5 falsos investimentos que você desconhece

Mas o que seria um falso investimento? O leitor pode estar se perguntando. O falso investimento, nada mais é do que um produto financeiro que até pode lhe conceder uma determinada rentabilidade, ou benefícios, porém essa rentabilidade ou benefício é muito pequena ou mínima comparada aos benefícios de outros tipos de investimentos, e porque não de outras estratégias.

Sabendo disso, vamos listar esses investimentos que você deve tomar muito cuidado, e até se afastar!

1) Poupança

5 falsos investimentos

Vamos iniciar essa lista com a poupança, aplicação que é a queridinha dos brasileiros! A poupança fornece certo rendimento, liquidez diária, proteção por meio do FGC e ainda contém isenção de IR.

Parecer ser bom então, não é mesmo? Não! O rendimento da poupança é de aproximadamente 0,38% ao mês!

Existem produtos financeiros, como o Tesouro Selic, que fornece rendimento de 0,5% ao mês! Ou seja, uma rentabilidade bem superior.

Sem levar em consideração o seguinte; quando falamos sobre investimentos, temos ao menos uma visão de médio prazo, portanto durante esse período o rendimento de um investimento que fornece 95% do DI pode acabar sendo bem superior, mesmo contando com uma retenção de IR.

2) Titulo de capitalização

Dentro todos os produtos financeiros que vamos mostrar na lista, com certeza os títulos de capitalização são os mais falsos.

O funcionamento dos títulos de capitalização pode variar conforme cada instituição financeira. Mas em grande parte é assim; o cliente adquire o título, e assim deve realizar aportes mensais.

Esses aportes podem varias, vamos supor que o cliente venha a realizar aportes em 24 meses de R$ 50,00, esses valores vão ficar “aplicados” nesses títulos e não podem ser retirados até o vencimento (24 meses) sendo que o rendimento do mesmo é similar ao da poupança.

Ao final, o cliente receberá o valor de volta menos um desconto de IR. Tudo isso para pode se beneficiar de sorteios semanais. E aí, o que você acha?

3) Consórcio

O consórcio em si não é considerado um investimento, porém ele traz o benefício de posteriormente, no meio do plano, conseguir uma linha de crédito mais em conta (comparado com os financiamentos habitacionais existentes no mercado).

O consórcio se encontra nessa lista, porque o benéfico que ele concede não é tão interessante assim.

Se uma pessoa que está interessada em conseguir uma casa própria poupar e investir de forma apropriada o seu dinheiro, com certeza vai conseguir o valor necessário para comprar a residência de uma só vez.

Sendo que o valor gasto será bem menor (em comparação ao valor total do bem mais juro).

4) Seguro de vida

Existem alguns seguros de vida que oferecem ao cliente a possibilidade de resgatar o valor pago durante os anos de colaboração.

Porém esse resgate nem sempre é oferecido, e quando é, as vezes pode ser aplicado somente a metade do valor aportado. Os benefícios do seguro podem ser bem variados, e vão depender da idade da pessoa e até dos valores solicitados ao plano.

5) Previdência privada


Nem todas as previdências privadas são interessantes! A previdência negociada pelos grandes
bancos pode contar com várias taxas, dentre elas temos a taxa de carregamento.

Essa taxa pode variar de instituição para instituição, mas em grande parte é aplicada sobre o valor do aporte, sendo que a retenção pode chegar a 5% do valor!

quer começar a investir mesmo com pouco dinheiro em investimentos de verdade? no sofisa direto voce investe para seus objetivos a partir de 1 real