5 Motivos para investir no Tesouro Direto
O Tesouro Direto é o programa de investimento do governo federal. As letras do Tesouro são uma alternativa para os investidores que gostariam de aplicar seus recursos em títulos públicos.
A partir de R$ 30,00, qualquer pessoa pode começar a investir no Tesouro Direto! Sendo que os resgates podem ser realizados a qualquer dia da semana, levando aproximadamente 2 dias para o valor cair na conta.
Nesse programa de investimentos, o investidor tem a possibilidade de aplicar em três diferentes letras, dentre elas:
- Tesouro Selic
- Tesouro IPCA
- Tesouro Prefixado
Para ter acesso a essa letras, o investidor pode recorrer às corretoras ligadas aos grandes bancos, ou aderir a uma corretora independente. Agora vamos analisar com mais detalhes as vantagens do Tesouro Direto!
1) Garantia do Tesouro Nacional
Uma das grandes vantagens de investir em letras do Tesouro Direto está relacionado a sua garantia.
A garantia está vinculada ao Tesouro nacional. Ate mesmo o FGC não consegue oferecer garantia melhor do que o Tesouro Nacional.
Em outras palavras; se o governo federal não conseguir pagar os seus credores, o mesmo só precisa “imprimir” mais dinheiro…
2) Rentabilidade acima da poupança
Mesmo para as pessoas mais conservadoras, que gostam e acabam aplicando na poupança, o Tesouro Direto pode oferecer uma alternativa mais atraente de investimento.
Se a poupança atualmente rende algo próximo dos 4% ao ano, o Tesouro Selic (uma das letras do Tesouro) oferece rentabilidade próxima dos 6,5% ao ano!
Mesmo com a retenção de IR, o Tesouro Selic ainda se apresenta como uma excelente alternativa de investimento.
veja também;
- 8 motivos para investir no sofisa direto
- como viver com 50 % da sua renda
- tesouro selic ou sofisa direto ; qual melhor investimento
3) Baixo custo
Diferente do que acontece com vários outros investimentos, como por exemplo, os próprios fundos de investimento, no Tesouro Direto o investidor vai arcar com custos bem baixos.
Dentre as despesas que podem incidir sobre as letras do Tesouro, temos os emolumentos referentes à B3 (bolsa de valores) que gira em torno da casa dos 0,5% ao ano.
Esse custo é cobrado de forma semestral, ou quando o investidor resgata suas letras do Tesouro.
Existem as despesas administrativas das corretoras e demais instituições financeiras, porém existem várias corretoras que isentam seus clientes de tais taxas.
4) Proteção contra inflação
Uma das letras do Tesouro Direto é o Tesouro IPCA. Essa letra oferecer rentabilidade indexada a uma taxa de inflação (IPCA) e o juro prefixado.
Infelizmente não é uma tarefa tão fácil encontrar aplicações que oferecem rentabilidade atrelada à inflação.
Por exemplo, os grandes bancos acabam oferecendo ativos que possuem os rendimentos atrelados ao DI ou a Selic, como por exemplo, os CDBs, Poupança e até alguns fundos de investimento.
5) Ganhos pré-determinados
Outra letra do Tesouro Direto é o Tesouro Prefixado. Essa letra como o próprio nome já diz, possui sua rentabilidade atrelada uma taxa prefixada.
Atualmente, o Tesouro Prefixado possui letras com taxa de juro na casa dos 12% ao ano! Só para título de comparação, atualmente, a taxa Selic (taxa básica de juro) está na casa do 6,5% ao ano!
Ou seja, as letras do Tesouro Prefixado estão oferecendo uma rentabilidade, praticamente 2 vezes maior do que nossa taxa de juro!