Semana 12, 13 e 14 do desafio das 52 semanas
Esse é o último artigo do desafio das 52 semanas de 2020 aqui no blog. Eu sei que muitos podem está pensando que eu desistir de fazer o desafio, mas eu não desisto.
O que aconteceu nas semanas anteriores é apenas um reflexo da realidade. Estava sendo muito puxado pra que eu postasse o vídeo do desafio toda semana e também o artigo.
Por isso, decidi continuar fazendo o vídeo a cada 15 dias ou 1 vez por mês. Espero que vocês compreendam e não desistam de fazer o desafio, não desista dos seus objetivos assim como eu também não vou desistir.
Quem está acompanhando o desafio sabe que todos os depósitos estão agendados até a 14 semana.Assista o vídeo para ver todos os meus depósitos.
E se você não acompanhou os outros vídeos, você pode acessar a descrição do vídeo lá no canal e assistir a playlist completa.
Agora que você já viu os meus depósitos me conta aqui nos comentários se você está firme e forte até essa etapa do desafio.
Até agora tem sido fácil cumprir o desafio, mas eu tenho lutado para entender o que é essencial e o que é desnecessário, me afastando ainda mais dos meus objetivos.
O que dificulta nessa hora é que a necessidade e o desejo é confundido, e as perspectivas de uma vida equilibrada financeiramente nem sempre é possível.
Eu poderia dizer aqui o que é necessidade e o que é desejo, mas acontece que, isso é relativo, o que para me não é necessário, para você pode ser indispensável.
Relacionado: 10 gastos desnecessário que você deveria evitar
Não vou te convencer que comprar bilhetes de loteria é algo desnecessário, você já é adulto suficiente para fazer suas próprias escolhas. A ideia é fazer você pensar antes de comprar qualquer coisa e que você entenda a importância de ter prioridades.
O primo rico fala no seu livro algo que merece nossa reflexão:
“ o essencial nem sempre é essencial”
Preciso disso ou quero isso?
Todos nós precisamos de um lugar para morar e que tenha um mínimo de conforto. Quando você escolhe um apartamento enorme com quartos que nunca usa, sua escolha pode ter sido baseada em “querer” .
E tudo bem se sua escolha foi pensando em deixar como herança para seus herdeiros ou se isso não teve impacto na sua vida financeira.
No entanto, quando você escolhe fazer financiamento ou empréstimos que leva embora todos os meses uma parte considerável do seu orçamento, você ainda pode ter seu apartamento, mas considere uma casa menor que não te faça viver 30 anos apenas para pagar essa casa.
Veja também – Meus 30 hábitos para economizar dinheiro
Outro bem em que devemos pensar se é um desejo ou uma necessidade é o carro próprio.
Será mesmo que você precisa de um carro esportivo que te leva para grandes aventuras selvagens , se tudo o que você faz é dirigir até o supermercado? Quantas vezes você precisa de um carro para ir ao trabalho, passear…?
Se você usa a desculpa de que não sai por que não tem carro, será que quando possuir carro vai ter dinheiro para manter o carro e os custos das viagens e passeios?
Reflita sobre isso!