Como economizar na compra de material de construção

 

como economizar na compra de material de construçãoTodo mundo já deve ter passado por algum momento da vida em que teve que realizar uma reforma ou mesmo construir uma casa, isso é algo extremamente complicado, ter que lidar com a bagunça que uma obra causa, mas o que realmente assusta a grande maioria das pessoas é o custo de construção.

Ao longo desse artigo você terá dicas ótimas de como economizar no material de construção, diminuindo o susto com o valor total da sua obra ou reforma.

 

Planejamento

O planejamento, sem dúvida é a parte mais importante do projeto, aqui você deverá reunir o máximo de informações sobre a sua reforma, por exemplo:

 

  • Orçamento de material
  • Valor de mão de obra
  • O tempo que levará a obra

 

Todas as informações que você puder reunir previamente devem ser analisadas, para se ter uma ideia geral de quanto se gastará com material de construção.

 

Valor destinado ao projeto

 

É preciso ter definido qual o valor total para o termino do projeto, desse valor é preciso tirar o pagamento de mão de obra, que foi visto já na fase de planejamento, e o que sobrar deverá ser destinado ao material.

Se você for fazer um empréstimo, tenha certeza de pedir o que realmente precisa, para que não precise realizar outro.

 

Armazenar

Ter um espaço para armazenamento de material é muito importante para que produtos como cimento não se estraguem.

Lembra-se do tempo necessário para realização da obra que foi visto no planejamento? Se esse tempo for longo, opte por comprar os materiais de construção por fase, dessa maneira será mais fácil armazenar e eles não estragarão.

 

Não pule etapas

Se você pretende realizar a obra por etapas, deve planejar cada uma separadamente, por exemplo, se você a necessidade imediata é a alvenaria. Compre somente materiais de alvenaria, se for o azulejo, então compre os azulejos e por aí vai.

Pode parecer algo lógico de se fazer, mas a verdade é que muitas pessoas acabam pulando etapas como, por exemplo, comprar telhas em época de fundação, além de ser um dinheiro gasto de forma desnecessária, elas podem quebrar, gerando mais gastos.

 

Solicite orçamentos de vários estabelecimentos




Se você quer realmente economizar, não caia na lábia do primeiro vendedor, o ideal é solicitar vários orçamentos de locais diferentes, dessa maneira você saberá qual o local mais barato.

Muitos estabelecimentos permitem que o material comprado seja entregue até 5 meses após a compra, se a sua obra for grande e você não tem como armazenar todo o material comprado, talvez essa seja uma ótima saída.

 

Não fique com vergonha de pechinchar

Uma boa pechincha pode influenciar muito no valor do material de construção, então não fique com vergonha na hora da negociação com os vendedores, lembre-se que eles querem vender e você quer comprar, então eles levarão em consideração qualquer proposta feita por você.

 

O que souber fazer, faça!

Essa não é bem uma maneira de economizar no material, mas certamente economizará na construção, uma vez que sobrará mais dinheiro para comprar material.

Se você souber pintar ou colocar azulejo, faça isso, pois o valor da mão de obra irá compensar o valor gasto com o material, sobrando assim mais dinheiro para realizar a reforma.

 

Evite pagar vários fretes

O frete certamente deve ser levado em consideração na hora de realizar a compra, o ideal é que você separe sua obra em partes e peça o material para cada uma delas de uma vez só.

O problema é que muitos pedreiros não sabem somar a quantidade de material que vai ser gasta na obra, principalmente areia, brita e cimento, mas saiba que há muitos profissionais que conseguem fazer um bom cálculo.

 

Comprando do fornecedor

Comprar materiais de construção no comercio local é algo extremamente caro, por essa razão o ideal é comprar diretamente do fornecedor, principalmente se a sua obra for de médio porte.

O cimento, por exemplo, muitas vezes é vendido pela metade do preço na fábrica, e talvez na sua própria cidade pode haver uma fábrica de cimento.

 

Como foi possível perceber ao longo do artigo, existe diversas maneiras de economizar no material de construção, não se esqueça de contratar um bom profissional para criar o projeto técnico da obra, pois pode sair mais barato que uma obra planejada por alguém sem o conhecimento técnico.