5 dicas para escolher o cartão de crédito mais adequado ao seu perfil

como escolher o cartão de crédito

Com tantas opções de cartões de crédito está cada vez mais difícil escolher um cartão que atende as nossas necessidades, na dúvida e com a facilidade de fazer um cartão muitos acabam fazendo vários cartões ao mesmo tempo, e isso pode ser ruim para sua vida financeira.

No artigo de hoje vou te ajudar a escolher uma opção de cartão de crédito para seu perfil. Na verdade, passarei algumas dicas de informações que você deve pesquisar em um cartão de crédito para encontrar um bom aliado das suas finanças.

1º Pense bem se você precisa mesmo de um cartão e se o cartão de crédito é para seu perfil

Se você não tem controle sobre suas finanças, costuma pagar suas contas com atraso ter um cartão de crédito pode ser ruim para sua vida financeira. Um cartão pré-pago ou de débito será melhor para evitar o endividamento.

Se decidir ter um cartão de crédito precisa ter consciência que a fatura deve ser paga até a data de vencimento, caso contrário terá que pagar juros altíssimos para não ficar inadimplente.

2º Identifique suas reais necessidades

Não é porque seu amigo diz que um cartão é bom que você precisa correr para fazer. Às vezes o cartão atende as necessidades dele. Suas necessidades podem ser diferentes do seu amigo.

Algumas pessoas necessitam de um cartão para usar no dia a dia, outros usam para parcelar compras de valores altos e tem também aqueles que usam somente quando acaba o dinheiro do mês.

No caso de necessitar um cartão para fazer compras de valores altos parcelados escolha um cartão que já inicie com limites altos ou cartões que ofereçam limite diferente para compras à vista e outro para compras parceladas.

Para o caso de um cartão para o dia a dia, dependendo dos seus gastos você pode escolher um cartão com programa de recompensas.

E se você quer usar somente para pequenos imprevistos do mês, o programa de recompensa não será tão importante, talvez a anuidade gratuita já será um bom benefício.

Aprenda a investir na Bolsa de Valores com os especialistas da Levante. Toda semana um novo relatório gratuito com indicação de ações e FIIS para ter na carteira.

3º Confira gastos com anuidade e taxa de juros

Se você tem poucos gastos no cartão não vale a pena pagar anuidade mesmo que a anuidade seja baixa. Existem diversas opções de cartões de crédito sem anuidade.

Além da anuidade você deve observar as taxas de juros. Juros do crédito rotativo, juros de parcelamento pelo emissor, juros de parcelamento da fatura, juros para saques no crédito…

Compare os juros e escolha o cartão com as menores taxas se você tem um perfil de pouco gastos no cartão.

Você pode um dia precisar sacar dinheiro no crédito ou parcelar a fatura e se isso acontecer, pelo menos estará pagando taxas menores.

4º Programa de recompensa interessante para seu perfil

Os principais programas de recompensas por compras são milhas aéreas, pontos e cashback.

Para quem gosta de viajar, uma forma de economizar é tendo um cartão com milhas aéreas ou programa de pontos. Muitas vezes é mais vantajoso comprar passagens, hospedagens com milhas do que com dinheiro.

Mas não adianta ter um programa com milhas aéreas se seus gastos no cartão for, sei lá, 100 reais ou uma vez, ou outra fatura fechada em 500.

[Vídeo recomendado] Cartão de crédito com pontos ou cartão com Cashback? Qual é a melhor opção?

É muito baixo gasto para conseguir acumular muitos pontos ou milhas, a menos que você assine um clube de benefícios que é uma assinatura para ganhar uma quantidade de milhas ou pontos todo meses.

Quem tem poucos gastos no cartão o mais recomendado são os programas de cashback que você ganha desconto na fatura ou uma porcentagem de dinheiro de volta.

5º Avalie os benefícios

Além do programa de recompensa por compras que o emissor do cartão oferece, para se destacar no mercado alguns bancos emissores oferecem outros benefícios como, por exemplo; o Itaú oferece 50% de desconto nos cinemas na maioria dos seus cartões, outros oferecem desconto nos postos de combustível.

Então é interessante para você que usa bastante seu carro.

Para escolher o melhor benefício você precisa ter bem claro quais são suas necessidades por que não adiantam escolher um cartão com benefício de ganhar 50% de desconto no cinema se você mora em uma cidade que não tem cinema e mesmo se tivesse você não iria por que não gosta.

Do que adianta escolher um cartão com cashback para abastecer se você não possui um meio de transporte.

Escolha um cartão de crédito que tenha benefícios que faz sentido pro seu perfil.

Além dos benefícios oferecidos pelo emissor do cartão, tem também os benefícios oferecidos pela bandeira do cartão e a categoria variante. Existem 9 bandeiras de cartões no mercado brasileiro e os que mais são aceitos e também tem aceitação internacional são mastercard e visa.

Conclusão:

Saber quais são as suas necessidades de ter um cartão de crédito é o que fara você decidir sobre os benefícios que mais atende ao seu perfil. Não tente encontrar o cartão perfeito, tente encontrar o cartão que atende as suas necessidades e benefícios que usara.