8 coisas que aprendi sobre dinheiro em 3 anos de blog

Em Dezembro de 2016, escrevi o meu primeiro artigo  neste blog. Não tenho graduação em Finanças Pessoais, nem mesmo certificados, mas eu tenho  algo que me move todos os dias a estudar e trazer sempre bons conteúdo para os leitores que me acompanham desde o início e também para os novos leitores.

Paixão por querer ajudar quem quer cuidar melhor do seu dinheiro é o que me move.E quando recebo feedbacks positivos recebo mais força para continuar escrevendo.

Nesses 3 anos estudando e aplicando, aprendi muitas coisas que estão me ajudando a cuidar melhor do meu dinheiro. E hoje vou compartilhar com vocês 8 coisas que aprendi sobre dinheiro.

1- Casa própria não é investimento

Trabalhamos para conseguir melhorar nosso padrão de vida e comprar a tão sonhada casa própria. Eu aprendi que você pode ter como meta financeira possuir sua casa própria, mas do ponto de vista financeiro é melhor morar em casa alugada do que comprar sua própria casa.

Para manter uma casa é preciso fazer reformas quase todos os anos, morando de aluguel você não precisa reformar a casa. No caso do dono não fazer nenhuma reforma , basta você procurar outro lugar melhor e reformado para morar.

Quanto maior a casa , maior será as despesas.

Mesmo que você queira possuir sua casa própria é importante fazer um planejamento e não se endividar por anos financiando um imóvel.

Financiar uma casa é passar 30 anos pagando 3 casas para receber 1 casa.Além disso, se você está no estágio de acumular patrimônio , a casa própria pode atrasar seu progresso.

2- Pagar dízimo a si mesmo é fundamental para investir

Se você está esperando sobrar dinheiro para começar a investir, saiba que isso nunca vai acontecer! Nunca vai sobrar dinheiro para investir, isso é fato!

Para quem tem objetivos financeiros, deve criar o hábito de salvar um porcentagem dos seus ganhos antes mesmo de começar a pagar as contas.

Não estou dizendo para você não pagar as contas. estou dizendo que investir deve ser a primeira conta que você deve pagar.

Para quem não consegue se controlar quando está com o dinheiro em mãos , o ideal é fazer um investimento programado, onde automaticamente o dinheiro será investido quando o salário cair na conta.

3- Ser é melhor do que parecer

Não sinta vergonha de dizer não para as pessoas. As pessoas querem levar uma vida de luxos e ostentações ganhando um salário mínimo e querem que você também seja assim.

Eu já fui assim…

E toda vez que eu dizia sim para essas pessoas, era um não para meus objetivos!

Eu não quero parecer rica, eu quero ser rica de verdade! Para isso preciso viver um degrau abaixo  e dizer não quando necessário.

4- Cartão de crédito não é uma extensão do salário

Cartão de crédito é uma ótima ferramenta de controle financeiro e existem diversos benefícios para quem usa o cartão de crédito de forma estratégica para economizar acumulando pontos e trocando por diversos prêmios.

O problema é que tem muita gente achando que  o limite do cartão de crédito é uma extensão do salário.

O dinheiro de plástico é um crédito liberado pelas empresas ou bancos para nós. E quem não segue as regras pode pagar muito caro por usar esse crédito. 

Ser dependente do cartão de crédito é um erro, pagar o mínimo é na verdade pagar o máximo de juros, não pagar o boleto é criar uma dívida como um bolo de neve que só cresce todos os meses.

5 – Pedir desconto é uma obrigação nossa, dar desconto é uma forma inteligente de ganhar clientes felizes.

A pessoa que quer um desconto não chega na loja com cara de que já sabe o que quer. Precisa fazer cara de que não gostou, mas que levaria para casa por um bom desconto.

Existem locais que você nunca vai conseguir desconto, mas você só vai descobrir se pedir.

Um local pouco improvável de conseguir desconto é em uma funerária, mas eu consegui.

Quando minha filha de 7 meses faleceu, eu não tinha um plano funerário e tive que pagar o caixão à vista. Sorte minha que eu sempre fui económica e tinha dinheiro para pagar o funeral que minha filha merecia.

O Cara pediu quase 3 mil reais. Depois de um pouco de conversa e de ameaçar procurar outra funerária, conseguimos  mil e quinhentos de desconto.

6 – Comprar um carro usado faz bem para seu bolso

Ter um carro não é um investimento, mas hoje em dia pode ser considerado um ativo quando você utiliza o carro para colocar dinheiro no bolso como trabalhar de motorista de aplicativo.

O carro é uma das coisas para sempre comprar usado. Um carro novo perde 15% do seu valor quando sai da concessionária.

7- Poupe mais, ganhe mais , invista melhor

Para conquistar a tão desejada liberdade financeira poupe mais, ganhe mais e invista melhor. Quanto mais dinheiro você fizer para investir , mais próximo da sua liberdade financeira você fica.

E quando você não conseguir mais poupar, ainda pode buscar novas fontes de renda para continuar investindo mensalmente e ficando mais próximo de fazer escolhas financeiras sem se preocupar com dinheiro.

8 – Você é o único responsável pelo  seu sucesso ou fracasso

Se você não cuidar bem do seu dinheiro, poderá amargar uma vida cheia de dívidas, e ninguém vai te ajudar.

Se você torrar seu dinheiro em festas e diversões, quando acabar o dinheiro seu amigos não vão te ajudar.

Cuide tão bem do seu dinheiro de forma que quando as pessoas precisarem de dinheiro , você tenha para emprestar mesmo sabendo que eles nuncam vão pagar.

É melhor você ter para emprestar para seus amigos, do que precisa pegar emprestado com alguém. É nessa hora que você vai conhecer seus verdadeiros amigos.

Amigos de bar são amigos de bar, amigos verdadeiros estão com você nos momentos bons e nos ruins também.

Conclusão!

E para concluir quero dizer que você pode conseguir tudo que deseja se tiver disciplina e um bom planejamento. Não dá para ter tudo ao mesmo tempo, mas você pode ter uma coisa de cada vez com muito esforço e trabalho árduo.

Não existe atalho para enriquecer sem passar pelo trabalho honesto e com ajuda do tempo. E você, o que tem aprendido sobre dinheiro? Me conta!