Como compensar anos de maus hábitos financeiros
Quer compensar anos de maus hábitos financeiros, mas não sabe como?
Mesmo que você não saiba, você ainda pode melhorar sua saúde financeira fazendo algumas mudanças no seu estilo de vida.
Em seus 18 anos, talvez você gostasse de gastar todo o seu dinheiro com roupas , festas , carro em vez de economizar e investir dinheiro.
Muitas vezes gastou mais do que devia e fez dívidas no cartão de crédito, e hoje você está consciente dos seus erros financeiros e quer fazer algo para mudar.
Teria sido mais vantajoso para você começar cedo, com seus 18 anos, mas como isso não foi possível , ainda dar tempo de reparar os danos causados na sua saúde financeira na sua juventude.
Para abandonar um mau hábito, um novo hábito deve ser colocado em seu lugar. Modificações no seu estilo de vida como se planejar para pagar suas contas em dias, aprender a economizar são exemplos de bons hábitos financeiros.
Então, como compensar maus hábitos financeiros praticado durante anos ?
Através de dicas que vou citar nesse artigo praticado por muitos que já possuem bons hábitos financeiros
Comece a economizar dinheiro;
Se você não tem dinheiro economizar agora, comece por aqui!
Uma das desculpas que ouço o tempo todo é que elas não muito dinheiro para economizar. Com essa atitude, nunca conseguem guardar nada. Para mim, não poupar nada é apenas ser irresponsável e não pensar no futuro.
No Sofisa Direto você pode fazer seu dinheiro se multiplicar com apenas R$ 1,00. Não há nada complicado em guardar dinheiro em uma conta digital.
Aqui no blog eu explico como depositar dinheiro no sofisa direto e também falo como investir pelo aplicativo. Para quem preferir , ainda pode agendar seus investimentos uma única vez e não ter que se preocupar com isso.
Veja onde você gasta dinheiro
Se você quiser mesmo compensar seus maus hábitos financeiros, uma das melhores maneiras é acompanhar seus gastos diários ou mensais.
É fácil perder a conta de um cafézinho, um passeio de uber, um lanche na rua. Deixar de acompanhar seus gastos é o que te coloca em maus problemas financeiros.
Para acompanhar seus gastos você precisa definir onde vai gastar cada centavo, depois você pode anotar em planilhas, aplicativos, caderno ou onde você melhor se adaptar.
O importante é tê-los anotado para que você possa ver se está gastando mais ou menos do que você estipulou.
Mude como você gasta o dinheiro.
Caso você esteja gastando mais, mude a forma como você gasta seu dinheiro. Alguns hábitos nos faz gastar mais;
- Comprar coisas impulso
- Ir às compras depois de um dia ruim no trabalho
- Comprar algo para manter as aparências
Esses tipos de hábitos emocionais podem te levar ao endividamento e sua saúde financeira estará comprometida.
Gaste menos do que você ganha.
Para seu planejamento financeiro funcionar ,não basta anotar tudo, é preciso observar onde você está gastando e também precisa gastar menos do que ganha.
Mesmo que você comece a ganhar mais , não aumente seu estilo de vida. Isso é um grande erro!Se você receber um aumento lembre-se que isso pode não acontecer nos próximos meses, então o certo a se fazer é investir o dinheiro extra ou adiantar pagamento de dívidas ruim.
Coloque os cartões de crédito fora.
Muito das pessoas que possuem maus hábitos financeiros, caíram no hábito de comprar tudo em seus cartões de crédito.
Para quebrar esse mau hábito a única solução é cancelar e quebrar todos os seus cartões de crédito.Dessa forma, você não será tentado a comprar mais coisas e continuar nesse ciclo vicioso.
Pare de viver com todo o seu salário
Gastar todo seu salário é um dos exemplos de maus hábitos financeiros. Gastar todo seu salário significa que você está sempre ficando sem dinheiro antes que chegue o seu próximo cheque de pagamento.
Quando você vive com todo seu salário, o dinheiro vai para as despesas mensais e você não tem nada para guardar no final do mês. Para quebrar esse hábito de dinheiro ruim, você precisa para de gastar todo seu salário, ou ter uma renda extra , ou pedir um aumento no trabalho.
Aumente sua renda
Aumentar sua renda é uma das maneiras de quebrar esse salário vivo para o ciclo de salário. Mudar seu emprego é uma boa maneira de aumentar sua renda. Se você gosta do seu trabalho, mas acha que deve receber mais, solicite um aumento.
Conseguir um aumento é ótimo, porque não é necessário trocar mais tempo por mais dinheiro, mas um salário maior.
Você também pode aumentar sua renda com renda extra. Existem várias formas de fazer renda extra, veja;
- Comece um blog
- Responda pesquisas. Se quiser ganhar dinheiro extra com pesquisas, indico o Toluna, um site que eu mesma testei e ganhei mais de U$ 100 dólar em 2018. Você também pode utilizar o meseems.Clique aqui para fazer seu cadastro no toluna. E aqui para fazer cadastro no meseems
- Venda suas coisas usadas . Você tem CDs, DVDs, celulares antigos e jogos que você não quer mais? Então os venda através do Estante Virtual ! O Estante virtual é a maneira mais rápida e fácil de ganhar dinheiro extra vendendo seus CDs, DVDs e muito mais.
- Trabalhe como afiliado. Para aumentar sua renda você pode se cadastrar na eduzz ou na monetizze, se afiliar a produtos físicos ou digitais, pegar o link e promovê-los. Você pode divulgar seus produtos de afiliados nas suas redes sociais, criar um blog ou ainda utilizar o pinterest.
- Seja um freelancer. Existem diversos sites que você pode oferecer seus serviços. Serviços domésticos, aulas particulares, redator, escritor, designer, desenvolvedor web, editor de vídeo, babá são alguns exemplos de trabalhos freelancer que você pode fazer. Gosto muito do workana para contratar freelancer para meu blog, quem sabe eu não te contrate por lá um dia!
Procurando mais dicas de renda extra? veja isso;
- Como ganhei quase R$ 4.000 de renda extra em 2018
- 10 aplicativos para fazer renda extra
- 5 aplicativos para ganhar dinheiro
- Como ganhar dinheiro com pesquisas remuneradas
Conclusão:
Se você não se sente capaz de se tornar um milionário , mas com esses bons hábitos financeiros, você pode ter uma vida com mais conforto.
Mesmo que você tenha tido uma vida de maus hábitos financeiros, sempre é tempo de começar um bom hábito e trabalhar para que seu futuro seja melhor do que seu passado.