Noções básicas de orçamento para seu plano financeiro

plano-financeiro

Para quem tem interesse em criar um plano de enriquecimento, eu sempre falo para seguir os estágios de uma vida financeira de sucesso em sua sequência lógica.

Não dá para começar um plano financeiro em buscas dos melhores investimentos para aposentadoria se você ainda não sabe como fazer um orçamento.

A quantidade que você vai investir por mês depende de saber quanto você ganha e quais são as suas despesas. Sem saber isso seu plano financeiro pode fracassar.

Um bom planejador financeiro precisa dessas informações para traçar o melhor plano financeiro para você alcançar os resultados que deseja.

Aprenda agora noções básicas de orçamento para seu plano financeiro ser infalível!

Qual é sua renda mensal?

Se engana quem pensa que sua renda mensal é o valor assinado na sua carteira pelo empregador. Sua renda mensal é calculada após impostos descontados na fonte.

Também conta como renda mensal ganhos de horas extras, pensão, aluguel,benefícios do governo,bicos,vale transporte,vale alimentação,plano de saúde pago pela empresa,vale presente…

Sua renda mensal é todo dinheiro que entra na sua casa. Esse dinheiro pode ser em papel ou em formato de benefícios.

Alguns benefícios você não consegue transformar em dinheiro, mas a falta dele, você teria que tirar dinheiro do seu bolso.

Despesas fixas (ou essenciais)

Nosso orçamento é composto por despesas fixas e despesas variável. As despesas fixas podem tomar a maior parte do nosso orçamento, são elas; custos com moradia( aluguel, impostos sobre a propriedade, água, luz, telefone,condomínio…) custos com transportes( impostos sobre carro ou moto, manutenção, gasolina…) 

Os custos fixos acontecem podem acontecer todos os meses, mas também podem vir anual. As despesas fixas em muitos casos não podem ser cortados do orçamento,mas mesmo assim dá para economizar.

  • Morar em uma casa bem localizada e segura
  • Diminua o consumo de energia
  • Faça manutenção do carro periodicamente para evitar um gasto maior

Pense bem antes de fazer uma despesa que vai se tornar fixa no seu orçamento, principalmente se os gastos forem mensal.

Despesas variáveis ​​(ou estilo de vida)

No orçamento, as despesas variáveis tem o seu papel irregular, porém nos permite flexibilidade. Por mais que todos nós precisamos comprar roupas novas, em um cenário de orçamento apertado podemos adiar essa despesa.

As despesas variáveis também nos permite manter um estilo de vida como viagens, jantar fora, presentear, manutenção do carro…

Para não perder o controle com as despesas variáveis, o ideal é criar um limite para cada categoria e tentar não incluir categorias que estão fora do seu padrão de vida.

Tanto despesas fixas como despesas variáveis fazem parte do orçamento de qualquer pessoa e serve para demonstrar a situação financeira de cada indivíduo.

Cabe a você decidir quais despesas é importante para você torná-la fixa ou variável, pois existem diversas categorias que pode não ser importante para seu orçamento.

Despesas de poupança (objetivos financeiros)

Para conquistar objetivos financeiros, comprar coisas que não cabe no seu orçamento, investir para aposentadoria, acumular patrimônio não ignore a etapa de poupança do seu orçamento.

Para sobrar dinheiro para os fins que citei é preciso tratar suas metas de economia como uma despesa no seu orçamento.

Meu orçamento eu faço a seguinte divisão;70% despesas fixas , 20% despesas variáveis e 10% objetivos financeiros.

Quanto mais dinheiro ganhar mais poderá destinar para seus objetivos financeiros.Quanto maior for seus objetivos financeiros mais sacrifícios ou mais trabalho terá que fazer.

Conclusão;

E para fazer o seu orçamento  você deve escolher ferramentas simples que descomplique a forma como você faz seu orçamento.

Fazer orçamento não é algo que todos gostam, então para que complicar?

Existem ferramentas para todos os gosto e perfil; planilhas, caderno financeiro, caderneta, aplicativos, sites…Teste todos que você quiser até encontrar o que melhor você se adaptou.