Infográfico: 5 Comportamento de perfil financeiro

Você já ouviu falar em perfil financeiro?

Você acha que é possível saber qual é o perfil financeiro de uma pessoa?

E o seu perfil você sabe qual é?

 

Existem basicamente 5 estilos de perfil financeiro, ou seja, existe 5 comportamento diferentes quando se trata de finanças.

 

Ninguém consegue ser 100% um perfil ou 100% de outro perfil,cada pessoa tem um pouco de cada , mas há algumas características que se destacam mais.

 

Você deve ter notado que algumas pessoas são bem conservadores e precavidos na hora de investir seu dinheiro, enquanto que outros têm muita facilidade em investir em aplicações onde os riscos são maiores.

 

Existem ainda pessoas que preferem investir em patrimônio como casas,negócios próprios ou automóveis.Há quem goste de gastar tudo que ganha com medo de não viver até amanhã.

 

O melhor caminho para ajudar na gestão do nosso dinheiro é conhecer o próprio comportamento , explorando os pontos fortes e declarando guerra aos pontos fracos.

 

Sem mais blá-blá-blá vamos aos perfis:

perfil financeiro

Poupador

Você pensa no futuro e sabe que para não sofre com falta de dinheiro é preciso poupar, por isso, reflete sempre antes de sair comprando  e não se importa em manter um padrão de vida sempre abaixo.

 

Sua paciência e tranquilidade é incompreendida por seus amigos e familiares que por muitas vezes os chamam de avarento,mesquinho, seguro, mão de vaca…

 

Os poupadores veem no dinheiro como uma fonte de segurança e por isso sempre ganha mais do que gasta.

Devedor





Está sempre pedindo dinheiro emprestado seja a bancos ou a familiares para fazer grandes compras.Seus gastos são superior a sua renda.

 

As pessoas que se comportam assim acha que o dinheiro deve ser aproveitado, acham que é importante viver o hoje pois o amanhã pode não existir.

 

Sua vida de ostentação fazem o maior sucesso entre seus amigos.

Gastador





O perfil gastador é diferente do perfil devedor , pois esse perfil  é aquele que a pessoa gasta todo salário e nunca sobra dinheiro para nada. A única preocupação é quando acontecem imprevistos ,pois esse perfil não tem reservas financeiras.

 

Adora produtos de marca e não é do tipo que confere a conta do restaurante ou o troco do supermercado.

 

Não se incomodam nem um pouco em fazer financiamentos se for para ostentar  ou manter alguns dos seus muitos hobbies.

 

São dependentes dos empregos e não gostam nem de ouvir falar em orçamento doméstico.

Desligados





São ótimos poupadores, mas são péssimos investidores pois gastam menos do que ganha mas não fazem nada com o dinheiro que sobra. Não fazem controle das finanças pessoais. Nunca sabem quanto será o valor da fatura do mês seguinte.

Investidor

Estão sempre fazendo orçamento domésticos com objetivo de economizar e assim ter mais dinheiro para investir.

 

O perfil investidor  planejam cada gasto e criam metas com a finalidade de atingir seus objetivos.

 

Entendem que precisa estudar sempre sobre os melhores investimento e acompanha os juros e a inflação.

 

A pessoa que se encaixa nesse perfil também é poupador, mas a diferença é que o investidor não tem medo de investir e são ótimos estrategistas para alcançar seus objetivos.

Conclusão:

 

Agora que você conhece 5 perfis financeiros citado neste artigo faça uma auto análise e saiba em qual você se encaixa. Fique atenta aos pontos fortes e os pontos fracos.

 

É importante você sabe que assim como ninguém tem 100% de um perfil com o passar do tempo você também pode mudar de perfil.

 

É comum os jovens ter perfil gastador com os primeiros salários, mas ele pode ser tornar um poupador, investidor,devedor ou desligado com o passar do tempo e com a chegada de algumas responsabilidade.

 

Algumas pessoas passam a vida investindo em negócios que dão errados, mas chega um momento que aprendem com os erros e podem mudar de perfil financeiro.

Quer mais dicas para economizar?