Você é empreendedor iniciante? Saiba quais são os erros mais comuns dos empreendedores para você não cometer

erros-mais-comuns-dos-empreendedoresVocê está começando a montar seu próprio negócio?

Você é empreendedor a pouco tempo?

Você acha que está fazendo tudo certo?

Então veja esse post sobre  erros comuns dos empreendedores iniciantes e saiba se você comete algum e como consertar esse erro e ser um empreendedor de sucesso.

 

Todo empreendedor começa um novo negócio ou o primeiro negócio cheio de expectativas e empolgação e o que nenhum empreendedor deseja é falhar e ir a falência antes mesmo de começar, você não concorda comigo?

 

Errar é humano, aprender com os erros é muito bom , mas aprender com os erros dos outros é melhor ainda.

Se você quer saber quem sou eu para mostrar os erros dos empreendedores eu vou te contar. Sou uma empreendedora iniciante no empreendedorismo digital e antes trabalhei como operadora de caixa de um Mercado de alimentação, vi os patrões fazendo algumas coisas que depois percebi que tinha sido os motivos pelos quais tinham levados-os a falência.

 

É muito mais fácil enxergar os erros quando se está de fora, então sabendo o que tinha ocasionado a falência agora que sou empreendedora não vou cometer o mesmo erro que meu antigo patrão.

Falta de planejamento




Antes de começar qualquer atividade, o empreendedor deve elaborar um plano de negócio. É por meio do plano de negócios que você vai definir as ações por exemplo se for um negócio de vendas você deve definir quanto você tem para investir , quantas vendas são necessárias para pagar as contas da empresa como água , luz, aluguel…Quanto você pretende ganhar,onde vai divulgar…O que fazer em casos de emergências.

Não pensar como empreendedor

Vou citar um exemplo:

Você começa a vender cosméticos mas como é iniciante e quer vender então você vende para seus amigos pelo preço de custo , aí seu amigos te passa para trás e você não tem coragem de cobrar por que é seu amigo e você não quer perder o amigo.

 

Vender só por vender para que? Se você quer fazer isso então embrulhe no papel e mande pra seu amigo que é melhor para sua consciência. Você já começou perdendo o produto por ter vendido pelo preço de custo então não precisa cobra mesmo de qualquer forma é você que vai pagar a conta mesmo.




Todo negócio tem conta para pagar, e se você não receber dinheiro como vai fazer para comprar novos produtos?Você precisa pensar como empreendedor!

 

Misturar contas pessoais com contas da empresa

Pense no erro da desorganização!

Muitos vivem mergulhados em completa e absoluta desorganização financeira.

Esses empreendedores acham que o caixa da empresa é caixa eletrônico que pode sacar dinheiro na hora que bem desejar.

 

O pior desse erro é quando o empreendedor acha que tá fazendo o certo e quando alguém tenta lhe abrir os olhos logo fala:

-Você está quebrando marimba! (que dizer aqui no meu ceará que esta pessoa está falando algo errado.

-Você está falando besteira!

-Você está falando asneira!

-Você não sabe de nada o negócio é meu , eu faço o que eu quiser!

 

Pronto! Acho que vocês já entenderam né?

 

Gestão financeira tem que ser prioridade. Se você não entende de finanças você tem outros caminhos a seguir;

  • Contratar um profissional se você tiver dinheiro
  • Fazer um curso online para aprender
  • Procurar informações gratuitas na internet para quem não tem dinheiro.
  • Ou ainda você pode encher a paciência do seu marido para ele cuidar dessa parte

Achar que sabe de tudo

Administrar um negócio tem tudo a ver com aprendizado e conhecimento. Cada negócio tem suas particularidades e se você achar que sabe de tudo não vai querer aprender mais e é por isso que seus clientes vão migrar para seu concorrente por ele está aprendendo técnicas para melhorar o atendimento aos clientes. Todo mundo gosta de ser bem tratado mas você só faz o mesmo que todos os outros.

 

Falta de foco

Muitos empreendedores acham que quanto mais produtos tiver mais vão conseguir vender, mas a verdade é que isso não é verdade.

 

Você não precisa de muitos produtos. Em muitos negócio você só precisa de um  e focar na divulgação e em como vender.

 

A falta de foco pode ser também em querer realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Não adianta você não vai conseguir, duvido!

Faça uma tarefa de cada vez. Se você trabalha com alimentação, se você faz e vende você precisa primeiro preparar a comida sem se preocupar com outras coisa , pois pode acontecer de colocar algum tempero. Então prepare a comida e somente depois comece a vender.

Achar que investir em conhecimento é desperdício de dinheiro

Esse é um erro muito comum entre os empreendedores iniciantes e os empreendedores que fracassam.

Adquirir conhecimento e treinamentos é um investimento de fundamental importância para o crescimento de qualquer empreendedor.

Quando se está empreendendo a muito tempo a rotina pode se tornar cansativo e muitas vezes impede do empreendedor ter novas idéias.

 

Conclusão

Espero que vocês tenham gostado do artigo e deixe seu comentário dizendo qual desses erros você comete e se você conhece algum outro erro.

 

Boa sorte nos negócios e outra coisa importante que você deve saber é que você precisa divulgar o seu negócio e se você tem dinheiro não economize nessa parte pois é de fundamental importância para seu negócio ter lucro.

Veja também;

Ideias para empreender com pouco dinheiro

Baixe o e-book grátis com muitas dicas para economizar na sua casa