O que é Renda Fixa?

renda fixa

Se você é um iniciante no mundo dos investimentos deve ter ouvido falar sobre Renda Fixa e como a maioria dos iniciantes deve ter se perguntado; O que é Renda Fixa?

Se você deseja cuidar bem do seu dinheiro deve conhecer os investimentos em Renda Fixa para sair de uma vez por todas da poupança.

Mas o que é Renda Fixa?





Renda Fixa é um tipo de investimentos onde o investidor pode prever a rentabilidade dos seus investimentos no prazo final. Pode ser prefixado ou pela variação de um índice ( pós fixado).

 

A Renda Fixa é investimento de baixo risco e além de ser fácil para qualquer pessoa investir também conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

Como funciona a Renda Fixa?

Na renda fixa você pode emprestar seu dinheiro para o governo através do tesouro direto , para bancos através de CDBs,LC, LCI, LCA ou empresas através de Debêntures.

Em todos os investimentos em Renda Fixa você recebe uma remuneração para emprestar seu dinheiro, que podem estar atrelado a algum índice;

  • CDI
  • Selic
  • Pré fixado ou Pós fixado
  • IPCA

Como a variação de ativos de Renda Fixa você pode montar uma carteira de investimentos mais diversificada, de acordo com seu perfil de investidor ,com sua situação financeira atual ou com seus objetivos.

 

A Renda Fixa é mais indicada para perfil moderado ou conservador, mas há pessoas com perfil mais agressivo que também investe na Renda Fixa para diversificar mais sua carteira.

 

Impostos de renda na Renda Fixa




Não há como escapar do Leão, na renda fixa tem imposto de renda e a regra é sempre a mesma. Quanto mais tempo seu dinheiro ficar investido, menos imposto você paga. Apenas LCI e LCA é isento de imposto de renda e os outros investimentos seguem a tabela regressiva;

  • 180 dias  22,5%
  • De 181 a 360 dias 20%
  • De 361 a 720 dias 17,5%
  • A partir de 721 dias 15%

Esse pagamento é feito automaticamente quando o investidor resgatar o dinheiro.Mesmo com os impostos e taxas de administração cobrada pelas corretoras ainda assim muitos dos investimentos em renda fixa rende mais do que a poupança.

 

Primeiros passos na Renda Fixa

Primeiro Passo-Para começar a investir em ativos de renda fixa você precisa começar estudando sobre o assunto. Pegue um caderno e anote tudo que você considera importante.

 

Segundo Passo– No segundo passo é hora de estudar sobre corretoras de valores, por que é nelas que você vai aplicar seu dinheiro na renda fixa com as melhores rentabilidades do mercado. Veja se a corretora está cadastrada nos principais órgãos reguladores, fique atento as taxas cobradas para investir em renda fixa.

 

Terceiro Passo- Você vai precisar de uma conta corrente para transferir dinheiro para corretora e também para resgatar. Nesse caso você deve avaliar se no seu banco cobra DOC ou TED por que é através dessas transferências que você vai colocar dinheiro na corretora.

Imagine que se você está começando a investir com pouco dinheiro deve economizar nessas tarifas bancárias para ter mais dinheiro para investir.