5 Motivos Para não emprestar seu Cartão de Crédito

motivos para não emprestar seu cartão de crédito

É bem comum um parente ou amigo pedi nossa ajuda quando passam por problemas financeiros. Emprestar dinheiro ou cartão de crédito são as formas que encontramos para dar uma força a pessoa. É o caminho certo? Nem sempre.

Aqui vamos te mostrar os motivos para não emprestar seu cartão de crédito, e apresentar as possíveis dificuldades que pode enfrentar.

O cartão de crédito entrou de vez na vida dos brasileiros na década de 90. Trata-se de um cartão magnético feito de plástico emitido por uma instituição financeira, que disponibiliza ao titular e seus dependentes a possibilidade de comprar, e pagar após um determinado prazo estabelecido. Esse crédito liberado é avaliado, normalmente, de acordo com a renda do titular.

Ter esse crédito ajuda em questões como: financiamento de veículos, imóveis ou solicitar empréstimos em bancos para começar um negócio entre outros. Imagine não ter mais acesso a essas linhas de investimento? Esse é um dos motivos para não emprestar seu cartão de crédito, você perde a confiabilidade na praça. A seguir vamos te mostrar mais 5 motivos.

1 – Seu crédito, seu nome

Preservar seu nome é um dos principais motivos para não emprestar seu cartão de crédito. As dívidas podem não afetar sua conta bancária, por exemplo, mas é seu nome que está grifado no cartãozinho de plástico, e as operadoras do cartão vão te cobrar. Como mencionamos acima, não poderá solicitar mais crédito em bancos.

Relacionado:

2 – Comprometer o limite de crédito

Sabe aquele eletrodoméstico que já vem planejando comprar? Está tudo programado, as parcelas cabem certinhas em seu orçamento, porém, tudo pode ser comprometido quando empresta seu cartão. O amigo ou parente que decidiu ajudar, usará parte fundamental de seu limite de crédito.

Daí só comprará o objeto sonhado, apenas quando boa parte das parcelas forem quitadas.

3 – O Leão está de olho

Um dos mais importantes motivos para não emprestar seu cartão de crédito é a sua declaração de renda para Receita Federal. Os altos valores nas despesas do cartão de crédito são observados, e por isto deve-se ter muita atenção. No caso de emprestar seu cartão para pessoa de extrema confiança, limite o valor que pode ser gasto, para não cair nas garras do Leão.

4 – Descontrole em seu gerenciamento financeira

Muitas pessoas têm o hábito de pagar antecipado a fatura do cartão de crédito, e quando tem valores de terceiros, elas assumem para depois receber. Isso é o início de um descontrole financeiro tremendo. Muitas vezes gasta uma parte do dinheiro que seria poupado, ou que compraria algo à vista.

Daí você termina optando por utilizar o cartão para realizar uma compra (o que não estava previsto), e já compromete o orçamento do mês seguinte. Uma verdadeira bola de neve.

5 – O fantasma da inadimplência

Quem pede o cartão emprestado geralmente já perdeu o crédito, ou seja, já teve cartão e por inadimplência foi negativado. É um perfil de pessoa que pode te abandonar, pois, se ela não tiver recursos, você não recebe.

Considere esses motivos para não emprestar seu cartão de crédito, e se proteja. Até a próxima!

Para convites de cartões de crédito, contas digitais e outros serviços financeiros para economizar, confira minha página de recursos.

E para você que quer aprender a investir em renda variável ,acesse a página com relatórios e e-books gratuitos sobre os melhores fundos imobiliários e as melhores ações da bolsa de valores.