Mesada para os filhos;veja 5 repostas das principais perguntas desse assunto




mesada-para-os-filhos
fonte pixabay

O papo de hoje é mesada para os filhos.

Está cansada de ouvir seu filho pedir dinheiro a todo instante? Você já parou para pensar que dar mesada para os filhos pode te ajudar a acabar com esse estresse? Se você ainda não da mesada para seu filho porque tem muitas dúvidas.Não sabe a maneira correta de dar mesada .Tem muitas perguntas rondando sua cabeça neste momento? fica comigo até o final deste artigo .Vou responder as 5 principais perguntas que toda mãe faz a si própria quando pensam em dar mesada para os filhos.

  1. O que é mesada?




Mesada é um valor definido de comum acordo entre os pais e os filhos. Pode ser semanal chamada de semanada ou mensal chamada de mesada. Mesada é a forma de introduzir as crianças na educação financeira .Acredito que quanto mais cedo as crianças entrarem em contato com o dinheiro, mais cedo elas aprenderam a administra-lo.

  1. Para que serve a mesada?




O maior benefício de se dar mesada para os filhos é ensinar os filhos a valorizar o dinheiro bem como aprender a planejar, limitar gastos e poupar. De 3 a 5 anos= serve para compras guloseimas, figurinhas… De 6 a 10 anos= serve para comprar guloseimas, figurinhas, talvez revistinhas… De 11 a 14 anos =serve para as mesmas coisas mas acrescenta um lanche, um sorvete, passeio com os coleguinhas… De 15 aos 18 anos pode servir para comprar roupas, sapatos, cinema, enfim coisas que os adolescentes fazem…

  1. Quando começar a dar mesada para os filhos?

 

O ideal é começar a dar mesada de acordo com a maturidade da criança. É muito importante que a criança já tenha aprendido a somar e a diminuir, assim ela saberá o valor do que vai comprar. Isso acontece por volta dos 3 a 4 anos quando a criança começa na escolinha.

 

  1. Quanto dar de mesada para os filhos?

Essa questão é uma variável, pois a renda de uma família não é igual as demais famílias, o mesmo acontece no caso das prioridades no orçamento doméstico de cada família. O valor pode ser R$ 1,00 por cada ano de vida entre por semana.

idade 1 semana 2 semana 3 semana 4 semana Total do mês
3 3 3 3 3 12
4 4 4 4 4 16
5 5 5 5 5 20
6 6 6 6 6 24
7 7 7 7 7 28

Você também pode fazer um levantamento dos gastos do seu filho e dar o valor para ele. Também pode se basear no valor do abono salarial que as empresas pagam para os pais que tem filhos menores de 18 anos. Outra dica é da 1% do salário dos pais.

 

  1. É possível dar mesada mesmo ganhando pouco?

Se você já se fez essa pergunta é porque sabe os benefícios de dar mesada para os filhos. Sabe que é uma forma de começar a falar de dinheiro ao seu filho. Sim! É possível dar mesada ao seu filho mesmo ganhando pouco. O valor não é tão importante, mas o que ele pode aprender com o valor. A liberdade de escolha, a limitação de gastos e poupar dinheiro para conseguir algo que almeja.          Quando for calcular os gastos da criança muito cuidado para não confundir a obrigação dos pais com a mesada.

Deveres dos pais Mesada
Vestuário Guloseimas
Saúde Diversão
Educação Figurinhas

Uma conversa entre os pais e os filhos deve existir antes, durante e depois de dar a mesada. Os pais têm que deixar claro para os filhos quais são seus deveres que se não cumpridos terá como punição o corte da mesada.

 

Eu defendo a ideia de que é preciso punir caso a criança não cumpra com seus deveres. Mas não sou de acordo que as crianças recebam aumento na mesada para cumprir uma determinado tarefa que seja obrigação delas como tirar notas boas na escola ou arrumar a cama, guardar os brinquedos.   Assim como os pais tem a responsabilidades de pagar a mesada para os filhos os mesmos têm obrigações também.

Conclusão

A lição a ser tirada é que nada na vida vem de graça .Sempre há um preço a pagar.   Junto com a mesada deve haver uma orientação de como usá-lo. Tenha paciência pois a criança ainda estar aprendendo . Não tome a decisão por eles, pois da mesma maneira que você também errou algumas vezes quando teve que tomar decisões importantes em relação ao dinheiro, eles também precisam errar para aprender. Para aprender a andar de bicicleta é precisar cair muitas vezes .Aquele que não desiste após a queda aprende onde falhou e vai tentar não fazer de novo.

Observações para os pais;

Se você não tem disciplina em administrar o seu dinheiro ou se estar endividado no momento é bem provável que você não vai cumprir com o compromisso de dar  a mesada para seu filho. Nesse caso eu sugiro que nem comece.

 

 

Só comece algo que seja possível leva-lo para frente . Do contrário você estará ensinando ao seu filho a ser irresponsável quando se tornar adulto. É pelo exemplo que os filhos têm a tendência a seguir.Se seu exemplo for negativo provavelmente eles também terão experiências negativas com o dinheiro.

Não  fique aborrecido, mas a minha intensão é te mostrar que nunca é tarde para aprender educação financeira. Que você pode sim acabar com as dívidas e mostrar  que eu estava errada a seu respeito. E que você a partir desse momento  vai aprender a ser disciplinada e a ensinar seu filho a ser disciplinado também.

Quando isso acontecer ,volte aqui e diga que conseguiu se disciplinar e ensinar seu filho a se disciplinar também. Afinal de conta uma vida financeira mal resolvida pode trazer muitos problemas . Casamentos acabam por causa de dívidas. Pessoas matam por causa de problemas financeiros.Pessoas se suicidam por causa de problemas financeiros.

veja também:como planejar o futuro financeiro dos filhos

“Um centavo poupado é um centavo ganho.” Benjamin Franklin

MICILEIDE SOARES

Micileide soares fundadora do blog finanças real. Sonha em alcançar o sucesso e viver de blog

One thought to “Mesada para os filhos;veja 5 repostas das principais perguntas desse assunto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *