também disponibiliza uma data de fechamento da fatura que normalmente é 10 dias antes da data de vencimento, mas isso não é regra tá gente? Tem emissor de cartão que é 5 dias. Isso significa que se você comprar depois do fechamento da fatura, os valores só entrarão na fatura no próximo mês.
Vou te mostrar um exemplo:
Digamos que o vencimento do seu cartão seja no dia 10. E o emissor do seu cartão fecha a fatura no dia 01. Tudo o que você comprar após o dia 01 virá na fatura do mês seguinte.
Na prática, comprando na data de fechamento na fatura, você pode ter até 40 dias para pagar.
Compras á vista ou compras parceladas.
Na fatura do seu cartão pode ter compras à vista ou compras parceladas. Se você optar pelo pagamento à vista, o valor da compra será pago em uma única fatura. Agora, se você optar por parcelar uma compra, o valor total será dividido pela quantidade de parcelas escolhidas.
Por exemplo: você pode fazer uma compra no valor de R$1.000 e dividir em 5 vezes. Isso significa que nos próximos 5 meses será cobrado R$250 referente a cada parcela. E essa é uma das vantagens de ter um cartão de crédito que é poder comprar as coisas com um prazo maior.
Quando a fatura do seu cartão fechar o emissor somará todas as compras a vista e parceladas feitas a partir da data de fechamento de um mês até a data de fechamento do mês seguinte. O resultado dessa soma é o valor total que você terá que pagar.
O que acontece se você não pagar o valor total até a data de vencimento?
A maioria dos cartões de crédito oferece 3 formas de pagar a fatura: pagar o valor total, pagar o valor mínimo ou parcelar o valor total da fatura.
Atrasando o pagamento da fatura ou escolhendo outra forma de pagamento que não seja o valor total, incidirá sobre a fatura do mês seguinte juros e multas.
Além disso, o emissor do seu cartão pode negativar o seu nome caso nenhum valor seja pago a partir do primeiro dia de atraso. Na prática, as empresas esperam até 30 dias.
Se você puder pagar antecipado, antecipe, mas nunca atrase ou deixe de pagar a fatura do seu cartão de crédito.
Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos para alcançar mais pessoas!