5 Dicas para seu planejamento financeiro sendo baixa renda
Elaborar um planejamento financeiro pessoal é o primeiro passo para quem sonha em adquirir um imóvel, comprar o primeiro carro e montar uma reserva financeira. O fato de controlar melhor suas finanças, mostrará em qual ponto está errando, e pode agir para consertar. Aqui vamos te mostrar 5 dicas bem eficientes para criar seu planejamento financeiro.
1 – Conheça sua receita e despesas
Parece clichê, mas todos os órgãos que acompanham a economia doméstica no Brasil, apontam que quase metade da população não sabe como gastar seu dinheiro. Tão pouco se preocupa com a discriminação das despesas em seu contracheque. Então o primeiro passo para criar seu planejamento financeiro, é começar a detalhar receitas e despesas.
O conselho é que some tudo, desde o pagamento de uma conta de energia até os gastos diários com pão; Pegue uma folha e uma caneta e vá anotando tudo. A ideia é que após 3 meses já tenha real noção dos seus custos fixos e variáveis. A partir daí traçar maneiras de reduzi-los é o passo seguinte.
2 – Concentre suas despesas num único cartão de crédito
Para seu planejamento financeiro ser eficaz, uma boa dica é concentrar suas compras num único cartão de crédito. Cancele aqueles que não utiliza, e conserve o que tiver melhores condições.
Para quem utiliza de forma consciente, o cartão de crédito pode se tornar um grande aliado nesse controle financeiro. Quando estipular um valor a ser gasto nele, todas as compras que fizer são mostradas no extrato, o que lhe assegura que não precisará ficar anotando os gastos manualmente para saber o que fez com seu dinheiro.
3 – Aponte tarifas bancárias
Sabe aquelas surpresinhas que surgem no final do mês em seu extrato bancário, conhecidas como taxas adicionais? Sim. Elas são uma das grandes vilãs no orçamento doméstico, e devem ter espaço em sua análise financeira.
Anote todos os valores que são cobrados por movimentações bancárias que realizar. É comum os bancos cobrarem taxas em cima de saques ou emissão de extratos.
Existem duas alternativas para se livrar das tarifas bancárias: a primeira é aderindo ao pacote de serviço essencial do Bacen , e a segunda é abrindo uma conta digital sem tarifas.
4 – Defina objetivos financeiros
Para que seu planejamento financeiro não caia no desuso, a orientação é que trace objetivos financeiros pessoais. Então liste o que deseja alcançar com 6 meses, 1 ano, 2 anos… E assim por diante. Funcionará como indicadores de que seu trabalho tem funcionado, e seus hábitos de consumo estão sendo corrigidos. Logo terá reserva para conseguir comprar um carro, ou fazer a viagem dos seus sonhos.
5 – Reveja seus hábitos de forma geral
A mudança de hábitos pode te ajudar a economizar até 30%.. Aqui o saudável é quase no sentido literal da palavra, pois precisará rever até a forma com que conserva suas roupas, por exemplo. É uma conta simples: quem tem mais roupa, gasta mais para conservá-las.
Uma mudança de hábito que faz bem para o seu bolso é começar a poupar todos os meses para os seus objetivos. Aproveite para entrar para o nosso grupo do WhatsApp e venha fazer o desafio financeiro para criar o hábito de juntar dinheiro em 2022.
Para seu planejamento funcionar é necessário ter organização acima de tudo. Fazer listas antes de ir ao supermercado é uma tarefa simples, mas que tem efeito imediato em suas contas.
Espero que tenham gostado de nossas dicas, e boa sorte na montagem de seu planejamento financeiro.