5 tipos de vendas casadas

5 tipos de vendas casadas

Não é e hoje que nós, consumidores, compramos algum produto ou serviço que tenha algum tipo de condição.

Sendo que essa condição acaba tendo um nome de “venda casada”. Mas o que seria isso? Ao adquirir um produto ou serviço, o cliente vai precisar comprar outro para conseguir concluir a operação, ou de forma indireta, tais produtos ou serviços serão negociados.

Sendo que os mesmos podem acabar sendo oferecidos dentro de algum pacote com “benefícios”.

Os 5 exemplos demonstrados em nosso artigo vai ajudar na explicação! Vamos ao primeiro!

1) Financiamento de casa mais seguro

Aqui poderia ser tanto o financiamento residencial, quanto o financiamento de carro. Em ambas as situações a instituição credora exige a contratação de um seguro.

Sendo que por ironia do destino, a mesma instituição possui tal seguro e aproveita o financiamento para oferecer ao cliente. Muito conveniente não é mesmo?

2) Consumação mínima

Em alguns eventos e shows, são oferecidos aos interessados ingressos que possuem a “consumação mínima”.

Mas o que seria isso? Ao pagar o valor do ingresso, que nesses casos não é um dos mais baratos, a pessoa terá direito a algum tipo de produto ou serviço, além da possibilidade de participar do evento.

Isso acontece com mais frequência, quando a pessoa procura por ingresso “VIP”. Por ser um tipo de ingresso mais caro, o valor pode ser ainda maior, porque os organizadores do evento podem adicionar ao “pacote” bebidas, comidas e outros serviços.

Tudo isso, infelizmente acaba caracterizando uma espécie de compra casada.

3) Lanches em lanchonetes de fast food




Aqui temos a presença de mais uma espécie de venda casada. Não são todos os consumidores que tem vontade de comprar pelo lanche completo de um restaurante, correto?

Às vezes queremos somente o hambúrguer, mas não o refrigerante, ou às vezes nem queremos a batata frita, porém essa vontade pode acabar saindo mais caro do que comprar tudo.
Mesmo quando o hambúrguer custa R$ 10,00, o refrigerante pode acabar sendo vendido por R$ 8,00, sendo que o “número completo” custa R$ 19,00.

Teoricamente o valor dos itens do “número” deveria custar frações equivalentes, mas não é bem isso que o ocorre.

4) Pacote das companhias telefônicas

As companhias telefônicas também costumam oferecer aos seus clientes diversos pacotes. Mesmo assim, o cliente ainda tem a alternativa de comprar só o serviço de telefone fixa, ou quem sabe só a internet.

Mas analisando os valores individuais, ou de dois serviços, o preço acaba sendo alto. Por exemplo, ao comprar o pacote com telefone, internet e TV, o cliente vai ter um custo de R$ 200,00, porém só o telefone e internet acabam custando 180,00!

Analisando o valor de cada item no pacote, o cliente pode reparar que existe uma diferenciação entre os preços individuais, sendo que o pacote acaba saindo muito mais “barato”.

5) Cartão de crédito

Ao solicitar um cartão de crédito, o cliente poderá receber o mesmo com diversos serviços embutidos.

Tais serviços podem ser referente ao seguro do cartão ou quem sabe uma taxa de assistência de viagem. Essas taxas não podem ser cobradas simplesmente pelo fato do cliente ter solicitado o cartão.

Portanto o cliente tem o direito e pode solicitar a administradora do cartão o encerramento de tais cobranças.