4 Dicas de Economia Doméstica

4 dicas de economia doméstica – http://financasreal.com.br/

Para não passar aperto com o orçamento familiar, atente-se a essas dicas de economia doméstica e tenha melhor controle financeiro.

Um dos principais segredos dos maiores investidores do mundo é a economia doméstica. E não é à toa, afinal, ganhar bem sem saber controlar os gastos em casa, não vai lhe render muito, concorda?

Então, se você quer construir um bom patrimônio, a economia doméstica é fundamental e precisa incluir todo orçamento familiar. Quer saber como isso é possível? Acompanhe as nossas dicas para economizar em família.

Como economizar em família

Foco e disciplina financeira são muito importantes, mas é preciso que a família toda esteja disposta a mudar hábitos. Não ter um controle financeiro pode ser a raiz das dívidas em casa.

Além disso, cuidar das finanças em casa não significa apenas investir em bens materiais. Você já considerou ter reservas de emergência? Considerar problemas de saúde e desemprego não é atrair má sorte, é estar preparado para possíveis emergências.

E como mudar esse quadro? Saiba como ter um orçamento doméstico mais rentável.

1- Organize o seu orçamento familiar

 

dicas de economia doméstica

 

Quais são os seus objetivos? Quais são as entradas e saídas no orçamento familiar? Considere esses pontos e faça uma planilha, semanal, com tudo o que entrou e saiu (dinheiro) em sua casa.

Considere todos os ganhos e gastos, inclusive aquele com o picolé. Dessa forma, você vai obter um mapeamento financeiro e será bem mais fácil controlar seus gastos.

2-É hora de cortar gastos

 

 

Após seguir o passo acima, ao final do primeiro mês já é possível considerar os gastos que podem ser cortados do orçamento familiar. Uma boa dica para isso é usar uma planilha para enumerar, dos gastos mais ao menos importantes, para eliminar os menos relevantes.

Você vai ver que aquele simples gastos de R$ 15,00, somado ao de R$ 20,00 e outros, faz uma enorme diferença na renda.

3-Pagamento das dívidas no topo da planilha



Você já parou para pensar no quanto gasta com juros? De que adiantou chorar por descontos se você atrasa para pagar as contas? Para ter boas perspectivas no futuro, a sua família precisa estar com as dívidas em dia. Comece sempre pagando as contas com juros mais altos.

No caso de uma dívida antiga, converse com a instituição e faça um acordo que lhe seja possível cumprir. Negocie e seja sincero, com certeza você vai obter um bom retorno, afinal, para a instituição, é melhor que você esteja pagando, certo?

Se ainda assim não for possível quitá-la, principalmente se você tiver mais de uma, recorra ao empréstimo pessoal. Mas muita atenção para não se endividar ainda mais.

Empreste o valor que pague todas as suas dívidas para que você fique somente com uma (a do empréstimo), mas que também seja possível honrar com o pagamento para não sobrecarregar as suas finanças e você ficar ainda mais no vermelho. Assim você tem que focar e se preocupar com apenas uma dívida e não com um monte de boletos.

4-Consumo consciente




 

Precisa mesmo comprar algo? Pesquise muito os preços, usando as ferramentas online e também conhecendo os preços das lojas físicas. Aprenda pedir descontos, inclusive sobre o preço promocional. Além disso, considere pagar à vista, pois os descontos podem te surpreender.

No supermercado você pode fazer uma lista de compras e segui-la sem olhar para os lados, ou seja, pegar apenas o que está na lista. Experimente marcas diferentes e mais em conta, você pode se surpreender. Além disso, nada de ir fazer compras com fome.

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site Empréstimo.org.